domingo, 18 de abril de 2010

Um Triste Engano



Um Triste Engano

( Reynollds Augusto)


Todos os domingos na Evangelização Infantil em Boa Ventura, no Cesb, e todas as quartas no EJEEA (Encontro de Jovens Espírita para Estudo e Arte), no Centro Espírita Jesus de Nazareth, discutimos temas de suma relevância para essa faixa etária que está em busca de um lugar ao sol.


O dessa semana girou em torno do suicídio.Aqui na cidade de Itaporanga tivermos uma fase, não muito distante, em que os nossos irmãos estavam entrando nessa canoa furada do suicídio, talvez pensando que vão fugir dos problemas, achando que fugirão da vida. A atitude equivocada é fruto da falta de conhecimento das questões espirituais. Eu sempre digo que na verdade o mal não existe e sim a ignorância e quanto mais o ser desperta para os caminhos da luz ele afugenta as “trevas” que o envolve e que parece não ter solução. Ainda bem que essa fase parece que passou.


Outro dia fiquei muito triste e ensimesmado com o suicídio de LEILA LOPES a eterna professorinha. Ela me parecia uma pessoa centrada e possuía uma voz amena de criança inocente. Soube que precisou se enveredar por caminhos escusos maltratando a sua arte e passou a gravar filmes pornôs, talvez por que as novelas televisivas a tenha a colocado de lado e como a vida é feita de escolhas, escolheu mal. O artista que usa sua arte para degradar os reais valores recebe da vida alguns “puxões de orelhas” e muitas vezes a dor das escolhas fragiliza o espírito despreparado. Jesus já disse que a “semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”. Mas o fato é que matar-se é uma má escolha. Enfrentar os problemas e ligar-se a Deus em oração é a solução. Como diz a mensagem do CD momento espírita. “Em apenas um minuto a vida muda... Enquanto você sofre, Deus está providenciando a solução.”


Pouca gente sabe, mas nós somos ligados a esse corpo material pelo PERISPÍRITO que é o corpo do espírito. Quando você morre o espírito se liberta e fica “do lado de lá” com esse corpo que tem quase sempre as mesmas características da última encarnação. É por isso que muita gente despreparada morre e ao despertar no mundo espiritual vê-se vivo, ou seja, vendo-se, tocando-se, sentindo-se e é preciso um bom tempo para informar que ele “morreu” ou mais judiciosamente, desencarnou. É uma peleja, principalmente aos materialistas que do alto do seu orgulho pensam que sabem de tudo.


O perispírito é uma expressão criada pela Doutrina Espírita. É um neologismo. Mas esse corpo do espírito foi uma descoberta milenar e provém das culturas mais antigas. O budismo esotérico o chama de Kama-rupa; Pitágoras chamava o perispírito de carne sutil da alma; Leibnitz o intitulava de corpo fluídico; os Hermetistas de corpo astral; o nosso querido Paulo na primeira epístola aos coríntios o chamava de corpo celeste e não pára por aí... Quer dizer: morre o corpo físico e permanece o espírito imortal com esse corpo de energia sutil.Os espíritos dizem que as minhas ações geram repercussão nesse “corpo espiritual”. Quando alguém me mata dando-me um tiro volto ao mundo espiritual e passado o trauma seguirei o meu caminho naturalmente. Mas quando uso um revólver e me mato, a coisa fica mais complicada porque esse perispírito também “é atingindo” e volto em estado lastimável e será preciso longos sofrimentos, bem maiores do que aqueles que pensávamos ser doloridos aqui e vamos para regiões purgatoriais (verdadeiros infernos) até nos reabilitarmos novamente para recomeçar e seguir em frente.


Outro dia em Boa Ventura, em reunião mediúnica, um companheiro veio ter conosco e chorando copiosamente veio contar os seus dramas pessoais estava inseguro porque teria que reencarnar para reajustar-se com as leis de Deus. Estava com medo de se suicidar novamente. pois era reincidente e pedia nossas preces para que pudesse vencer essa etapa de sua vida. Conversamos bastante e ele se foi, acompanhando os diretores espirituais do Cesb. Já deve estar “no campo de batalha” que é a Terra.


O nosso querido CHICO XAVIER, que está sendo homenageado em BRASÍLIA esta semana, dizia que o suicida levará pelo menos 200 anos para se recompor. A nossa querida professorinha deixou um carta dizendo que o suicídio seria um ato de coragem de alguém que decidiu ir ao encontro com Deus. Estava enganada. As pessoas pensam que Deus pode ser encontrado em algum lugar no além e não entenderam, ainda, que Deus, causa causal de tudo que existe está em tudo e em todos e que para se chegar até ele é preciso descobri-lo em nossa intimidade, na nossa consciência desperta, superando as mazelas e carregando a nossa cruz.


“Se quiseres me seguir, toma a tua cruz e segue-me”


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário