terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Antes que a Chuva Caia

Antes que a chuva caia



(Reynollds Augusto – www.reynollds.blogspot.com)


O nordestino fica embasbacado com a chuva e eu fico duas vezes. Também não é por menos, quando ela chega no Sertão é mágica, é diferente das outras localidades. Vem com esperanças e alegrias. E dezembro é mês de chuva por aqui. O tempo está bonito. Bom sim! pois tempo bom por aqui é o da chuva que em alguns locais de São Paulo.por exemplo, traz dor e apreensão.
O povo desavisado construira suas residências nas várzeas dos rios e as calamidades acontecem naturalmente. O rio quando está cheio demais escoa ás várzeas e lá se encontram as moradias e por isso dá no que dá.
Aqui em Itaporanga, ta acontecendo o mesmo. Estão praticamente edificando residências nas várzeas do sofrido Rio Piancó. Esperemos que os grandes invernos não promovam os desastres que vemos na televisão. Sem falar que ainda não sei para onde o esgoto dessa novas residências irão. Será?!
Mas né disso que eu quero falar. Ontem e como fazemos todas as segundas, a família se reúne para realizarmos o EVANGELHO NO LAR. Toda família cristã deveria fazê-lo. É momento de conversas, de aprendizado e espiritualização. Esse negócio de ter contato com Jesus só uma vez por semana,na missa, no culto ou no Centro , não tá com nada. O texto estudado foi do espírito AURÉLIO, que analisava pequena assertiva da lavra de Paulo e que está em Timóteo – 4:21; “APRESSA-TE A VIR ANTES DO INVERNO.
E discutimos muito e chegamos a conclusão que a metáfora se referia ao tempo que passa rápido e quando chega o inverno da vida já estamos cansados , o corpo alquebrado e sem condições de produzir para o nosso bem e para o bem da humanidade. Daí a importância de aproveitarmos as nossas energias neste momento para irmos em busca de “cuidar do solo” para a plantação que nos dará a colheita certa.
Aqui em Itaporanga eu vejo muitos jovens que estão perdendo a oportunidade de plantar bem e com certeza vão colher mal e quando o inverno chegar estarão desamparados. Aqui a cada dia que se passa, surge um novo bar. Próximo à minha casa . na rua Padre Diniz, até parece que o Centro se deslocou para esse setor. Farras, músicas que são tudo, menos música. Sorrisos de ilusão. Álcool para todos os gostos. Essa turma no inverno vai se dar mal.
O inverno não só representa a velhice, mas também as conjunturas da vida, a doença, o acidente que não permitirá mais que possamos produzir. Por isso é importante trabalharmos para o bem da sociedade , da comunidade. A seara do Cristo é em todo lugar.É preciso nos esforçamos hoje para que tenhamos uma velhice amparada e no ocaso da vida estejamos bem para a passagem que se aproxima a cada minuto.
Esta semana eu fui convocado para socorrer uma idosa para o Hospital de Itaporanga. Caiu e fraturou o braço. Mais de 81 anos. Estava no inverno da vida. Mora só. O marido morreu. Os enteados se foram. Se não fosse a caridade dos vizinhos...
A grande verdade é que o tempo é uma grande ilusão e passa tão rápido que até parece que nunca existiu e todos nós “daqui a pouco” estamos desencarnados ou mortos. E têm os iludidos que dizem: “quero aproveitar a vida”. Coitados, não sabem tirar proveito da existência e cairão no fosso das quimeras.
Há tempo para tudo e haverá tempo para ser aproveitado na diversão. Eu adoro me divertir nas festas de Itaporanga , mas isso não implica dizer que eu vou me suicidar nessas festas ingerindo álcool ,drogas e etc. Os excitantes químicos destrói a nossa energia vital e não precisamos disso para nos estimular. Vou ás festas e brinco, danço, me divirto mais que todos os “bebuns” juntos.

Final de ano. Tempo de reflexão. Tempo de recomeço. Mude de direção enquanto há tempo...

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA

0 comentários:

Postar um comentário