quarta-feira, 7 de abril de 2010

O RELÓGIO DE CORDA

Relógio de Corda
( Reynollds Augusto)

Eu sempre digo que o relógio foi uma criação de gênio e apesar de registros históricos indicarem a sua origem em momentos diversos, o grande GALILEU GALILEI foi em verdade quem aperfeiçoou essa invenção. Galileu foi aquele cientista que conclui que a Terra não era o centro do universo, como defendia a igreja em tempos obscuros do alto da sua empáfia. Ele contribuiu muito para o nosso avanço científico.

Mas hoje não é que o meu relógio parou novamente e eu fiquei meio que perdido para desenvolver as minhas atividades. Ainda bem que temos o celular, que “fala”, mas também “diz” a hora e outras “coisitas” mais, induzindo o povo desavisado a consumir, nos indicando necessidades que definitivamente não temos e “encharcando” o nosso sofrido planeta de Lixo e temos também o computador, companhia dos tempos modernos. Resolvi que iria trocá-lo ( o relógio) , pois as baterias que compro, apesar do vendedor sustentar que são novas, está deixando as horas para trás e estou quase que perdendo os compromissos. Se não fosse o celular ou o computador, sei não...

Mas saí à rua procurando um bom relógio para me auxiliar nos meus compromissos e como uma coisa puxa a outra e um pensamento nos leva ao passado me lembrei do velho “relógio de cordas” do meu saudoso avô Antônio Augusto de Carvalho. Aquilo é que era relógio. Bastava ao acordar dar umas poucas cordas e ele trabalhava o dia todo sem parar, sem atrasar e satisfazendo o seu dono. Diferente desses relógios modernos cujas baterias não prestam e se transformam em mais uma fonte de lixo para o nosso planeta que ainda é a morada de espíritos atrasados como eu e você. Mas isso vai mudar, segundo o nosso querido Jesus de Nazaré.

Mas a corda é uma espécie de estímulo, uma motivação, para que sejamos impulsionados para frente. Há uma versão pejorativa do uso desse substantivo quando impele alguém a realizar algo desagradável, mas isso é a exceção. Jesus sempre nos deu corda:

- “Vois sois deuses, poderei fazer tudo isso que faço e muito mais... se o quiserdes”

A corda é o despertar dos valores do espírito que aciona as potencialidades íntimas que temos, mas que poucos sabem disso. A corda é o projeto de vida elaborado, o objetivo a atingir, a persistência na busca de nossos anseios. A corda nunca nos faz desistir, como diz a nossa amiga Luzia, em sua persistência para que os nossos representantes sejam impulsionados pela corda da consciência, a lutarem pela UFCG. As suas reflexões nos dão corda para sustentar esse sonho que é de todos nós e incita os nossos representantes a não pararem de se movimentar na concretude desse ideal, não deixando que o “relógio” atrase.

Essas reflexões também dão corda ao cidadão pra que ele fique “de olho” em quem anda atrasado pelo progresso do Vale do Piancó e especialmente Itaporanga e temos muito por fazer, senhores políticos!, mas é preciso começar pelas prioridades e a UFCG é uma delas, já muito atrasada.

Não consegui encontrar um “relógio de corda” parecido com o do meu avô Antônio Augusto, mas ainda tenho corda e todos os dias Luzia me dá mais corda para que, como ela. jamais desista. Continuarei com "corda" para encontrar meu "relógio de corda".
Senhores não fiquem atrasados.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário