quinta-feira, 15 de abril de 2010

Uma Boa Nova no Ar



Uma Boa Nova No Ar
(Reynollds Augusto Cabral)

Gerador de Stéreo. Este é o nome que se dá ao aparelho eletrônico que , digamos, qualifica o som das ondas emitidas em freqüência modulada. Com ele o som fica mais límpido, os canais distribuídos dão uma sensação agradável. A nossa Rádio Boa Nova FM adquiriu recentemente esse aparelho e o seu som melhorou de sobre maneira.

No dia em que me dirigi para emissora, que é quase minha vizinha, o radialista ALBERTINO me disse que naquele dia não poderia ser levado ao o programa MÚSICA E MENSAGEM que vai ao ar todas as quartas e sexta pelas 17h00min h, apresentado por mim e o jovem amigo Danilo, rapaz de futuro, pois a Rádio estaria fora do ar para manutenção em que seria ligado o “famoso” gerador de Stéreo. Fiquei Feliz. É preciso ,também , registrar que a emissora na internet, melhorou de qualidade possível.

A Rádio Boa Nova tem história e surgiu há mais ou menos dez anos atrás com a idealização de TITICO PEDRO em um tempo difícil, tendo em vista os óbices legais para se permanecer com qualquer Rádio no ar. A comunidade não tinha acesso direto a nenhuma emissora e é extremamente difícil administrar uma Rádio e mantê-la no ar. Ele foi um dos precursores, como o Crispim Pessoa que ousava e levava para a nossa querida Itaporanga nos anos setenta/oitenta, aquela que foi a primeira emissora que encantava e deixava admirado o povo da zona rural. Mesmo indo de encontro à lei. Crispim sustentava esse sonho e animava os dias e noites do povo humilde de Itaporanga. Meu avô ANTÔNIO AUGUSTO DE CARVALHO, sempre pela manhã ligava o rádio e eu na condição de criança ficava admirado com aquela voz grave e aquele dom natural que Crispim tinha.

- São 07 horas em cima da pinta.

Quando o movimento em prol de Rádio Comunitária começou a ser ventilado víamos aí uma abertura de suma importância para que pudéssemos constituir uma Rádio Legalizada. Convocamos a sociedade para conseguirmos a concessão. O processo de solicitação tinha a assinatura de muitos setores da sociedade, Núcleos Rurais, Escolas Públicas, Escolas Particulares, Igreja Católica, Igreja Evangélica, Centro Espírita, representantes dos poderes constituídos. Ministério Público, na pessoa de sua então representante DR MARIA DO CARMO e pessoas, muitas e muitas pessoas. Não foi a toa que conseguimos a concessão “facinho” e suplantamos outras entidades que pleiteavam a autorização exatamente pelo apoio em massa da comunidade à FUNDAÇÃO ANÁLIA RODRIGUES e aí surgiu a BOA NOVA. A Boa nova da informação, da diversidade, da unidade e da conscientização.

O processo foi entregue ao Ministério das Comunicações, mas estava demorando demais a serem dirimidas as dúvidas e concedida a concessão a quem de direito. A ansiedade não nos deixava esperar e foi que o advogado TITICO PEDRO peticionou ao judiciário local para que concedesse uma autorização provisória em sede de liminar, apreciada pelo então Juiz Dr. Paulo Sandro e colocamos a nossa Rádio Boa Nova no ar, como um transmissor caseiro de pouca potência, se não me engano 4 Watts, que era pouco, “muito pouco”. Só dava para chegar à zona urbana e muito ruim.

O tempo passa e precisávamos de um transmissor de 25 watts, determinado para o funcionamento das rádios comunitárias. Mas cadê o Dinheiro?. Nesse tempo o transmissor era muito caro e encontramos um menos caro na Apel de Campina grande, mas não dava para comprar o gerador de stereo, que hoje, mais de dez anos depois conseguimos. Reunimos uma turma boa, Titico, eu, José Campos, o inesquecível Fernão Dias, o grande Nivaldo Freitas do TRT e outros que me falha á memória e conseguimos comprar o transmissor. Nossa Rádio ficou mais potente e a cidade ficou admirada com o som que apesar de não ser stereo tinha muita qualidade. Passamos uns meses no ar.

A questão processual não estava solucionada, pois se dizia que o juiz de primeiro grau da Justiça Estadual era incompetente para dar tal autorização. Fundamentávamos diferente em apoio com outros doutrinadores. O Direito tem disso, quanto melhor a argumentação legal, mais aproximação com o direito perseguido. O mundo da argumentação jurídica é o mundo das possibilidades.

A Anatel cassou a liminar no Tj, mas não fomos intimados da decisão e eles resolveram de logo convocar a Polícia Federal para aprender os equipamentos e fecharam a Rádio e ainda de sobra TITICO PEDRO foi indiciado em inquérito Policial federal . Nessa hora muita gente pulou do barco, mas ele foi até o fim e sabendo de que estava amparado pela lei, com os seus conhecimentos jurídicos de advogado bom que é, sustentou a sua defesa até o fim e conseguiu com decisão judicial posteriormente receber os equipamentos de volta, intactos e apenas sem funcionamento. Poderia muito bem ter reconhecido a culpa para que o processo fosse extinto de acordo com a Lei do Juizado Especial e se esquivar dessa , mas enfrentou a conjuntura contrária, não reconheceu a culpa interessado em receber os caros aparelhos em futura decisão de mérito. Ganhou a batalha e recebeu tudo de volta. O juiz reconheceu a sua inocência.

Agora com tudo resolvido ventilou-se a possibilidade de pleitear outra liminar, o que ele foi contrário de imediato, aguardando o resultado definitivo de Brasília. Esperou, ganhamos , e hoje está aí no ar a RÁDIO BOA NOVA de Itaporanga, em que todos os setores da sociedade participam. Núcleos Rurais, Igrejas (qualquer uma delas), Centro Espírita, Alcoólicos Anônimos, situação, oposição, ateu, religiosos, quem pensa de um jeito e quem pensa de outro e borbulha as vertentes de idéias. Sem falar dos grandes locutores que fizeram escola na NOSSA RÁDIO e tudo mais...

Tem-se muito para contar do nascedouro dessa Radio Boa Nova... que é a Rádio do Povo

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário