terça-feira, 13 de abril de 2010

A Vida em Movimento


A vida em Movimento
( Reynollds Augusto Cabral)

A vida é dinâmica em suas formas e nada fica para permanecer e tudo passa para se aperfeiçoar até atingirmos o ápice de evolução que se completa com a ciência e com a moral tão defendida pelo mestre Jesus, que é tão mal interpretada pela humanidade carente dos aspectos maiores do existir. Viver é experimentar e escolher para se ajustar, se esclarecer para se encontrar e se transformar. Estamos em contínua mudança, pois somos espíritos em evolução e todos nós, por sermos filhos de Deus, somos dotados de requisitos íntimos alcançáveis e potencialmente realizáveis e que serão colocados à mostra quando despertamos para os reais valores da vida. O meu mundo é apenas uma pequena parcela do mundo real que existe. “As minhas construções, as minhas percepções, são imperativos do estado íntimo que me encontro e que não representa quase nada na busca da “verdade” que tanto procuramos e buscamos e inclusive com defesa de Jesus:” Conhecereis a verdade e ela vos libertará”.
O grande pensador grego e precursor das idéias espíritas, Sócrates, já nos dissera que “o que sei é que nada sei”. A forma como vemos o mundo é o resultado do que somos e da maturidade em que nos encontramos.Este mundo “real” , objetivo, é uma copia imperfeita do mundo essencial que permanece e sobrevive a tudo e mesmo que o homem irresponsável destrua esta morada , a vida continua plena em outras dimensões . Nesse contínuo aprendizado em que nos inserimos se encontra a dor que basicamente provém de duas causas. Uma é o resultado do processo evolutivo que nos faz mudar de direção em busca de outros valores maiores e essenciais.E a mudança causa transtorno inquietação. É o fumante que resolveu largar o fumo e que a partir daí ficará em um “inferno” interior que parece intransponível, mas que com a persistência atrai a libertação e o equilíbrio. É o alcoólatra que cai em si e resolve mudar de direção e se ajusta equilibrando a sua vida. É o drogado que caído no fundo do poço tem que se erguer para não perder a vida e retornar em outros momentos mais debilitados e que perseguindo a estabilização psíquica consegue a libertação, encontrando a paz.

Outra causa é a dor do resgate que nos impulsiona para frente, mesmo que não queiramos. É a velha assertiva do Cristo que assevera “Nenhuma das ovelhas do meu Pai se perderá”. E como não tem jeito não e tenho que evoluir e como o inferno é conversa mole para boi dormir, Deus usa da lei da reencarnação para os seus filhos corrigir. É a dor-resgate, a dor expiação que nos resulta em incômodos físicos e morais que é a conseqüência da conduta equivocada do passado recente ou remoto. É a pura jurisdição divina que nos alcança no tempo certo e na medida certa. Neste caso ela se apresenta como uma bússola que nos indica o caminho a percorrer para que possamos reconstruir o que destruirmos e reequilibrar o que desequilibramos. Se a respostas para as suas dores não é o resultado as ações e pensamentos desta “vida” – e na maioria das vezes o é- ela provém da madrugada do tempo que carregamos no psiquismo inconsciente pelo o uso irresponsável do nosso livre arbítrio.
É claro que alem disso existem os sofrimentos que são resultados de nossos desejos não realizados, da persistência insensata em várias questões da vida que nos trará outras dores e também de defesa de pontos de vistas que não são lógicos e racionais que acentuam a nossa dor moral. Mas há um remédio para tudo isso é o auto descobrimento, o auto conhecimento que nos curará desses problemas da caminhada e o homem só encontra a felicidade á medida que desenvolve o otimismo , mesmo que envolto de situações constrangedoras.

No mais tudo passa para se transformar. Estamos passando, o planeta está passando, mas continuaremos na imortalidade à busca da plenitude. Daqui a muito pouco esse presente, se transformará em passado e o futuro que parece distante se transformará em presente que logo vira passado. Mas o segredo da felicidade é viver o aqui e o agora. O presente é a jóia.Olhe ao lado e diga aos seus o quanto você os ama. Talvez no futuro você se arrependa de em dado momento não ter expressado esse sentimento no presente, que morreu, virando passado.

O resto são conjunturas.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário