segunda-feira, 23 de junho de 2008

Noite de São João


(Reynollds Augusto)


“Olha pro céu meu amor, veja como ele está lindo...”


O mês de junho tem cheiro de festa no ar... Itaporanga e região nessa época fica com aquele friozinho gostoso e os seus filhos a visitam sem receio. É a oportunidade de rever os amigos, de abraçar os familiares e de dar-lhes um beijo. Itaporanga é a pérola que não perde o seu valor e os seus filhos ausentes, mas presentes, sabem de tudo isso.


Agora me veio à mente a lembrança do inesquecível CHICO GUIMARÃES. Caboclo forte e pai de família exemplar. Costumava sempre colocar uma melodia em sua vitrola que estava relacionada com o momento. No São João e São Pedro as famosas músicas do imortal Luiz Gonzaga, Sivuca. Marinês. Etc. Era a sua festa própria que encantava a todos. Na época de Natal, as músicas natalinas que todos conhecem. Me lembro bem no dia em que o seu filho DAMIÃO GUIMARÁES, amigo de infância que tenho muito apreço, passou no vestibular. O dia todinho a vitrola “cantava”: “Papai...mamãe... que alegria nem é bom falar... ah...ah..ah...ah .. passei no vestibular...” Saudades do “véi’. Mas sei que o reverei.


São momentos... A vida é feita de momentos e os momentos devem ser respeitados e aproveitados. Ela é bela demais e não devemos deixar que chegue o seu termo final ( aparentemente) e não nos apercebamos dos seus detalhes. As pequenas coisas é que fazem a diferença.


Nada mais mágico do que acordar 5:00 horas da manhã e sair por aí na rainha do vale sentindo aquela brisa gostosa do mês de junho em companhia do meu cachorro Boomer. “Pé duro de raça”.( ah,ah,ah) e se deliciar com a magia do por do sol, ao lado do Cristo Rei do nosso inesquecível Padre Zé. A vista daqui do colégio Padre Diniz é coisa prá cinema. O leitor precisa um dia experimentar.

“Que sol bonito e tão belo

Amarelo que brilha com fulgor

A natureza cantante e alegre Diz:

Acorda Itaporanga! Acorda!

Vem viver esse esplendor...”


O Espírito reencarnante tem muito relação com a terra e com seus familiares. Não é a toa que nascemos em Itaporanga , nessa Terra que para nos é a melhor do orbe. Não é por acaso que meu pai, é meu pai; minha mãe é minha mãe; meus filhos são meus filhos e etc..Minha terra é minha terra. Todos são espíritos afins e Deus permite que reencarnemos conjuntamente para progredirmos. Mas há aquele que reencarnam para se ajustarem e muitas vezes surge famílias desequilibradas pois não conseguiram realizar o compromisso.


Mas né disso que quero falar...


Quero falar da beleza desse momento. Hoje estamos preparando o “arraia” dos vizinhos e vamos fazer quadrilha da parte de cima da 13 de maio. Mas a melhor mesmo sempre foi a quadrilha da parte de baixo. Precisamente em frente a da casa de Zeucles.. É UMA FESTA!...


Os filhos queridos já ensaiaram o passo para logo mais á noite. Esse ano a fogueira será mínima e comunitária, pois não temos o direito de contribuir para o sofrimento do planeta. A canjica, o milho e o queijo já estão prontos para logo mais. É uma expectativa.


Não tenho apenas a ótica da crítica que em muitos casos é importante para despertar, mas tenho a ótica do momento e é preciso aproveitar mais um São João para reunir a família e os amigos à confraternização. A vida material é um cometa e os momentos precisam eternizarem-se na memória e no éter e somos nós que fazemos isso acontecer. Precisamos despertar para essa magia do reencontro, da confraternização ... do recomeço. Estamos na contagem regressiva e não podemos perder tempo.Somos espíritos imortais mas esse momento atual não volta mais. Temos que ser espertos e realmente escolher na vida o que realmente tem valor e não valorar o que absolutamente não tem.


Precisamos, por exemplo, expressar sentimentos de afeto aos nossos familiares. Diga a eles que os ama. Não importam que eles já saibam. Diga assim mesmo.Faz quanto tempo que você disse ao seu filho que o ama.? Anhhhhhhhh! Isso tudo? Faça agora mesmo. Ele como você está passando. E a esposa; e a companheira?


Faz quanto tempo que você não vem à nossa terrinha para visita-la e se recompor interiormente? Muito! Então venha. Dê-se a oportunidade e se delicie com os detalhes dessa terra mágica. Tem muita coisa boa ainda que você não conhece! Venha! Você também está passando...


“Olhe pro céu meu amor...


“PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário