quinta-feira, 29 de abril de 2010

Thompson e o Campus de Itaporanga

.
Por Ariosvaldo Ferreira

Boa tarde companheiros,

Com relação a discussão sobre o Campus da UFCG tenho observado algumas especulações sobre a atuação do professor Thompson nesse processo.

Recentemente mantive contato com o Reitor da UFCG solicitando alguns esclarecimentos sobre o está sendo comentando aqui neste mural e o que foi noticiado em um dos blogs de Itaporanga.

Após ler a resposta do Thompson pedi para que ele me autorizasse a reproduzi-la aqui no site.

Então vamos ao e-mail’s:

19 Apr 2010 21:41:51 -0300

Olá Thompson, Boa Noite
Da última vez que entrei em contato contigo, você me cobrou participação na campanha de implantação do campus da UFCG em Itaporanga.
Pois bem, tenho acompanhado de longe a luta do povo do Vale do Piancó para alcançar o sonho de ter uma universidade naquela região. Pelo que tenho lido você encheu de coragem e esperança centenas de homens e mulheres, na sua maioria jovens, que se faziam presentes em ato publico na cidade de Itaporanga em defesa da UFCG.
Quanto participei do movimento estudantil, aí em Campina Grande, estivemos juntos em algumas batalhas a exemplo da criação da UFCG e também da queda de braço com o então prefeito Cássio Cunha Lima para ver com que ficaria o CEU (Clube dos Estudantes Universitários). Também estivemos de lados opostos como foi no caso das eleições para PRAI e depois reitor da UFCG. Sempre tive por você o maior respeito e admiração.
Nos últimos dias tenho lido notícias, espero que sejam apenas boatos, de que você tem outras prioridades e que o campus de Itaporanga só sairá daqui a dez anos e que, hoje, você não defende a imediata criação do campus de Itaporanga.
Gostaria muito que não fossem verdadeiras as notícias recentes sobre a UFCG de Itaporanga, abraços.

Ariosvaldo Ferreira

20 de abril de 2010 08:13

Olá Ariosvaldo,

É verdade, sim, estivemos juntos em boas lutas em favor da causa UFCG, como estivemos em lados opostos em outros momentos. Isto é universidade.

Quanto a criação do campus de Itaporanga, acredite, quem disse essa ASNEIRA está mentindo ou está mal informado. Eu apresentei uma proposta ao MEC com quatro itens e o primeiro deles é a criação dos campi de ITAPORANGA e ITABAIANA. Como o quarto item diz respeito a criação de Pólos Universitários vinculados aos atuais campi, bem como aos que vierem a ser criados, caso dos dois campi citados acima, nas cidades próximas. Exemplo, o campus de Itaporanga em sendo criado também estaria compromissado com a criação dos Pólos de Piancó, Conceição e Princesa Izabel. Outro exemplo, o campus de Patos terá dois Pólos: Texeira e Santa Luzia. E por ai vai. Algum desinformado ou mal intensionado ou analfabeto deve ter lido e compreendido que minhas prioridades eram outras, tudo porque essa proposta foi para constar no próximo Plano Nacional de Educação (PNE) que terá a duração de 2011 a 2020. Ora, não é porque o PNE tem duração de um decênio que a nossa proposta vai durar igual período para ser concretizada.

O fato é que o Vale do Piancó está, literalmente, abandonado pelos políticos. É a região mais carente em educação superior da Paraíba. O engraçado é que quando aparece alguém bem intencionado e que luta sozinho para dotar essa região daquilo que ela não tem, uma pessoa que não é político e nem tem as obrigações políticas que lhes são cobradas, vem um desinformado cobrar ações como se esse alguém fosse político, como se ele tivesse sido votado e se comprometido em troca de algo. Adicionalmente, para indignação dos que fazem a UFCG (piorando ainda mais a situação, até porque muita gente aqui na UFCG é contra a expansão) insulta o reitor e o acusa como se ele fosse um político provinciano qualquer, como os que eles (radialistas e xenofobistas de plantão) estão acostumados a insultar.

Acalme-se, amigo Arioswaldo, porque o campus haverá de vir, não pela a ação dos políticos da região, mas pela a ação acadêmica vanguardista, corajosa e perseverante deste reitorado que eu tenho a honra de estar à frente. Uma última ressalva, José Silvino, incasável batalhador dessa causa, sabe como ninguém de tudo isso que eu acabo de dizer.

Grande abraço,
Prof. Thompson Mariz
Reitor

20 de abril de 2010 17:00

Olá Thompson

Cosidero-me satisfeito com tuas explicações.

Você autoriza a divulgação do conteúdo desse e-mail?

Abraços

Ariosvaldo.


20 de abril de 2010 20:56

Ariosvaldo,

Minha indignação foi tamanha que terminei por usar termos impróprios e que não fazem parte do meu linguajar cotidiano. No entanto, para que todos saibam, autorizo, sim.
Vou encaminhar, em anexo, a proposta que enviei ao MEC.

Grande abraço,
Prof. Thompson Mariz
.

0 comentários:

Postar um comentário