quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Após 30 anos de sua morte, John Lennon permanece vivo na memória dos fãs

Depois de seu assassinato, na noite de 8 de dezembro de 1980, em Nova York, John Lennon se tornou lenda e símbolo de uma época, que continua sendo tema de livros e filmes aos 30 anos de sua morte.
John Lenon foi cantor, compositor, músico, escritor e ativista pela paz.John Lenon foi cantor, compositor, músico, escritor e ativista pela paz.
O cantor, compositor, músico e escritor ganhou notoriedade mundial como fundador do grupo de rock britânico The Beatles. John Lennon formou com James Paul McCartney o que seria uma das mais famosas duplas de compositores de todos os tempos, a dupla Lennon/McCartney.

O ex-Beatle se tornou ativista em favor da paz britânica. Durante a década de 1970, John e Yoko Ono, artista plástica japonesa com quem se casou pela segunda vez, se envolveram em vários eventos políticos, como promoção à paz, pelos direitos das mulheres e trabalhadores e também exigindo o fim da Guerra do Vietnã.

John foi baleado pelas costas em frente ao edifício Dakota, situado no bairro residencial onde vivia, no Central Park. O assassino, Mark Chapman, um jovem instável na época com 25 anos, admitiu a autoria do homicídio e disse que fez o que fez para chamar atenção. Condenado à prisão perpétua, cumpre pena na prisão de Attica, ao norte de Nova York. Ele teve a liberdade condicional negada seis vezes, a última delas em setembro passado.

A viúva se opõe à libertação do assassino do seu marido por temer por sua própria segurança e pela do filho, Sean Lennon, hoje com 35 anos.

A cada ano, os fãs do líder dos 'Fab Four' se concentram nos dias 9 de outubro e 8 de dezembro em uma área do Central Park batizada de "Strawberry Fields", em alusão ao título de uma canção dos Beatles. Um mosaico no chão traz a inscrição "Imagine", uma das músicas mais famosas compostas por Lennon em 1971, após o rompimento dos "quatro jovens de Liverpool".

No ano passado, Yoko Ono organizou uma exposição sobre os anos de John Lennon em Nova York, e a viúva mantém ativo o site www.johnlennon.com.

No fim de novembro, a TV americana exibiu "LENNONYC", dirigido por Michael Epstein, que relata a vida nova-iorquina do autor de "Working Class Hero".

Por outro lado, a primeira biografia filmada sobre o mais famoso dos Beatles, "O Garoto de Liverpool", obra de Sam Taylor-Wood, estreou em outubro passado nos Estados Unidos, coincidindo com os 70 anos de nascimento do músico.

O culto ao artista chega até as casas de leilões: o manuscrito de "A Day in the Life", uma das canções mais famosas dos Beatles, foi arrematado em junho passado por 1,2 milhão de dólares, mais que o dobro do previsto.

Se estivesse vivo John Lennon teria completado 70 em 9 de outubro passado.

É difícil selecionar algumas músicas entre as tantas composições dos Beatles, mas destaca-se como grandes sucessos: Yesterday, Yellow Submarine, Help!, Imagine, Lucy In The Sky With Diamonds e Hey Jude.

0 comentários:

Postar um comentário