domingo, 27 de dezembro de 2009

As Epístolas - A Universidade do Vale

.
Por Jesus Soares da Fonseca em 27/12/2009

Li a epístola deste moço, Saulo, dirigida aos Fonseca, o que, Eu, como um membro da Família, tenho mesmo que agradecer-lhe. Aliás, venho acompanhando aqui no Itaporanga-Net e no Portal do Vale estas verdadeiras epistolas trocadas entre Lucas e Saulo. São cartas, são escritos que deixariam aqueles Pregadores rejubilados com tanta sapiência. O Rabi Gamaliel certamente iria querer tê-los como seus seguidores.

Dá-nos a impressão até, que Tessalônica, Damasco, Jericó, Corinto, Tarso se situam no Vale do Piancó, quando estamos de olhos grudados em seus escritos, tanto é a gama de conhecimento destes dois escribas sobre nossa Itaporanga, fazendo, quando necessário, um Paralelo com muita argúcia e sabedoria sobre os temas atuais e os vividos por aqueles dois apóstolos. Eu, em muitos momentos, os endosso em suas críticas construtivas e até arrisco alguma oração encontrada na Carta aos Tessalonicenses, quando Saulo assim escrevia: “Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência”. Parabéns aos nossos apóstolos!


Contudo, não poderia deixar passar em branco o tema que domina as mentes do Vale do Piancó, atualmente, a Criação da Universidade do Vale do Piancó! Quero parabenizar A Herculano, Reynolds e uma gama de Itaporanguenses que estão nesta luta renhida em busca de um Campus para nossa Região. Sem querer ser vaidoso, pois não faz o meu gênero, quero frisar que tempos atrás, eu escrevia numa página aqui no Itaporanga-Net que Ariosvaldo criou para debate, um artigo voltado justamente para a Criação de nossa Universidade. Na época o Deputado Lindolfo Pires lançou um projeto de descentralização da UFCG e eu, então fiz o seguinte Artigo:

“Notícia mais alvissareira não poderia haver, a criação de mais uma Universidade para o nosso Estado. Este desmembramento da UFCG é de suma importância para o povo paraibano que vive abaixo da linha geográfica da Borborema. Não conheço o deputado Lindolfo Pires mas, nem por isso devo deixar de felicitá-lo por brilhante iniciativa, a descentralização do ensino superior, saindo do eixo João Pessoa/Campina Grande. O sertão paraibano não só se rejubila quanto fica agradecido pela concretização da idéia através da Câmara dos Deputados, ainda mais quando sabemos, conforme a reportagem, do endôsso do Senhor Rômulo Polari, Magnífico Reitor da Universidade Federal da Paraíba. O ganho, não só Cultural como também financeiro que terá o Sertão, será enorme.

Famílias Pobres, da Classe Média poderão custear com menor sacrifício o estudo de seus filhos, para tanto será necessário que o local escolhido para implantação da Nova Universidade seja ou esteja bem centralizado, fazendo uma eqüidistância entre as demais cidades sertanejas. Tudo projetado, tudo esclarecido. As três cidades que serão escolhidas, como já citou a reportagem, serão Cajazeiras, Sousa e Patos. No momento, na minha ótica, Patos seria o local ideal porque está bem centralizada no coração do Sertão e é o terceiro colégio eleitoral da Paraíba com seus 60.885 eleitores.

Aonde eu quero chegar a respeito do assunto em pauta? O Vale do Piancó com seus 18 municípios é o terceiro maior colégio Eleitoral da Paraíba, muito acima de Patos, detendo 4,25% do eleitorado do Estado, com 105.000 eleitores. A Região tem um potencial turístico muito forte, com suas respectivas festas que já ultrapassam o limite de suas fronteiras, com o seu folclore, mais recentemente, com as romarias que começam a se formar em torno da Estátua do Jesus Redentor de Itaporanga, por sinal, para tristeza de todos nós, muito pouco divulgada, uma vez tratar-se da terceira maior estátua das Américas e segunda do Brasil.

Pois bem, o nosso Vale tem tudo para progredir e está progredindo. Num futuro bem próximo, digamos que surja uma oportunidade de se construir mais uma Universidade no Sertão! São conjecturas minhas, claro, mas válidas, basta haver empenho dos políticos da Região. Aí vem minha dúvida! Que políticos? Se o povo do Vale cai nas armadilhas dos políticos locais que ao invés de procurarem eleger os filhos da Região se comprazem em eleger políticos extra-Vale para serem seus representantes nas Câmaras Estadual e Federal. Quando eu era criança, Dunga era um personagem da história de Branca de Neves e Rui Carneiro um eminente Senador da Paraíba nascido em Pombal. Nos dias atuais surgiram estes dois personagens alheios aos anseios de Progresso do Povo do Vale. Se no Futuro surgir o desejo do Povo Valense em ter uma Universidade em seu seio, necessário se faz, antes de qualquer coisa, aprender a votar. Gente estranha só aparece por nossas bandas em tempo de eleição para angariar votos. Eles são como Olimpíada ou Copa do Mundo, passado o pleito, só retornam após quatro anos.”

Então, eu como Itaporanguense me engajo nessa luta, pois desejo de viv’alma que os filhos do Vale tenham para si aquilo que eu e outros de minha época não pudemos ter a não ser com enormes sacrifícios.

Um abraço e Feliz Ano Novo!
.

0 comentários:

Postar um comentário