terça-feira, 21 de abril de 2009

Entrado no Diálogo do Saulo com Lucas


Por Francisco C Alexandria em 21/4/2009

Meu caro Saulo, permita me entrar no diálogo entre você e o seu companheiro Lucas, permita - me, também, que eu o chame assim de você. Vamos acabar com as formalidades e dar ênfase ao DEBATE, é isto que eu acho rico em Democracia, um site como esse, que podemos expor nossas idéias (desculpe o acento de i-d-e-i-a), pois tudo, na dinâmica desse mundo, muda; tudo passa, não é mesmo?. Eu sei que você é um itaporanguese, um intelectual, um profundo conhecedor da história do município. Assim como nosso amigo Lucas, mas não entendo por que vocês usam pseudônimos. Fico feliz em ter respondido minha mensagem, pois a intenção dela foi incentivar ao debate.

Caro Saulo, eu não sou seguidor do Praxedes Pitanga não. Na minha frase “a impressão que tive foi a seguinte: Itaporanga teve como pai e criador Praxedes Pitanga e foi cuidada até Soares Madruga”. Tem um Pouco de exagero. Mas, convenhamos o “danado” do Velho impressiona a gente. A Biografia do Praxedes Pitanga é encantadora.
Confesso que a minha impressão sobre ele foi meio apologética, mas, ponderemos: até mesmo você citou 05(Cinco) feitos do Praxedes Pitanga: Casa, Hotel, Hospital, Clube e Mercado. Imagine isso tudo na época dele?

A casa (bangalô do Pitanga) é uma concretização de um projeto. Veja se “Por que Itaporanga se chama Itaporanga” no itaporanga.net. pois, no esboço das primeiras cidades, a tendência era seguir o Rio Piancó; sentido Norte/Sul da cidade. Teria que ter alguém que pensasse, de forma brilhante, a mudar o curso da cidade no sentido Leste/Oeste. A idéia foi do Pitanga, a execução foi do Pitanga.

Quando falo em pai criador eu exagero, mas criar um nome bonito e indígena como Itaporanga,registrá-lo é também ser Pai, é também ser criador.Veja: Misericódia Velha, Misericódia. Esse nome((Misericódia) não soa bem como Itaporanga. Concordo com o criador do nome Itaporanga, um nome mais interessante, mais garboso e indígena.Existem os pais que fazem e os, que criam.

Aprendi também um pouco da história da cidade da fundação com Joaquim carnaúba, João Medeiro, Alexandre Gomes da Silva e Padre Lourenço. Conheci as grandes contribuições dos governantes como Sinval Pinto, Adailton Teódulo etc.

Mas a minha intenção foi de mostrar que Itaporanga parou no Tempo, que a economia privada cresceu e a cidade está meio que parada e carente. Falta muita vontade política, falta planejamento, falta políticos como os citados, falta Escola Técnica, Falta Universidade etc.

Se Soares Madruga não amealhou riquezas para deixar seus descentetes deitados na grana, é sinal que não foi corrupto; Praxedes Pitanga morreu com mais de 90 anos, morava sozinho, vivia isolado. Será que foi a sina?

Abraços a Vocês todos irmãos itaporanguese;
Francisco C Alexandria
Foto: Arquivo pessoal de Rainério

0 comentários:

Postar um comentário