sábado, 4 de dezembro de 2010

Itaporanga lamenta morte de mais uma criança

A morte do menino levanta um grave problema nosso de cada dia: apesar do Vale ter mais de 36 mil crianças, a região não tem um único leito pediátrico...



Passados apenas 11 dias da morte, supostamente por problema cardíaco, do menino Renan Florêncio, de apenas 9 anos, dentro de uma piscina do BNB Clube local, Itaporanga foi surpreendida pelo falecimento de mais uma criança: Wellington Figueiredo Leite (foto), de 11 anos, perdeu a vida em um leito do hospital infantil de Patos, no final da manhã da quinta-feira, 2 de dezembro, para onde foi levado na véspera.

A criança faleceu, segundo o atestado de óbito, em razão de edema pulmonar e cardiopatia. O menino, aparentemente, era sadio, conforme apurou a Folha, mas na quarta-feira, 01, adoeceu gravemente e, como o hospital de Itaporanga não tem estrutura médica e material para casos mais complexos, especialmente envolvendo crianças, ele foi transferido para Patos, onde já chegou em situação delicada.

Filho da comerciária Luciana Leite da Silva e de Antônio Carlos Figueiredo, conhecido como Carlinhos, do Jenipapo, o menino fazia o 6º ano no Colégio Batista de Itaporanga e era um garoto inteligente e muito dedicado aos estudos, conforme seus familiares.

Os pais de Wellington são separados. Carlinhos estava há três meses em São Paulo e veio para o sepultamento do filho, que vivia com a mãe na Bela Vista. O casal ficou agora apenas com uma filha, também menor. A família está muito abalada.

A morte do menino levanta um grave problema nosso de cada dia: apesar do Vale ter mais de 36 mil crianças, a região não tem um único leito pediátrico. E a falta de um hospital infantil tem custado a vida de muitas crianças regionais, resultado da omissão política dos ditos ou malditos líderes regionais, grande parte deles médicos.


Caso Renan: Tão comovente quanto a morte trágica de uma criança de apenas 9 anos é a dor de uma mãe que perde o seu único filho. Ao ser avisada do fato, Jocelma Nunes Florêncio correu desesperada ao hospital na esperança de que seu menino estivesse vivo, mas já o encontrou sem vida. Triste tarde de domingo, 21 de novembro: passadas duas semanasa da tragédia, as lágrimas e a dor ainda povoam o rosto de Neném, como é conhecida na cidade, onde já trabalhou em alguns restaurantes e, ultimamente, prestava serviço a uma tecelagem.

Renan Florêncio (foto) morreu dentro de uma piscina do BNB Clube de Itaporanga no começo da tarde do domingo, 21. A mãe permitiu que ele fosse ao clube na companhia de um casal amigo dela, sem imaginar que os momentos de alegria do filho seriam transformados em uma perda para a vida inteira.

Segundo testemunhas, o menino brincava acompanhado de outras crianças na piscina reservada aos adultos e, de repente, começou a se debater sobre a água, mas a garotada imaginou que ele estivesse brincando, e somente quando Renan ficou inconsciente é que se notou que alguma coisa havia ocorrido com ele.

Dezenas de pessoas adultas também estavam no local e o menino foi retirado imediatamente da água, mas já não respirava. E, depois de várias tentativas, sem êxito, de reanimá-lo, o menino foi levado para o hospital, mas já estava morto.

O laudo médico do hospital indica que o que causou a morte da criança foi um infarto, que, certamente, agravou-se pelo fato da vítima estar dentro d’água. O excesso d’água ingerido durante o ataque cardíaco pode ter comprometido ainda mais seu sistema respiratório, reduzindo suas chances de vida. Mas não se sabe, ao certo, se foi o afogamento que precipitou a parada cardiorrespiratória ou o ataque que culminou com o afogamento, o que poderia ter sido esclarecido se o corpo tivesse sido examinado pelo IML (Instituto de Medicina Legal), mas a família não achou necessário.

Conforme familiares, Renan era um menino esperto e sadio.Ultimamente, havia se machucado levemente durante uma brincadeira e queixou-se de uma luxação no tórax, mas nada relacionado a problema cardíaco como inicialmente foi comentado.

Centenas de pessoas estiveram no velório e acompanharam o sepultamento do menino Renan Florêncio na manhã da segunda-feira, 22. Ele fazia a segunda série no Ginásio Diocesano e residia com a mãe em uma pequena rua no final da Santo Antônio. Neném é separada. O pai do menino reside em São Paulo.

A morte de Renan levanta um velho problema do Vale: a falta de um corpo de bombeiro. Uma equipe de salvamento equipada com desfibrilador e demais aparelhos e técnicas direcionados a ressuscitação cardiopulmonar poderia ter evitado muitas mortes na região, que tem um grande número de açudes, piscinas e rio.

Duas outras questões são a necessidade dos filhos menores sempre estarem acompanhados dos pais e a falta de salva-vidas nas piscinas regionais.
Folha do Vale

0 comentários:

Postar um comentário