quarta-feira, 14 de abril de 2010

PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS INCENDIÁRIOS DE ITAPORANGA

.
Por Saulo

Talvez o cristianismo não se expandisse de maneira tão bem-sucedida, caso o Império Romano não tivesse existido. Podemos dizer que o império era um tambor de gasolina à espera da faísca da fé cristã.

Caros incendiários de minha terra, vocês que são as verdadeiras pragas do desenvolvimento de Itaporanga, deveriam pelo menos ter respeito pela liberdade de imprensa e pela coerência jornalística de quem faz comunicação e ao pressionarem o proprietário de uma emissora para tirar determinado programa do ar, vocês tiram do ar, também, a dignidade de um povo e isso traduzido para quem tem caráter, significa dizer que esse império de vocês é um tambor de gasolina à espera da faísca da democracia e do bom senso desse mesmo povo.

No tempo de NERO, os elementos unificadores do império ajudaram na expansão do evangelho. Com as estradas romanas, as viagens ficaram mais fáceis do que nunca. As pessoas falavam grego por todo o império e o forte exército romano mantinha a paz. O resultado da facilidade de locomoção foi a migração de centenas de artesãos, por algum tempo, para cidades maiores — Roma, Corinto, Atenas ou Alexandria — e depois se mudavam para outro lugar. O cristianismo encontrou um clima aberto à religiosidade. Em um movimento do tipo Nova Era, muitas pessoas começaram a abraçar as religiões orientais — a adoração a Isis, Dionisio, Mitra, Cibele e outros. Os adoradores buscavam novas crenças, mas algumas dessas religiões foram declaradas ilegais por serem suspeitas de praticar rituais ofensivos. Outras crenças foram oficialmente reconhecidas, como aconteceu com o judaísmo, que já desfrutava proteção especial desde os dias de Júlio César, embora seu monoteísmo e a revelação bíblica o colocassem à parte das outras formas de adoração.

No nosso tempo, quanto mais vocês procuram sucumbir o povo, mais o povo procura ser esclarecido e cada vez mais vem a revolta que busca o esclarecimento dos fatos que por sua vez leva a VERDADE a tona e faz com vocês sejam tidos como verdadeiros páreas, que nunca deixaram de ser. Lá em NERO o movimento NOVA ERA, aqui em nós, nos nossos dias CAFÉ COM NOTÍCIA. Lá o Apostolo Paulo foi perseguido e decapitado, aqui o nosso Sousa Neto, foi cortado do ar por ter uma linha de coerência que toda nossa sociedade conhece. Paulo não satisfazia a NERO, Sousa Neto não satisfaz ao MARIDO DA PRIMEIRA DAMA e nem ao DR. SILVINO, que não é adesista de primeira hora em qualquer movimento que ele esteja, muito pelo contrário, ele quer que os outros trabalhem e que os louros lhe seja dado e se quiserem comprovar isto basta ouvi-lo por meia hora e ele vai se expor como o melhor, o único que sabe sobre todos os assuntos, o infalível. E não estou dizendo isto simplesmente por dizer, outro dia estava falando com uma pessoa que entende de PORTOS no mundo como ninguém e sem saber que eu era conterrâneo do Silvino ele disse que o mesmo era imbecil, ao ponto de querer entender de CALAGEM DE PORTOS PROFUNDOS pelo simples fato de haver passado pouco mais de 2 anos a frente do porto de Cabedelo.

Lá na época do INCENDIÁRIO de Roma, tirando plena vantagem da situação, os missionários cristãos viajaram por todo o império. Ao compartilhar sua mensagem, as pessoas nas sinagogas judaicas, nos assentamentos dos artesãos e nos cortiços se convertiam. Em pouco tempo, todas as cidades principais tinham igrejas, incluindo a capital imperial.

Aqui, nós também sabemos tirar proveitos da insensatez dessa gente e todas as vezes que eles procuram levar vantagem em tudo, nós temos pessoas que protestam, como esses diversos artigos aqui do Itaporanga net, que demonstram o carinho com Sousa Neto e cada vez que tudo isto acontece o povo vai se convertendo ou convencendo da hipocrisia dessa canalha da política coronelista que teima em se instalar na nossa terra que não tem bobo e é considerada uma cidade culta.

Roma, o centro do império, atraía pessoas como um ímã. Paulo quis visitar Roma e, na época em que escreveu sua carta à igreja romana, vemos que ele já saudava diversos cristãos romanos pelo nome , talvez porque já os tivesse encontrado em suas viagens.
Itaporanga, o centro do Vale do Piancó e atrai pessoas de todas as cidades do Vale, e Sousa Neto no seu programa Café com Notícias ele tinha seu público e tratava todas os ouvintes com a sensatez dos bons jornalistas, isto porque sabia lidar com cada um.
Paulo chegou a Roma acorrentado. O livro de Atos dos Apóstolos termina narrando que Paulo recebia convidados e os ensinava em sua casa, onde cumpria pena de prisão domiciliar, ainda que, de certa forma, não vigiada.

