quarta-feira, 15 de abril de 2009

Uma criaçao de Gênio.



Uma Criação de Gênio

( Reynollds Augusto)


Não resta dúvida que o psiquismo divino encaminha a humanidade para o seu fim maior que é encontrar o equilíbrio em seu maior sentido. Isso me fez relembrar as imorredouras palavras do Cristo, “nenhuma das ovelhas do meu Pai se perderá”.


Pensar que Deus está cochilando com as arremetidas dos maus é um grande engano. O pai, como asseverava Jesus, sabe encaminhar as suas ovelhas ao aprisco prometido. A grande verdade é que estamos constantemente aprendendo, pois a Terra é também uma escola e vez por outra ele permite que espíritos luminares reencarnem por aqui para ensinar a humanidade dar uma guinada em busca do equilíbrio.São os professores da sabedoria que fazem com que os homens pensem com mais presteza sobre o objetivo da existência. Muitos, ainda, estão adormecidos e Jesus disse que muitos “ouvem, mas não escutam; olham, mas não vêem”, por enquanto.


Os seres a que me refiro são os mestres da ciência, da filosofia que passam pela Terra e deixam ou deixaram o seu perfume no ar. O maior deles foi Jesus de Nazareth, dentre tantos outros.


Vieram à Terra para mudar o seu destino e levá-la à promoção tão falada pelos emissários do alto. Os promovidos serão aqueles que fomentam o bem, a justiça, o amor, o perdão e que na realidade são muitos, mas que ficam escondidos devido às escolhas sensacionalistas de uma imprensa que busca ainda espargir o caos, a dor e tudo mais que nós espíritos atrasados ainda compramos.


Uma invenção de gênio que se aperfeiçoa paulatinamente e à medida que o ser humano cresce foi sem duvidas o Estado de Direito. Uma ficção que veio trazer paz à sociedade e que se aperfeiçoa à medida que a humanidade cresce em busca da Justiça. Platão e Aristóteles foram os defensores dessa idéia. A profundidade da questão deixa margens a muitas interpretações, pois é difícil definir Justiça. Platão, por exemplo, diz que a idéia de justiça deve estar ligada à felicidade, mas não racionaliza sobre a questão. Aristóteles no livro “Ética a Nicômaco” a identifica com o justo, no sentido de igual resultando em um conceito subjetivo.


A grande verdade é que essa questão não foi solucionada em definitivo. Mas justiça, com certeza, não era aquela de outrora onde o mais forte subjugava o mais fraco impondo a sua vontade pela força e fazendo com que o “seu direito” fosse adquirido por imposição.


Eis que surge o Estado de Direito, que é uma terceira força que surge na relação de conflitivo para “dar a cada um o que realmente é seu,” como lembrava a nossa promotora Maria do Carmo em seus debates fervorosos no Tribunal do Júri de Itaporanga.


Na realidade o Estado de Direito tem menor expressão que o Estado Democrático de Direito. Mas o aperfeiçoamento do Direito em busca da Justiça é uma constante entre todos nós que almejamos encontrar a felicidade em sociedade. Mas o que é a Justiça? É difícil conceituar o que é justo, pois em dado momento pode sê-lo e em outro pode não sê-lo. Quem se arvora em me responder?


Ela ainda hoje continua sem respostas.O Livro dos Espíritos, codificado por Allan Kardec, tem uma resposta pertinente dos Espíritos iluminados às perguntas feitas por ele:


Questão 875: Como se pode definir a Justiça? Resposta dos enviados: A Justiça consiste em cada um respeitar os direitos dos demais.


Sub pergunta “a”: Que é o que determina esses direitos? Duas coisas: a lei humana e a Lei Natural.Tendo os homens formulado leis apropriadas a seus costumes e caracteres, elas estabeleceram direitos mutáveis com o progresso das luzes. Vede se hoje as vossas leis, aliás, imperfeitas, consagram os mesmos direitos que as da Idade Média. Entretanto ,esses direitos antiquados , que agora se vos afiguram monstruosos, pareciam justos e naturais naquela época.


Nem sempre,pois, é acorde com a Justiça o Direito que os homens prescrevem. Demais, este direito regula apenas algumas relações sociais, quanto é certo que, na vida particular, há uma imensidade de atos unicamente da alçada do Tribunal da Consciência.


O Estado de Direito é uma criação de gênio. O Estado Democrático de Direito mais ainda. Aos poucos vamos nos encaixando no progresso das luzes e a Justiça vai permeando cada vez mais o nosso direito.Vamos dar vivas a Platão, Aristóteles, Montesquieu, Locke e tantos outros que vieram à Terra com o objetivo de sairmos da infância da humanidade. Saibamos que Deus sabe por aonde nos conduzir e que os acidentes do caminho é por conta nossa. Da nossa imaturidade espiritual.



PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário