segunda-feira, 30 de junho de 2008

Entrevista com o além ( Com espírito Cornélio Pires)



AFONSO MOREIRA JR.



Alceu Costa Filho (1944-2004), responsável pela psicografia dos livros “O tempo de cada um”, “Ao entardecer de uma existência” e “Histórias divertidas do Vô Simplício” de autoria do Espírito Cornélio Pires, foi o intermediário desta original entrevista, realizada no ano de 2002.


Psicografada em sessão realizada no Cenáculo Espírita Fraternidade, em Belo Horizonte, Minas Gerais, nela Cornélio Pires (1884-1958) manifestou-se com o mesmo bom humor dos tempos de encarnado. Reconhecido pelo seu talento, respeitado pelos críticos da época – entre eles Sylvio Romero – Cornélio identificou-se com a Doutrina Espírita quando sentiu de perto a autenticidade das manifestações mediúnicas, durante suas viagens pelo interior do estado de São Paulo.


Como foi sua passagem para o mundo espiritual?

Nasci como Cornélio “Pires”

Buscando ser um homem de fato

Voltei para a pátria de origem

Sem poder assinar Cornélio “Prato”.


Quem encontrou do lado de lá?

Encontrei muitos amigos

Preferencialmente os credores

Todos esperando sua vez

De beneficiar-se de meus favores.


Em que local da espiritualidade se encontra hoje?

Neste grande universo de Deus

Não tenho endereço confirmado

Mas garanto aos amigos

Bem escutar quando sou chamado.


Gostaríamos de ouvi-lo sobre seu trabalho no cinema.

Cinema, como sonho de muitos

Deste “Brasil Pitoresco de Norte a Sul”

Não era meu maior compromisso

Nas terras do Cruzeiro do Sul


Nem “O Sacy” foi tão bom assim“

Conversa firme” e “Retratos da vida

”“Coisas deste mundo” e “Baú de casos”

Tiveram melhor sucesso,

sem exigir tanta lida.


Qual o segredo do seu grande sucesso como humorista?

Não existe segredo algum

Com as contas a pagar

Aquele que muitos fez sofrer

Só lhe resta uma saída, alegrar.


O Teatro Ambulante Gratuito Cornélio Pires percorreu o Brasil. Como foi possível mantê-lo sem cobrar ingressos?

O Brasil não é assim tão pequeno

Que pudéssemos todo percorrê-lo

Quem, com fé, tenta construir um sonho

Sempre encontra meios de fazê-lo.


Seu humor foi sempre considerado sadio, sem apelações para a vulgaridade. Qual é sua opinião sobre o humorismo de hoje?

Se meu humor foi considerado sadio

Sem apelos a vulgaridade

É porque não o fazia só por prazer

Mas muito mais pela necessidade.


Jornalismo, literatura, poesia e humorismo. Onde viveu sua maior alegria?

Jornalismo, literatura, poesia e humorismo

Foram ferramentas que Deus me ofereceu

Para me beneficiar da alegria de servir

Alegrando adultos, crianças, rico e plebeu.


E sua maior tristeza, sua grande decepção?

A minha maior tristeza

É não ter levado mais amorA

os muitos corações tristes

Em aprendizado pela dor


A minha grande decepção

Foi quando constatei

Ao findar minha existência

O quão pouco realizei.


Sente saudade dos palcos, das apresentações e dos aplausos?

O amigo me perdoe a franqueza

Mas saudades não tenho não

Pois me lembra Jesus Cristo:

Junto ao tesouro, está o coração


Minha profissão, como as demais

Foi uma oportunidade de redenção

Se me satisfizesse com os aplausos

Já teria recebido meu quinhão.


E saudade das redações dos jornais? O Estado de S. Paulo progrediu muito... Já esteve lá nos últimos tempos?

Dar a César o que é de César

A Deus o que é de Deus

Todos têm seus problemas

Eu também tenho os meus.


No mundo espiritual existem também as confrarias dos poetas, dos jornalistas e dos humoristas?Confrarias de todos os afins

Atraídos pelo que sente o coração

Alguns sintonizados pelo amor

Outros pela ausência do perdão.


Como foi seu encontro espiritual com o médium Alceu Costa Filho?

Levei um susto bem grande

Quando descobri no passado

Que junto ao médium de hoje

Eu estava tão compromissado.


Seu trabalho literário com o médium Alceu vai continuar?

Muita coisa ainda a ser feita

Para minhas contas resgatar

Se Deus assim o permitir

Espero muito ainda realizar.


Sua atividade como editor foi gratificante?

Todo e qualquer trabalho

Realizado com amor

É retorno gratificante

Para o seu executor.


Sua vivência entre nós alcançou duas grandes guerras. Qual é a sua impressão sobre o momento que estamos passando na Terra?

A impressão ainda é das melhores

Afinal, já estamos em dois mil e dois

Como sempre, todos fazendo sua parte

Conscientes ou não, do que vem depois.


No mundo espiritual qual é a importância do humorismo?

Tanto aqui como na Terra

Fala-se o que vai no coração

Temos humoristas frente à dor

Como no exercício do perdão.


Nosso querido Chico Xavier retornou ao mundo espiritual. Os espíritos que se comunicavam por seu intermédio continuarão se manifestando?

Existem compromissos e compromissos

Aquele que deve, compromissado deve estar

Quem sou eu, esse pequeno Cornélio

Para neste assunto atrever opinar.


É possível adiantar alguma informação sobre a presença de Chico Xavier no mundo espiritual? Já esteve com ele?

Chegar aqui ele chegou

Posso lhe garantir a informação

O universo é muito grande

E todos têm muita obrigação


É certo que a oportunidade virá logo

Para este amigo poder abraçar

Hoje, deve estar ele muito ocupado

Com novas tarefas a programar.

0 comentários:

Postar um comentário