Sousa Neto começou no jornalismo de Itaporanga meio desacreditado, foi crescendo, mostrando seu talento e é referencia que o Marido da Primeira Dama queira ou não. Na Rádio de Titico Pedro, teve liberdade, mas foi uma liberdade vigiada, é tanto que o tiraram do ar.

Durante três décadas, os oficiais romanos achavam que o cristianismo era apenas uma ramificação do judaísmo — uma religião legal — e teve pouco interesse em perseguir a nova “seita” judaica. Muitos judeus, porém, escandalizados pela nova fé, partiram para o ataque, tentando inclusive envolver Roma no conflito.

O descaso de Roma pela situação pode ser visto no relato do historiador romano Tácito. Ele relata uma confusão entre os judeus, instigada por um certo “Chrestus”, ocorrida em um dos cortiços de Roma. Tácito pode ter ouvido errado, mas parece que as pessoas estavam discutindo sobre Christos, ou seja, Cristo.

Durante seis meses, os babacas servidores do Marido da Primeira Dama e do Silvino achavam que o programa Café com Notícias fosse mais um desses programas bestas que não levam a nada e quando sentiram o peso da honradez, da coerência e da dignidade do apresentador, começaram a pressionar o dono da Rádio e meteram nosso apresentador em conflito.

O descaso de Itaporanga aqui já citada por Zebedeu, por Lucas, por Poliana, sempre mostrou que entre esses caras do poder que aí está houve uma verdadeira algazarra e para disfarçar teria que ter um Cristo, uma pessoa que já demonstrava liderança que ele trouxe do berço e que poderia contrariar os poderosos, assim como foi Cristo.
Por volta de 64 d.C, alguns oficiais romanos começaram a perceber que o cristianismo era substancialmente diferente do judaísmo. Os judeus rejeitavam o cristianismo, e cada vez mais pessoas viam o cristianismo como uma religião ilegal. A opinião pública pode ter começado a mudar em relação à fé nascente até mesmo antes do incêndio de Roma. Embora os romanos aceitassem facilmente novos deuses, o cristianismo não estava disposto a partilhar a honra com outras crenças. Quando o cristianismo desafiou o politeísmo tão profundamente arraigado de Roma, o império contra-atacou.

Em 1964 os oficiais do exercito brasileiro começaram a perceber que nossa juventude estava cada vez mais politizada e nosso povo não aceitava mais a sacanagem de certos políticos dominados pelo Tio San e aí deram um golpe militar. Essa gente que hoje está no poder de Itaporanga, sempre foi pau mandado do golpe de 64 e assim quer permanecer. A opinião pública, com o afastamento de Sousa Neto pode ter começado a entender a canalhice desses arremedos de coronéis e eu acredito que sim, pois basta ver os apelos pela Universidade feita por pessoas humildes que como Sousa Neto veio do povão e isso é contra-ataque a esses impostores.

A lenda diz que o imperador romano Nero “dedilhava” um instrumento musical, enquanto Roma era destruída pelas chamas. Muitos de seus contemporâneos achavam que Nero fora o responsável pelo incêndio. Quando a cidade foi reconstruída, mediante o uso de altas somas do dinheiro público, Nero se apoderou de grande uma extensão de terra e construiu ali os Palácios Dourados. O incêndio pode ter sido a maneira rápida de renovar a paisagem urbana.

A nossa história diz que quando o Marido da Primeira Dama desviou o dinheiro de Itaporanga para Igaracy, ou seja quando houve a QUEIMA da verba do nosso município, ele ouvia um fole no sítio Cochos enquanto tomava cachaça e comia TILAPIA que era para ser nossa mas que estava na sua terra natal. Enquanto NERO construiu Palácios Dourados, o nosso mandatário investia nas suas propriedades e pouco ligava para a Zona Urbana.

Objetivando desviar a culpa que recaíra sobre si, o imperador criou um conveniente bode expiatório: os cristãos, entre eles Paulo. Eles tinham dado início ao incêndio, acusou o imperador. Como resultado, Nero jurou perseguir e matar Paulo.

Café com Notícia sempre foi imparcial, mas objetivando desviar a sua culpa de péssimo administrador(a), a Primeira Dama começou a culpar muita gente e fazer pressão para que Sousa Neto saísse do ar e fosse decapitado.

Tertuliano, escritor cristão do século li, disse: “O sangue dos mártires é a semente da igreja”. Para surpresa geral, sempre que surgia perseguição, o número de cristãos a ser perseguido aumentava. Em sua primeira carta, Pedro encorajou os cristãos a suportar o sofrimento, confiantes na vitória derradeira e no governo divino que seria estabelecido em Cristo (lPe 5.8-11). O crescimento da igreja sob esse tipo de pressão provou, em parte, a veracidade dessas palavras.

Lucas, nosso escriba daqui do Itaporanga Net e do século XXI já disse várias vezes que cada vez que esse povo persegue alguém, cada vez aumenta o grau de conhecimento e de interpretação do nosso povo. Zebedeu tem encorajado todos nós a manifestar contra essa política, enfrentar o sofrimento e sair com a vitoria do saber, da conscientização. Se querem crescer Itaporanga na base pressão e crescendo apenas o bolso de vocês, vão sentir a veracidade de todas nossas palavras.
.

0 comentários:

Postar um comentário