quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O que é isso WikiLeaks?

WikiLeaks é uma organização sem fins lucrativos, muito conhecida por publicar, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.

O site foi responsável por vazamentos de várias informações confidenciais dos Estados Unidos e outras países, informações essas conseguidas através de pessoas importantes, de várias partes do mundo. Informações confidenciais sobre a guerra do Afeganistão e do Iraque foi vazadas. Entre os milhares de documentos revelados pelo WikiLeaks nos últimos anos, vários tratam da relação entre os EUA e o Brasil. Os principais temas são econômicos, como o comércio bilateral e a tarifa do etanol, e políticos, principalmente sobre a ascensão do país. Isso é só o começo.
WikiLeaks
O site  de divulgação de documentos secretos, vem mudando de domínio e hospedagem o tempo todo para manter o serviço funcionando. Na última sexta-feira (3) o site começou a funcionar com um novo endereço, baseado na Suíça wikileaks.ch, seis horas depois de seu domínio original  wikileaks.org  ter sido tirado do ar. Até quando o site vai resistir as forças governamentais e políticas para manter esses dados no ar?

O fundador do WikilLeaks Julian Assange, foi preso recentemente, o australiano, de 39 anos, é acusado de crimes de abuso sexual, ocorridos em agosto. Ele nega as acusações. Segundo ele é uma conspiração devido aos conteúdos disponibilizados no site.

Em contrapartida vários hackers (piratas da internet) estão atacando quem eles consideram inimigos do site WikiLeaks na Suécia, na Suíça e nos Estados Unidos. O mais grave foi o ataque aos cartões de crédito Mastercard e Visa, em represália por terem cancelado as doações ao WikiLeaks. Vários dados de cartões de créditos, inclusive data de validade, foram disponibilizados pelo hackers no twitter, o dados foram logos retirados do ar.


Isso mostra como é primordial protegermos nossas informações, segundo o site a maioria das  informações confidenciais obtidas, são de fontes não seguras ou com falhas nos controles de acesso. Inclusive, uma estratégia do WikiLeaks divulgada recentemente, revela que o próximo alvo seria vazar informações confidenciais do mundo empresarial, por isso é preciso guardar bem suas informações, educar e conscientizar bem seus colaboradores, para que no futuro suas informações primordiais para seus negócios não sejam vinculadas publicamente.  Uma política de segurança da informação é primordial nesses casos.

Leia mais sobre o assunto:
Política de Segurança da Informação – Como fazer?
Caso WikiLeaks: cuidados com segurança da informação
Especialista comenta vazamento de informações pelo site Wikileaks (Vídeo)
Analista TI

0 comentários:

Postar um comentário