domingo, 12 de abril de 2009

Os famosos pensamentos



( Reynollds Augusto )

Na sociedade contemporânea é preciso aproveitar com maestria pensamentos que formam princípios a nortear os caminhos da humanidade. Há muita informação e há um trabalho literário de muita monta, que não nos permite o aprofundamento detalhista em seus meandros para que possamos aprende e logicar sobre qualquer tema, formando opinião abalizada.


A verdade é que temos pouco tempo para realmente aprendermos, para evoluirmos. Quando o fazemos, aproveitamos de maneira capenga tudo isso. No mundo contemporâneo há muita informação e pouca interiorização. O tempo ficou mais exíguo e nos parece ser de bom tom aderirmos aos princípios que regem a vida, para que possamos pautar o nosso comportamento por suas diretrizes que abarcam o essencial.


Um pensamento interessante e que nos faz refletir foi do grande Blaise Pascal que viveu entre 1623 e 1662. Pascoal era um físico, Filósofo e escrito francês. Ele disse certa vez: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”.


Interessante, não?! Pascal embasava seus pensamentos pela razão que simboliza o cérebro, estando ligado sempre ao concreto, ao palpável; e pelo sentimento, que é representado pelo coração, buscando o inebriante. O “coração” consegue equilibrar as decisões e o “cérebro” racionalizar essas decisões, tornando-a mais justa.


Tem uma frase de Jesus que permite interpretações diversas: “Ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo”. O Reino de Deus é o encontro com a plenitude, com a felicidade. Esse “reino” é perseguido pelas religiões onde muitas interpretam de maneira equivocada. Na época houve um doutor da lei que redargüiu a Jesus: “Mas senhor! como pode um homem já velho voltar a ser jovem, adolescente, criança e voltar à barriga da mãe para nascer de novo?
E Jesus asseverou:
- Nicodemos se tu não consegues entender as coisas da Terra, como entenderá as coisas do “céu”?


Nicodemos não estava preparado para entender sobre a reencarnação. Se Jesus a explicasse também não entenderia. Ainda hoje há quem não entenda ou não quer entender! Mas deixemos que no tempo certo a ciência reformule seus conceitos ou melhor, os amplie. Muitos cientistas já não têm mais dúvidas sobre essa verdade. O ciclo nascer, crescer, reproduzir e morrer vai se acrescentado por mais um fenômeno: reencarnar. Uma vidinha de 100 anos (tô sendo otimista) não dá para nada. Mas as verdades são expostas a contas gotas e muita luz em olhos desprotegidos ofusca a visão.


Outra frase interessante foi a de Sócrates. Filósofo grego, um precursor da Doutrina Espírita. Disse ele: homem conhece-te a ti mesmo.


É muito difícil o conhecimento de si mesmo e ainda há pessoas que bradam conhecer o outro. O homem por não realizar esse procura íntima se submete às ilusões do caminho e se torna impressionável aos apelos dos outros e da mídia que em muitas vezes engana e não esclarece.


Outro pensamento interessante é que “Deus é a causa causal de tudo”. Tudo principiou com esse ser que chamamos Deus e que o homem, de maneira ignorante, lhe deu características humanas. Na visão de muitos grupos religiosos ele age irresponsavelmente e tem defeitos humanos que nem parece ser o Deus que principiou tudo. É uma idéia antropomórfica onde esse ser tem preferências e que castiga seus filhos indefinidamente, quando cometem erros, reflexos de sua imaturidade. Esse pensamento primitivo ainda existe pontualmente no pensamento de muita gente.


O nosso querido Buda, responsável por uma guinada de grande monta para o pensamento humano já nos disse que “a morte e a imparmanência são os maiores mestres que alguém pode ter”. Essa expressão nos faz refletir sobre a fragilidade humana e nos permite compreender onde estão os verdadeiros valores. Como a vida física é impermanente nada mais justo do que irmos em busca do permanente que é o valor maior do espírito que imortal e que sempre permanece, pois Deus nos criou a todos para imortalidade. Deus é eterno, porque não teve começo e não tem fim e nós, espíritos encarnados ou desencarnados, somos imortais, pois tivemos um começo, mas não temos fim.


Quando entendemos a vida tão somente pela visão material, ela se torna um fardo pesado e sem sentido. Quando procuramos descobrir porque estamos aqui, de onde somos egressos e para onde vamos, tudo fica mais límpido.


Muitos são as pérolas e pensamentos que nos faz refletir e crescer em espírito. Escolhamos aqueles que servem de diretrizes para nossas vidas. Caminhemos... Mas sabendo para onde se vai.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário