terça-feira, 21 de abril de 2009

Pitanga criador de Itaporanga!!!!......


Por Saulo em 21/4/2009

MEU CARO LUCAS.

Muitas vezes sinto falta das suas epístolas e sou obrigado a fazer igual ao povo da Índia, recorrer a sabedoria dos mais sábios e mais experientes para seguir em frente com a minha caminhada.

Lendo o nosso Itaporanga net me deparei com a mensagem 1421, onde o nosso conterrâneo Francisco Alexandria, faz apologia à Praxedes Pitanga, citando-o, inclusive, como o criador de Itaporanga. Será? Acho que os meus pais, meus irmãos, meus professores me ensinaram diferente.

Aprendí que na década de 30, Pitanga por pura necessidade política, apenas mudou o nome de Misericórdia para Itaporanga e segundo uma tia que gostava da história da cidade, ele agiu assim para ferir seu adversário político, Dr. José Gomes que na época se revelava como o verdadeiro lider de Misericórdia e que trazia ao seu lado um jovem médico que ele lançou que foi o Dr. Balduino Minervino de Carvalho.

Como prefeito, Pitanga fez muito pouco e até dá para contar:

1 - A casa que o Alexandria se reporta e que ficou sendo uma propriedade particular;
2 - O Grande Hotel que também ficou sendo de sua propriedade;
3 - O prédio do hospital que nunca funcionou enquanto Pitanga foi político e que só veio a funcionar quando João Agripino foi Governador da PB e lançou Adailton Teódulo para derrotar a oligarquia de Balbuino ou seja, 32 anos depois;
4 - A sapata de um clube que também ficou sendo de sua propriedade e que foi vendido a sociedade de Itaporanga quase quarenta anos depois e que hoje é o Itaporanga Clube, cujo mérito de sua construção deve-se a uma briga entre o Dr. Galdêncio Mendes e o então presidente do Atlantida Clube Heleno Feitosa Costa;

clique para ampliar

5 - O antigo Mercado que apesar de uma Arquitetura Considerável, funcionou precariamentedurante muitos anos e que na gestão de Sinval Pinti foi derrubado e construido numa área bem menor, já que aqueles predios vizinhos ao mercado foram construidos no terreno do mercado e ninguém até hoje sabe como.

Eis as obras de Pitanga e até acho que o mesmo não foi um bom Político. Madruga sim, esse meu caro Lucas foi um político de nome para o Estado e fez muito pelo desenvolvimento da Região. Poucas pessoas sabem que Madruga morreu pobre na forma da Lei. Sua esposa Teogení, não ficou com nada e seus filhos até desempregados ficaram.

Francisco Clementino de Carvalho foi outro que trouxe para Itaporanga: Agua saneada, Energia de Coremas e calçou Itaporanga quase toda, na época, continuando uma obra começada por Sebastião Rodrigues.

Adailton Teódulo, José Will, José Silvino todos foram mais políticos e mais decisivos para o desenvolvimento de Itaporanga do que Pitanga. Quero que fique bem claro para os Leitores deste sítio, que Praxedes não criou Itaporanga e foi apeans uma figura folclórica para a história de nossa cidade.
.

0 comentários:

Postar um comentário