segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tributo a RADEGUNDIS

Programação do XIII Virtuosi

XIII VIRTUOSI SE DIVIDE ENTRE OLINDA E RECIFE

Festival presta homenagens aos mestres Cussy de Almeida e Radegundis Feitosa


O BNDES apresenta o XIII VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco que, pelo segundo ano consecutivo, se divide entre o Teatro de Santa Isabel, Recife, e o Convento de São Francisco, em Olinda. De 13 a 19 de dezembro, o festival, que dedica esta edição ao maestro e violinista Cussy de Almeida e ao gênio do trombone Radegundis Feitosa, mantém a tradição de trazer grandes nomes internacionais como o violinista russo Ilya Gringolts, o pianista filipino Victor Asuncion, a soprano brasileira Gabriella Pace, o grupo canadense Penderecki String Quartet, entre vários outros. A programação do XIII VIRTUOSI será gratuita.

Olinda – Para a abertura da programa do Convento de São Francisco, às 20h no dia 13 de dezembro, a produtora Ana Lúcia Altino e o diretor artístico do evento, o Maestro Rafael Garcia, convidaram o New Classic Ensemble Vienna, conjunto de música de câmara da premiada pianista Lisa Smirnova, que apresenta concertos para piano de Bach, Haydn e Mozart. No dia 14 de dezembro, o festival escalou um dos mais famosos conjuntos de câmara de sua geração, The Penderecki String Quartet. Formado pelos violinistas Jeremy Bell e Jerzy Kaplanek, violista Christine Vlajk e pelo violoncelista Jacob Braum, o conjunto vem pela primeira vez ao Brasil com o apoio do Canadá Council for the Arts e apresenta um repertório inédito com peças de Ravel, M. Mozetich, Bartok e Penderecki. O conjunto volta a se apresentar no Santander Cultural, às 17h do dia 18 de dezembro, com ingressos a R$ 5,00 e R$ 2,50, graças a uma parceria do espaço com o Virtuosi.

Recife – A programação do Teatro de Santa Isabel se divide entre as tradicionais séries Salão Nobre e Vicente Fittipaldi. A Série Salão Nobre, que acontece de 13 a 17 de dezembro, às 17h, abre seu programa com um tributo ao violinista Cussy de Almeida, falecido em julho deste ano. Ao todo serão quatro espetáculos incluindo o ciclo das Sonatas de Beethoven para violino e piano e Sonatas e variações para violoncelo e piano. Entre os destaques da programação da Série Salão Nobre, encontra-se o recital da soprano Gabriella Pace acompanhada do pianista Victor Asuncion interpretando peças dos compositores românticos Schumman e Schubert

A partir da quarta-feira, 15/12, às 20h, o XIII VIRTUOSI inicia sua Série Vicente Fittipaldi, que abrigam os principais concertos do festival. A abertura apresenta uma homenagem a Radegundis Feitosa, maior trombonista brasileiro e grande colaborador desses treze anos de VIRTUOSI, falecido em julho deste ano. O Requiem para Um Trombone é uma peça inédita do compositor paraibano Eli-Eli Moura que será interpretada pela Orquestra Virtuosi, sob a regência do maestro Rafael Garcia, com a participação do Madrigal da UFPB, Gabriella Pace e o trombonista alemão Fredric Belli. Ainda em homenagem a Radegundis, o festival escolheu uma peça do maior trombonista do mundo, o sueco Christian Lindberg, que será interpretada pelo jovem alemão Frederic Belli, vencedor do Concurso Lindberg, realizado na Espanha.


HOMENAGEM A CUSSY DE ALMEIDA E A RADEGUNDIS FEITOSA NUNES
Homenageados:
CUSSY DE ALMEIDA [1939 – 2010]

RADEGUNDIS FEITOSA NUNES [1962-2010]
Doutor em trombone performance pela The Catholic University of América, Washington D.C., Mestre pela The Juilliard School de New York e Bacharel pela Universidade Federal da Paraíba, nasceu em Itaporanga, Paraíba. Estudou com Edmilson Pinto integrando a Filarmônica Cônego Manoel Firmino, sob a direção de Severino Ferreira. Durante os estudos de Graduação foi orientado pelo Prof. Jacques Ghesten e nos cursos de Mestrado e Doutorado pelo Prof. Dr. Per Brevig. Foi premiado em concursos nacionais como o “Jovens Concertistas Brasileiros” e internacionais como o East & West Artists para debut no Carnegie Recital Hall. Apresentou-se como solista, camerista e instrumentista de orquestra em centros musicais importantes do Brasil, Estados Unidos e Europa. Desenvolveu intensa atividade didática na UFPB e nos vários festivais de música do Brasil. Foi o presidente fundador da Associação Brasileira de Trombonistas, trombone principal da OSPB e trombonista do BRASSIL e do BRAZILIAN TROMBONE ENSEMBLE.


Ver reportagem completa

enviado por Sinval Pinto Filho

0 comentários:

Postar um comentário