terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A TRIUNFAL VOLTA DE LUCAS

.
Por Saulo em 22/12/2009

Ele demorou, mas voltou escrevendo com a inspiração que Deus lhe deu. Eis aí o nosso conterrâneo Lucas, que mora nas Alagoas, dando um banho de escrita, de conhecimento, de convicção e porque não dizer de amor pela nossa Itaporanga. Esse cara escreve tão bem que às vezes chego a pensar ser o próprio Lucas Evangelista, considerado o melhor dos quatro escribas, que está nos escrevendo.

Como todos sabem, Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa sempre foi baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Além do evangelho, é autor do "Ato dos Apóstolos", que complementa o evangelho.
Da mesma forma, nosso Lucas não convive com Itaporanga, mas baseado em pessoas de credibilidade como: Rainério, Zedebeu, Poliana, Saulo, João e nesse magistral site Itaporanga Net e nesse incomparável Portal do Vale, ele escreve as coisas de nossa terra como estivesse vivenciando.

Poucos sabem, porém Lucas, o Evangelista era médico e por isso o dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Não tenho certeza, mas quero crer que nosso Lucas também seja médico, pelo simples fato dele ter escolhido este pseudônimo.

Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos. Nenhum deles tem a convicção da escrita quanto Lucas, mesmo porque ele não só se dedicava à escrita, ele também foi um bom pintor, um excelente músico e um grande historiador, tendo terminado medicina em Antioquia. Como se ver ele tinha um grau de cultura bem maior que os outros evangelistas.

Nosso Lucas pode até não ser músico, mas tem ritmo bastante para concluir qualquer ópera, pois capta com muita facilidade os tons emanados de Itaporanga e faz uma peça que, solada por bons temores, poderá ser ouvida em qualquer parte do planeta, já que o que acabamos de ler dá para perceber sua sensibilidade no ato de compor. “Visitar o Quê?”
Lucas não conviveu com Jesus, assim como nosso Lucas não convive com Itaporanga, mas ambos têm a mesma sensibilidade para pegar uma caneta ou um teclado e escrever verdades, fazendo disso uma arte e se o Padre Vieira considerou Lucas um admirável quando dizia que com três dedos ele escrevia como ninguém, com três pintava como ninguém e com três dedos tomava o pulso das pessoas para recuperar suas vidas, eu digo sem medo de errar, o nosso Lucas escreve como ninguém e resto deduza vocês.

Com certeza o nosso Lucas é uma pessoa que gosta muito de ler, é muito culta e hábil na arte de escrever demonstrando ter um talento raro e posso até considerá-lo um historiador, pois conhece tudo sobre Itaporanga. Nesse seu artigo, ele demonstra com clareza a pseudo nobreza que existia em nossa terra e vale salientar que alguns dos nossos vigários influenciaram essa elite burra que o Lucas coloca tão bem quando elenca os diversos preconceitos que existiam em Itaporanga.

Lucas, o Evangelista, mesmo sem conhecer Jesus, conhecia muito bem a historiografia de sua época, e quando se reportou ao Messias, fez com conhecimento como se estivesse ao lado do Cristo, vivenciando os acontecimentos que passaram na Judéia e tudo com base na cultura grega.

Nosso Lucas difere-se de todos nós que aqui escrevemos não somente pelo seu jeito de escrever, mas, principalmente pela convicção que tem em colocar cada palavra, cada frase dentro da realidade da historia e do que está acontecendo coisa muito rara nos dias de hoje, principalmente por aqueles que apenas usam o site www.picaretagem.colagem. com.br.

Esse seu artigo último, emociona qualquer um que saiu de Itaporanga discriminado por uma Elite Burra que insiste em permanecer no pseudo poder, quando se sabe que “LULA” o Presidente da Republica, também foi discriminado aqui no Nordeste.

Cada palavra, cada frase que li nesse seu ultimo artigo, meu caro Lucas, me transportei para a história de Lula e tanto outros que saíram de suas terras para vencer e venceram.
Você lembrou Zé Prudêncio, quando escrevia sobre Porcino e quero me reportar aos Filhos de Seu João Belo, aos Filhos de Dona Dazinha, ao João Craveiro e todos esses buscaram reconhecimento fora de Itaporanga pelo simples fato de serem como dizia Abdoral Lúcio: “Somos absolutos, fomos referencias e eles não nos aceitam.”

Parabéns, Lucas! Sua volta me deixou emocionado.
.

0 comentários:

Postar um comentário