sábado, 26 de novembro de 2011

Hemonúcleo de Itaporanga comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Na manhã desta sexta-feira, 25/11, o Hemonúcleo de Itaporanga, realizou um café da manhã com distribuição de brindes aos doadores que ali compareceram em grande quantidade, para participar da festa e também fazer a sua doação, no intuito de salvar vidas.

O Dia Nacional do Doador de Sangue foi criado em 1964, por meio de um decreto promulgado pelo presidente cearense Castelo Branco. Em 2003, foi a vez do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituir em decreto a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é celebrada todos os anos na última semana do mês de novembro.

A dra. Sheila de Carvalho Maia agradece a todos os quase 5.000 doadores voluntários cadastrados no Hemonúcleo de Itaporanga, pela sua disposição em salval vidas e ao comércio de nossa cidade pelos brindes ofertados. “Nós temos doadores de todas as cidades da região de Itaporanga: A sede, Boa Ventura, Conceição, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Pedra Branca, Santana de Mangueira, Santa Inês, São José de Caina e Serra Grande.


Veja os vídeos:




Quem pode doar

Pessoas do sexo masculino podem doar sangue até quatro vezes ao ano e do feminino, até três. Mas é bom lembrar que a cada doação é necessário um intervalo, sendo dois meses para o homem e três para mulheres. Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos, sendo que o adolescente tem que ter consentimento formal do responsável legal. Além disso, a pessoa deve estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido nenhum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

No ato da doação, a pessoa deve levar um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação). Antes da coleta de sangue as pessoas respondem um questionário de saúde e o sangue coletado passa por exames preliminares.

Algumas questões impedem temporariamente a possibilidade de doação. Nos casos de gripe, é preciso aguardar sete dias, também não é possível doar 90 dias após um parto normal e 180 dias após uma cesariana. As mães que amamentam, não devem doar se o parto ocorreu há menos de 12 meses. Também fica suspensa a doação daqueles que tiverem feito tatuagens há menos de 12 meses, além de pessoas que se expuseram a situações de maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos).
www.portaldovale.net com fotos de Rainério

0 comentários:

Postar um comentário