sexta-feira, 20 de junho de 2008

Onde está a verdade?



(Reynollds Augusto)


Todos vivemos em busca da verdade e é ela o objetivo maior de todos nós ( espíritos encarnados) que nos encontramos em franco processo de evolução.
A verdade sempre intrigou o ser humano e ela vem sendo buscada desde os mais remotos tempos. Nessa procura e necessidade íntima, sempre nos deparamos com as pseudo-verdades que é o resultado inconseqüente de pessoas que têm um ótica destorcida do existir. São os adormecidos do caminho. “olham, mas não vêm; escutam, mas não ouvem”. No dizer de Jesus. É o resultado de nosso atraso espiritual.
Muitos filósofos e intelectuais gastaram e gastam muito tempo de suas vidas em busca de uma cabal definição da verdade.Não há uma definição precisa pois a nossa verdade é sempre o resultado de nossos interesses. E nem sempre o que se vê é o que se é , mas quase sempre o que se é é o que se vê. Gostou do trocadilho? Interessante. Veio agora à mente. Podemos reflexionar...mas pode não ser verdade.
Como ia dizendo cada um enxerga a verdade sempre em conformidade com a sua visão particular, conforme sua conveniências ou interesses e é por isso que a verdade não é universal e por conseqüência não é a mesma para cada um e todos pensam tê-la como sua propriedade ,ou seja, cada qual tem a sua verdade.
Existem muitos cegos no caminho e JESUS, o mestre dos mestres, já asseverara que cego que conduz cego, ambos cairão no fosse. Quem dos leitores conhecem a história “Os cegos e o Elefante”. Não conhecem? Pois bem , vou lhes contar:
Cinco cegos foram colocados ao redor de um elefante a fim de que cada um deles desse a sua própria versão do paquiderme.Para o cego colocado junto á perna do elefante, o animal era uma robusta coluna. O cego que se posicionou em sua lateral , declarou ser o mesmo uma muralha. “O elefante é uma cobra gigante” , definiu o cego apalpando sua tromba.”Nada disso , todos vocês estão errados, gritou cego que segurava a cauda, o elefante nada mais é que uma corsa!”. E , finalmente, para o cego que examinou as presas, o elefante era um par de aguçadas lanças...”
Cada homem deu sua própria , mas incompleta definição,pois cada cego teve nas mãos uma parte do animal e não percebera o conjunto. É mais ou menos isso que acontece conosco. Geralmente aceitamos a parte pelo todo E PRINCIPALMENTE QUANDO LHE CABE DEFENDER A PRÓPRIA PARTE.
Aprendi com a Doutrina Espírita - que antes de conhece-la a tratava como “coisa do demo”, porque não a conhecia e levava em consideração a verdade de uma religião que acreditava ser a detentora da verdade- que a verdade completa so é partilhada por espíritos de ordem muito elevada, como JESUS por exemplo e que a humanidade não poderia jamais ter a pretensão de conhece-la ,pois não lhe foi dado saber tudo, conhecer todas as coisas.
O Espírito André Luiz- ótimo autor e todos precisam conhecer a sua literatura – já dizia que “ A existência humana apresenta em sua grande maioria vasos frágeis que não podem ainda conter a verdade. É preciso em primeiro lugar fortalecer os vasos humanos e sem isenção de ânimos procura-la. Afinal, Jesus disse que Deus está em cada um de Nós.
O fato é que como diz meu amigo Damião , a verdade incomoda. Kardec perguntou – em O LIVRO DOS ESPÍRITOS- onde está a verdade? E eles responderam na consciência de cada criatura. Mas o fato é que nem todos desenvolveram a consciência ainda. A consciência é um juiz íntegro ,mas desagradável.
Vou dizer-lhe uma verdade. Que não é apenas a minha verdade. A Doutrina Espírita veio para promover a união a e fraternidade e para esclarecer que na Terra nada, nem ninguém é detentor da VERDADE absoluta. Só Deus a possui.
O mais infamante julgamento de toda história deu-se quando a multidão absolveu o sanguinário criminoso Barrabás para em seu lugar , ser condenado o Cordeiro de Deus. Nesse momento Pôncio Pilatos, que hoje deve ter se arrependido da besteira que fez,governador da Judéia e o juiz do iníquo tribunal , perguntou a Jesus: O QUE É A VERDADE?
Jesus deu a resposta decisiva que por todo o tempo sempre definirá a verdade: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.


E AGORA; O que é a verdade? Quem se habilita?

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA...

1 comentários:

Eu não sou uma "expert" para defender a verdade que é a Palavra de Deus e o Cristianismo, mas, uma coisa eu sei, havia um homem em nosso bairro, que dominado pelo vício da bebida, vivia caído nas sarjetas da cidade. Este homem encontrou-se com Jesus Cristo e sua vida foi completamente mudada. Há alguns anos passados, nos mostrou com alegria, a sua última aquisição um aparelho de dvd e sua casinha, construída com tanto carinho, por ele próprio. Sua vida foi resgatada da destruição. Ele é um exemplo vivo de que Jesus Cristo não é fantasia ou invenção de mentes doentias. Jesus é real. Só ELE é averdade! Transformou a vida deste irmão e tem transformado a minha. E temos também o testemunho poderoso da Palavra de Deus a respeito de Cristo, que se fez carne e habitou entre nós... Esta verdade ninguém jamais poderá mudar, pois, como homens mortais, querem explicar o imortal? Bom, é a minha opnião! Deus te abençoe!

Postar um comentário