terça-feira, 21 de abril de 2009

Colégio Monteiro Lobato - 20 anos fazendo história

O Colégio Monteiro Lobato, na cidade de Itaporanga, realizou nesta segunda (20) brilhantemente a V Feira do Conhecimento, este ano mostrando toda a história do educandário nestes vinte anos de sucesso e contribuição essencial na formação da educação local, onde já temos dezenas de profissionais surgidos lá e hoje desenvolvendo seus conhecimentos Brasil à fora.

O evento realizada no próprio educandário, durante o dia inteiro, contou com participação em massa da população itaporanguense que ficou maravilhada com a mensagem passada. Na verdade, uma demonstração in loco de como se formar cidadãos através da educação bem preparada, contextualizada, dinâmica e ensinada de maneira clara e objetiva.

O Colégio Monteiro Lobato tem como propriétária e diretora, Maria do Carmo Lima Mendes (Tia Kall) e conta com um excelente corpo de profissionais capacitados e dedicados, responsáveis pelo sucesso de muitos Feras. Confira, abaixo, alguns momentos da 'Feira' e detalhes da história do educandário.

Em março de 1985, Kátia Lúcia Fonseca Pinto Brasileiro e Maria das Graças Rodrigues fundam o "Mundo Encantado da Criança". Em um prédio alugado e situado à Rua Osvaldo Cruz, iniciaram-se as atividades escolares apenas com a ducação Infantil.Em 1988, já sob nova administração, da educaroda Maria Izete Pires Silva, implantou-se a 1 série do Ensino fundamental. Acima ilustração da primeira sede do educandário. Kátia Brasileiro (fundadora) e Mª do Carmo Mendes/Tia Kall (atual proprietária e diretora)
Em junho de 1990 o Mundo Encantado da Criança (foto acima com ilustração da primeira sede) passa a se chamar Colégio Monteiro Lobato. O que há de novo não é apenas o nome, mas também a proprietária, Maria do Carmo de Lima Mendes (Tia Kall), foi se integrando, se envolvendo com a proposta pedagógica, professores, alunos e pais, quando percebeu que estava na direção do referido colégio.Transcorridos dois meses de nova administração, o atual prédio não comportava os novos alunos e funcionou provisoriamente até o término do ano letivo no prédio do Centro Pastoral, cedido pelo então vigário Padre José Sinfrônio de Assis Filho (Monsenhor Zé Sinfrônio, já falecido). Em 1991, foi implantada totalmente a primeira fase do Ensino Fundamental e passou a funcionar em um imóvel alugado, localizado na Praça Frei Martinho nº 72. Em janeiro de 1995 foi implantada a 2ª fase do Ensino Fundamental. Este foi um ano em que o colégio passou a funcionar em instalações próprias, com área construída de 1.650m x 980m. Em fevereiro de 2003, para atender a um antigo e reincidente apelo dos pais foram implantadas a 1ª e 2ª série do ensino médio. Mas em fevereiro de 2004 implantou totalmente o ensino médio, passando a escola a funcionar manhã e tarde nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e firmou parceria com o sistema GEO de Ensino.Durante a construção dessa história o Colégio Monteiro Lobato, sempre esteve empenhado em ofertar não apenas um conhecimento científico e intelectual, mas também um conhecimento que culminasse em uma vida cidadã.Na Sala da Saudade os atuais alunos relembravam, através de exposição, a trajetória e passagem de professores e alunos de ontem, já falecidos, numa bela homenagem às suas memórias.Sala da saudadeNa foto acima, a equipe de professores do Instituto Educacional Monteiro Lobato, durante encontro com a equipe pedagógica do GEO (parceiro do eduncandário), ano passado.

rpscom

2 comentários:

Em todos os eventos realizados no colegio monteiro lobato sendo um orgulho em termos uma colegio com competencia e responsabilidade aqui em itaporanga.

Muito legal o trabalho realizado do Colégio monteiro Lobato. Sou professor de Geografia da rede pública de ensino em São Paulo e fico muito orgulhoso em saber que em Itaporanga, cidade onde nasci, tem um ótimo Colégio com grande qualidade de ensino. Abraços a todos. confira o meu blog, o endereço é: geografiaefilosofia.blogspot.com.

Postar um comentário