quinta-feira, 19 de junho de 2008

O Lava Pés

.
João Dehon Fonseca

Ontem dia, 18 de Junho, passei o dia todo em Itaporanga fazendo alguns trabalhos da minha área e aproveitei para dar uma conversada com meus conterrâneos e porque não dizer irmãos.

Ir a Itaporanga e não discutir com Nena Bernardino é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa e claro que discutir. Falamos a respeito dos homens mais ricos da Paraíba e de quem mais paga imposto, claro que foi uma discussão salutar. Estive com Maneco que é um autodidata de primeira linha e analisa como ninguém a política e os políticos de Itaporanga. Bati um papo com Gal esposa do meu amigo Ervam, conversei com Nosman, com Gilvan Paulo, com Maria da SAELPA, com o Dr. Luís Celestino, João de Dalvinha, comprei uns queijos de Coalho. Sim já ia me esquecendo estive com Aldibergue Alves e também com Aldnete, além de ter dado uma carona a Louro Pé de Galo e um abraço no meu compadre Geraldo Sertão, em fim, o dia foi pequeno.

Um desses bate papos um dos amigos me pediu que quando eu fizesse o próximo artigo com base nas coisa da Bíblia, que fosse sobre o LAVA PÉS. Este ato instituído por Cristo antes da grande Ceia, na minha visão, Cristo ali já quis passar para a humanidade que ela tem que ser humilde.

O principal objetivo do Lava Pés que deveria ser uma obrigação de todos que seguem Cristo, é levar a humanidade a refletir, a fazer um exame de consciência do seu próprio coração, buscar as raízes das traições, imaginar porque o homem tem que ter defeito de caráter, buscar corrigir os mal-entendidos com as pessoas que muitas vezes nos são caríssimas, mas acima de qualquer coisa o LAVA PÉS é uma lição de humildade, igualdade e do verdadeiro amor FRATERNO, aquele amor que por nem um interesse desse mundo agente deixa.

Esta ordenança é uma espécie de preparação onde Jesus Cristo procurou ensinar como seria o seu reino, ensinando isto, o Mestre quis dizer que ninguém pode querer tudo pra si, esquecer o próximo, abandonar os amigos, esquecer seus verdadeiros princípios para ir atrás da projeção, da avareza, da covardia e do orgulho.

A covardia seria uma desinteligência e ao mesmo tempo uma luta por superioridade, para nutrir os sentimentos de projeção e avareza e dessa forma o coração não pode entrar em associação com Cristo, no entanto o homem entra em sintonia com os seus mais arraigados sentimentos de Poder, chegando a pensar que é o Deus de todas as coisas. Quem assim faz. não está preparado para nada na vida, mesmo porque é incapaz de receber a Hóstia Santa que é o corpo do Senhor e também o Seu sangue. Aquela Hóstia que João dizia: “....e Verbo se fez carne e habitou entre nós...” e o mesmo João Falou: “...eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo...”, frase esta que fez Tiago mostrar a Pedro que havia um messias e assim Pedro foi se ter com Cristo, que o chamou de pescador de homens e instituiu sua Igreja em cima daquela pedra.

“O Lava Pés foi um ato em que Jesus indicou que se observasse primeiramente a comemoração de Sua humilhação.” (DTN, pág. 650)

Sendo o Rei de todas as coisas porque Jesus fez questão de se curvar diante dos seus súditos? Ele fez aquilo para mostrar que devemos ser amigos dos amigos, irmãos dos irmãos. Que na hora da necessidade, nas horas difíceis, nas horas de decisões, o chefe pode estar ao lado do seu inferior, sem precisar deixar de ser chefe. Jesus quis mostrar que quando ele chamou Pedro de pescador de homens, ele viu naquele cara singular uma riqueza de sentimentos e agora,o chama de Pedra e sobre esta pedra instituiu o que ele queria deixar para outros homens aprenderem, a Sua Igreja.

A Bíblia Comentada volume 5, pagina 1.139, mostra que a ordenança do lava-pés ilustra, de modo mais convincente, a necessidade da verdadeira humildade. “Enquanto os discípulos contendiam entre si pelo lugar mais elevado no reino prometido, Cristo cingiu-Se e executou o trabalho de um servo, lavando os pés daqueles que O chamavam de Senhor.” (SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 1.139)

Finalmente fica uma pergunta no ar: Qual a importância do Lava Pés para os dias de hoje?

Todos nós seres humanos somos passiveis de erros e assim sendo um amigo pode errar diante do outro sim, mas é necessário que aquele que cometeu a covardia, a falha, um o erro, volte-se para o Senhor, confesse sua falta de caráter, para que Deus veja seu arrependimento, isto tem um nome CONFISSÃO.

Quando o homem usa a Confissão como um veículo para que ele se congregue com Deus, ele está procurando acertar, corrigir o erro. Quando você chega perto de um irmão e diz para ele que está arrependido pelo que fez, só está praticando o objetivo principal do LAVA PÉS ou seja você está querendo lavar os pés daquele acima do qual praticou uma injustiça.

‘Tenho eu alguma coisa em meu coração que me separe deste irmão? Teria eu dito ou falado alguma coisa que pudesse nos indispor um contra o outro?’ Se esse for o caso, removei o problema confessando com sinceridade o vosso pecado. Assim, um coração se ligará a outro, e a bênção de Deus se manifestará.” (MANUSCRITOS 102, 1904).

Meu amigo, que estava ontem na calçada da loja de Lucileide Almeida, não sei se era isso que você queria, mas esse é o meu pensamento e até acho, como Sócio da Canção Nova que sou e como membro ativo da Obra Nova que os homens de hoje, as autoridades de hoje, os políticos de hoje deveriam fazer a reengenharia de suas vidas pensando no ato do LAVA PÉS.
.

2 comentários:

Eita Baixinho arretado!
Acho que dessas escritas que já li de João Dehon, esta do Lava Pés, foi muito forte e mostra a capacidade que ele tem. Escrever, não é para todo mundo, já disse aqui algumas vezes que gostaria de ter o dom de Jesus Fonseca, de João Dehon, de Paulo Conserva, de Rainério, de Cleonice Lemos que não conheço, mas ja lí uma cronica dela, de tantos outros.
Esse Lava Pés, interpretado por João Dehon, ele lava qualquer alma.

Meus amigos!
Acabo de ler uma peça, uma verdadeira obra de arte em cima do LAVA PÉS.
Minha mãe dizia que os filhos do Finado Totinha foram pessoas escolhidas para mostrar que inteligencia não depende de dinheiro e que pobreza nunca foi defeito, porque tanto Finado Totinha como Dona Dazinha eram pessoas humildes e conseguiram formar todos seus filhos.
Parabéns Joao Dehon! Um dia eu ouvi um irmão seu dizendo que voce é o mais inteligente de sua casa e essa simples lição que voce trás para este blog mostra que realmente voce sabe escrever. Parabéns cara, parabéns mesmo, quem sabe seu eu não aproveito seu artigo para fazer uma das minhas comparações

Postar um comentário