segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Direito de Deus




O Direito de Deus

( Reynollds Augusto)


Eu por vezes fico surpreso com a maioria dos operadores do Direito, que procuram aplicar a norma pura e sistematizada e não se dão conta de que esse mesmo direito posto, resultado de um longo processo social e produto da cultura, provém de um direito anterior que regula todas as nossas vidas.

Não há dúvidas que o nosso direito ainda é capenga, pois somos uma sociedade ainda capenga e limitada. Mas esse fenômeno é temporário e necessário, pois o Direito, sem dúvidas nenhuma, evolui com o tempo, pois nós somos espíritos em franco processo de evolução e quando mais adquirirmos maturidade, mais o nosso Direito fica justo, respondendo aos anseios do povo.

Sou da opinião que todo ser deveria ter em seu quarto, para fazer uma leitura antes de dormir, uma obra de grande valor espiritual que faz que possamos observar a vida diferentemente. Afinal uma leitura a mais não faz mal a ninguém. Estou falando de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, a primeira obra do pentateuco espírita. Nessa obra, Kardec pergunta aos Espíritos iluminados onde está escrita a lei de Deus e eles respondem que é na consciência de cada criatura. Interessante que não é em nenhum livro dito sagrado e sim na consciência. É lá onde se está depositada todas as provas a nosso favor ou contra e que servem de base para que a vida imponha a todos nós o que precisamos para evoluir. Foi por isso que Jesus, o espírito mais iluminado que “desceu” à Terra afirmou que “a cada um segundo as suas obras”. Quer dizer que a vida cobra de nós tudo que fazemos e como todos estão envoltos dessa jurisdição implacável, mas justa e os nossos fracassos, as nossas dores, as nossas alegrias e as nossas vitórias... Cabem certinhos no nosso merecimento e é por isso que temos a vida que merecemos, pois senão, Deus seria injusto.

O desperto procura entender o que a vida quer dele e muda de direção; o revoltado culpa Deus de tudo e diz que ele não é justo, obliterando a situação. De uma forma ou de outra somos impulsionados à evolução e somos direcionados à realização daquele princípio ditado por Jesus: ”nenhuma só das ovelhas do meu pai se perderá,. ou seja, não adianta ser ruim, ser mal, ser desonesto, ser egoísta, ser hipócrita... Tudo isso será por pouco tempo, pois o Direito de Deus nos alcançará e no tempo certo teremos que prestar conta de tudo que fizermos. É por isso que muita gente sofre e parece não existir uma causa aparente, mas é o efeito de comportamentos equivocados do passado – nesta ou noutra existência- que se reflete no presente. “Não saírás daí enquanto não pagares o último ceitil”, disse Jesus. Então é justo que sejamos “punidos” pelo mal que praticamos até nos libertarmos e seguirmos a estrada que leva ao equilíbrio, que leva à felicidade plena que não pode ser conquistada, ainda, no planeta terra.

Sabemos que o Direito natural é a idéia abstrata do direito, o ordenamento ideal que corresponde a uma justiça superior, que os homens pouco a pouco e por força da evolução dos espíritos que habitam a Terra vão se aproximando. O nosso direito objetivo ainda não reflete justiça da verdade plena, mas é com ele que podemos contar neste momento e que está alcançando uma evolução eficaz, paulatinamente.Mas estamos a caminho e no tempo certo essa justiça ideal que perseguimos será alcançada, pois Deus não está cochilando e tem controle bastante sobre a vida que é obra sua, sabendo que tudo o que se passa na humanidade são conjunturas e que a Terra será a morada dos bons e dos justos no tempo certo “Os bons herdarão a Terra”( Jesus).

Tem muito espírito desencarnando (morrendo) e não terá mais oportunidade de voltar à Terra, pois só voltarão os espíritos compromissados com o bem, pois o nosso orbe passará da condição de “provas e expiação” para o de “regeneração”.

Não se engane, Deus tem o controle absoluto na vida, do planeta, das situações. Somos encaminhados paulatinamente ao encontro da felicidade plena, mais cedo ou mais tarde, pelo amor ou pela dor, sofrendo ou não. Tudo é uma questão de maturidade espiritual e do uso acertado do Livre arbítrio.

Siga em frente e seja bom e justo, como disse o grande pensador grego Sócrates.


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário