quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

ESSA LUTA É NOSSA

Campus da Ufcg é um apelo, um direito... é plena justiça
( Reynollds Augusto)

Nós somos movimentados por sonhos e são eles que instigam o homem à procura de um lugar ao sol. Há lutas e lutas. Essa luta de Itaporanga em prol do Campus da UFCG é mais que um sonho, É libertação pela educação. É ela quem desenvolve, prepara, matura o homem para exercer o seu papel no contexto social. É a educação que forma esse mesmo homem para que conheça o seu valor no mundo da política (que é móvel da mudança) e consiga dar o seu grito de liberdade.
Itaporanga está injustiçada pelos nossos agentes políticos que não entenderam, ainda, o valor do seu povo. A sua garra na batalha pela vida. Os nossos jovens estão desalentados, principalmente os mais humildes, por vêem os seus sonhos se empacarem no limite de suas pretensões. Concluir curso superior em faculdade particular é quase uma quimera, principalmente pelo o nível de pobreza por que passa a população. Eu já passei por isso e vencer os obstáculos para chegar ao fim da reta foi uma odisséia. Mas poucos se aventuram e sentem-se impulsionados á luta.
Titico Pedro tocou fogo no início do pavio e ele está pouco a pouco se disseminando. Herculano foi “contaminado” por esta luta bem quista e necessária e a comunidade que está pouco a pouco saindo da indolência que escraviza um povo. A verdadeira força viva do Estado, que é a população, começa a sair da “toca” e vai à busca do sol que ilumina as vidas.
O grande sociólogo Zigmunt Bauman escreveu um livro interessante que se chama MODERNIDADE LÍQUIDA que retrata a objetividade com que os tempos atuais programam as conquistas. Diz ele que vivemos em uma “sociedade líquida” e que a comuna precisa se adequar aos tempos novos e batalhar com acerto e celeridade em busca dos seus ideais. É preciso neutralizar as diferenças e unir forças em torno do que é maior. A Ufcf em Itaporanga é algo bem maior que as futricas políticas. É por isso que Herculano afirma sempre em suas declaração que esse luta não tem camisa. Ela é de todos nós. Segundo Bauman (Pg 202): “Não que nós sejamos idênticos em tudo; há diferenças entre nós... O aspecto em que somos semelhantes é decididamente mais significativo que o que nos separa; significativo bastante para superar o impacto das diferenças quando se trata de tomar posição...
Essa luta nos une a todos. As cidades do Vale do Piancó precisam gritar e tomar posição comum, uníssona. Vamos “brigar” e somar nossos esforços aos apelos do Titico Pedro, Herculano e toda essa comissão formada. Vamos mandar E-mails para os nossos representantes para que se juntarem a essa fileira. Não deixemos esse sonho arrefecer e vamos dar de presente as nossos jovens o móvel da liberdade que é a Universidade para todos, parafraseando o grande Lula que sonhou e atingiu a sua meta. Sonhe você também e se mobilize. Essa “luta" é nossa.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário