sábado, 25 de abril de 2009

Força Política da Região da Bacia do Rio Piancó (Vale do Piancó)


Por Francisco C Alexandria em 25/4/2009

A Região do Vale do Piancó é composta pelos seguintes municípios: Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaraci, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, S. Mangueira, S. Garrotes, S. J. Caina e Serra Grande. Ao todo são vinte municípios pertencentes à região, salvo a minha memória.

Nas últimas eleições do ano passado (2008) o Vale do Piancó possuía inscritos 119.696 segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. A região é pouco povoada, mas um número bastante expressivo de eleitores. Foram eleitos nessas últimas eleições prefeitos e vereadores para os municípios citados, assim como em outras regiões da Paraíba, como também em todo Brasil.

Os maiores municípios, em número de eleitores, são: Itaporanga, Conceição, Coremas e Piancó. Estes possuem as seguintes quantidades de eleitores com dados extraídos do TSE, 16.176, 13.148, 11.539 e 11.035 nessa ordem. Portanto, a grosso modo, pode se extrair os pólos de influencia política dessa região pelos municípios ora citados. Sendo o maior, pelos números, Itaporanga.

Uma análise, levando-se em consideração a influencia histórica, aproximada teria os seguintes municípios polarizados por Itaporanga: Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Nova Olinda, Pedra Branca, Santana de Mangueira, Caiana e Serra Grande. Somente com estes municípios citados e incluindo Itaporanga, teriam, segundo dados extraídos do TSE, 47.658 eleitores. Muitos eleitores, quantidade suficiente para influenciar na Assembléia Legislativa Estadual e, por tabela, no Congresso Nacional.

Bom... mas, as necessidades das pessoas dessa região cresceu, a economia do Brasil, também, cresceu até o terceiro trimestre do ano de 2008, cresceu a poluição do Rio Piancó, cresceu a quantidade de famílias necessitando por moradia, cresceu a quantidade de motos circulando e matando os próprios condutores, cresceu a necessidade por água, cresceu o desmatamento da Caatinga, cresceu a necessidade por saúde e cresceu a criminalidade.

Sabendo se que as crises do Capitalismo são cíclicas, logo mais teremos recuperação econômica e, por conseqüente, os problemas vão aumentar mais uma vez, portanto, a população de região precisa urgentemente de representação política, dela mesma, na assembléia estadual e no congresso nacional. E, ai está mais um problema, uma crise de representação. O Vale hoje está sem representação expressiva. Necessita-se de um ser político que entenda a real necessidade da região, que leve os problemas da região às tribunas e que traga solução para os problemas citados... e não são poucos os problemas.

Em 2006 tivemos somente um candidato a deputado estadual eleito por essa região tão rica em votos, o deputado Branco, eleito pela a sigla do PFL na época. Esse, parece que nem pertence aos pólos de influência citados aqui. Tivemos para deputado federal Wilson Braga eleito pelo PMDB, lá de Conceição, mas exerce influência em toda Paraíba. Mesmo assim, a representação dos pólos de comando continua muito fraca.

É preciso que todos habitantes dessa região, e, ai, eu me excluo dessa, escolham representantes deles mesmos. Pois eu não sou eleitor do Vale, eu me encontro fora, mas mesmo assim, eu me preocupo com a região. Eu temo que num futuro próximo, se nós não cuidarmos de nós mesmos, podemos deixar o Vale em situação pior do que ela se encontra hoje, e pior, perdermos o bonde da história.
.

0 comentários:

Postar um comentário