sábado, 25 de abril de 2009

O Poeirão está chegando

.

Uma tradição de 34 anos e que a cada nova edição ganha mais força.

Faltam poucos dias para o 1º de maio, mas o trabalho para organizar o Poeirão começou cedo. “É um evento muito trabalhoso pela dimensão que alcançou nos últimos anos e pela importância que representa para Itaporanga”, comenta Damião Pereira de Sousa, presidente do Atlântida Esporte Clube, entidade responsável pela realização do evento futebolístico.

Damião assumiu a presidência do Atlântida no início de fevereiro e o Poeirão será seu primeiro grande desafio administrativo. “Há muitos dias nós estamos trabalhando na organização, e já visitamos todos os municípios do Vale convidando pessoalmente as autoridades, as equipes e a população de cada cidade”, diz o presidente, que espera contar com a cobertura da imprensa televisiva do Estado: “nós convidamos a TV Paraíba e a Correio, porque nosso intuito é levar o torneio, considerado um dos maiores do país, além das fronteiras da região”.

Este ano algumas mudanças vão ocorrer para melhorar a organização do torneio, entre as quais o estabelecimento do dia 30 de abril como data limite para a equipe fazer sua inscrição, que tem um custo de 100 reais. Melhorou também a premiação em dinheiro: serão 5.700 reais. A equipe campeã receberá 3 mil, além do tradicional troféu gigante.

Uma outra novidade está reservada para a abertura do Poeirão: o desfile das equipes, do Atlântida até o estádio O Zezão, palco maior do evento, será acompanhado por um trio elétrico com música ao vivo. E o time que desfilar vai ter um abatimento de 20% no preço da inscrição. Quem for ao estádio também vai ganhar prêmios: camisetas e bonés serão distribuídos para a torcida.

A expectativa do presidente do Atlântida é que o número de equipes inscritas ultrapasse uma centena. “Nossa expectativa é a melhor possível”, enfatiza Damião de Duvan, como é popularmente chamado, ao agradecer o apoio do comércio de Itaporanga, “que é nosso grande parceiro na realização do Poeirão”.

Mas o torneio não é somente futebol: é festa, é bebida, é comida, é encontros e reencontros, é integração entre sítio e cidade e entre os municípios regionais. O Poeirão se traduz em um grande acontecimento sócio-esportivo.

São vários dias de disputa e em campo centenas de times. Fora dele muita farra e diversão. É o período em que Itaporanga mais recebe visitantes do Vale: bom para o comércio.

O Poeirão também é um fato político: todo ano, e neste não será diferente, algumas das maiores autoridades políticas e administrativas do Estado e da região participam da abertura do campeonato amador.
Folha do Vale - fotomontagem: Ariosvaldo - Foto: Rainério

1 comentários:

JOSEMAR: SEREMOS CAMPEAO.
NO MARANHAO NA CIDADE DE TUTOIA NORTE DO ESTADO, TEM UM CLUBE COM O NOME POEIRÃO ESPORTE CLUBE. CAMPO PROPRIO TEMOS OITO ANOS DE VIDA DISPUTAMOS ALGUNS TORNEIOS IMPORTANTE, CONSEGUIMOS EVOLUIR NOS ULTIMO DOIS DOIA ANOS. ESTAMOS JUNTOS NESSA

Postar um comentário