quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Livro celebra centenário de Lampião e Maria Bonita


KUBITSCHEK PINHEIRO
Imagens fantásticas e textos interessantíssimos celebram o centenário (transcorrido no dia 8 de março passado) da mulher da vida de Lampião, Maria Bonita, no livrão Bonita Maria do Capitão organizado pela neta do casal do cangaço, Vera Ferreira, e pela paraibana de Campina Grande, Germana Gonçalves de Araújo. O livro está sendo lançado este mês e as autoras estão montando uma exposição sobre Maria Bonita, com apoio do BNB Cultural.
 
Pra inicio de conversa, o livro traz uma lista enorme de colaboradores: escritores, poetas, pintores, artesãos, cordelistas. Entre vivos e mortos estão os paraibanos Bráulio Tavares e Jessier Quirino, a escritora cearense Raquel de Queiroz e a estilista Zuzu Angel, que nos anos 1970 revolucionou com estampas de chitas as passarelas de Nova York levando imagens do casal Lampião e Maria Bonita.
 
Segundo Vera, filha de Expedita Ferreira (por sua vez, única filha de Lampião e Maria Bonita) faltava um livro a altura de Maria Bonita. “Sempre achei que a história da minha avó não era divulgada como deveria, e por conta do seu centenário, senti que era o momento de dar esse presente tão merecido para a ela e o público em geral”, disse, por telefone, ao CORREIO.
 
Germana, há oito anos morando fora da Paraíba e professora de Artes e Design da Universidade Federal de Sergipe, disse que sua participação foi bem complexa. “Idealizei, escrevi algumas partes, alguns textos, fiz ilustrações e desenvolvi todo o projeto gráfico. Ainda não tive o distanciamento necessário para que eu possa realmente perceber a dimensão da obra”, comenta.
 
“O livro trata da história de Maria do Capitão de maneira reflexiva, relacionado-a a questões políticas, sociais, culturais”, diz Germana. “Não criticamos ideias ou depoimentos acerca de Maria do Cangaço, mas esperamos provocar novas possibilidades de debates. As novas gerações estão tendo a oportunidade de se deparar com parte da história do Brasil contada de maneira inusitada”, registra.
 
“É um livro de arte que foi dividido em duas partes: a primeira tem a biografia da minha avó e a segunda mostra como é ela representada nas artes de um modo geral, até em desfiles de moda. Isso tudo, o conjunto da obra, é fundamental”, disse Vera.
O livro, impresso na gráfica paraibana Santa Marta, é todo ilustrado, principalmente com fotos antigas. “Acho que temos o que há de mais representativo com relação à história da minha avó”, comentou Vera.
 
“Rapaz, no início parecia ser surreal conviver com alguém que herdou parte da história do país. Agora o encantamento se acalmou!”, diz Germana, que estuda a estética do cangaço, sobre Vera. “Depois do livro pronto senti que mesmo que não haja parentesco familiar somos todos parte dessa história”, disse a paraibana.
do DiamanteOnline

1 comentários:

comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

... tem mais de 2000 proutos
... ... ... ...
LAMPIÃO

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=lampiao&IDCategoria=178

CAMPING

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=178

Postar um comentário