quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Blog de Itaporanga usa imagens do CatingueiraOnline para publicar inverdades

Fui surpreendido hoje pela manhã por várias ligações e e-mail’s de amigos que me alertavam o que estavam fazendo com imagens exclusivas do CatingueiraOnline para fazer política através de blog’s da imprensa regional, mais precisamente da cidade de Itaporanga.

Pessoas estão usando fotos tiradas por mim nesta terça-feira para tentar iludir os internautas e até mesmo tentar passar informações mentirosas a colegas que fazem parte da imprensa estadual.

O fato em questão se deu por conta dos panfletos que foram jogados em várias ruas das cidades do Vale do Piancó.

Ontem a tarde (terça-feira, 26) o helicóptero do candidato José Maranhão (PMDB) sobrevoou várias cidades do sertão, inclusive a cidade de Catingueira

Em Catingueira sobrevoou por várias vezes a cidade onde jogou inúmeros “santinhos” de José Maranhão, que também continha a imagem de Dilma e panfletos onde Maranhão agradece os votos recebidos e pede apoio para o segundo turno.

Pois bem, tirei várias fotos, e fiz uma matéria sobre este fato. Postei inclusive fotos que aparecia o cara que estava no helicóptero, jogando os santinhos. A matéria recebeu o nome de “CAMPANHA PELO AR: helicóptero que faz campanha de Maranhão sobrevoa Catingueira”

Hoje pela manhã a cidade de Catingueira amanheceu toda suja com vários panfletos que tentavam passar para todos a, suposta opção religiosa do candidato Ricardo Coutinho (PSB). O texto aparecia com o seguinte título: “A verdade da aliança de Ricardo Coutinho com as forças do mal”, que inclusive fiz uma matéria com o seguinte título: “Panfletos contra Ricardo são jogados também em Catingueira”.

Segundo o site folha do vali, a aeronave também passou por Itaporanga onde “no impresso eleitoral, Maranhão agradece os votos recebidos e pede apoio para o segundo turno, que ocorrerá neste domingo”.

Pois bem, para minha surpresa um blog da cidade de Itaporanga, que tem fama de publicar inverdades, e principalmente, plagiar textos, informações e imagens alheias, além de ter plagiado imagens do catingueiraonline que mostravam claramente o helicóptero sobrevoando Catingueira, jogando “santinhos” do ar, ainda fez uma verdadeira encenação para tentar iludir o internauta e mostrar que as fotos (do catingueiraonline) tiradas em Catingueira, mostravam o “helicóptero jogando os panfletos nas outras cidades do Vale”.

Ou seja, o responsável pelo blog, copiou duas fotos nossas, onde mostra o helicóptero jogando “santinhos” em Catingueira, não deu os créditos como sempre, plagiando ainda se referiu dizendo que minhas fotos, mostram “helicóptero jogando os panfletos em Itaporanga".

Segundo o Blog Portal do Vale, “...em algumas cidades do Vale do Piancó, a exemplo de Itaporanga e Catingueira, o que foi jogado pela a aeronave foi um panfleto de agradecimento ao povo da Paraíba pelo candidato a reeleição, ao governo estado. Não adianta com mentiras, criar factóides e tentar enganar a toda a incauta imprensa paraibana e o pior, roubar imagens de outro site e querer passar como suas, isto sim, é crime previsto em Lei”.

Eu me sinto bastante ofendido pelo fato este pessoas estarem usando imagens no CatingueiraOnline para fazer suas matérias politiqueiras.

O CatingueiraOnline não tem nenhuma opção política, sempre buscamos publicar matérias dos dois candidatos. Quando percebemos que a matéria possui conteúdo duvidoso, achamos melhor não publicar, até que seja comprovada a veracidade das informações.

Ao copiar matérias completas, pequenos conteúdos ou simplesmente informações exclusivas de algum site para poder fazer sua matéria, o responsável tem por obrigação de citar a fonte de informação, ou citar a quem pertence a matéria ou foto contida nela.

Nós do Catingueira sempre copiamos matérias de outros sites que possam interessar ao internauta, mas sempre colocamos a fonte da matéria, ou seja, o verdadeiro nome de onde foi copiado o conteúdo. Qualquer visitante, após ler alguma matéria, poderá ver no final da mesma, que existe o nome do autor da reportagem. Já tivemos inúmeras matérias copiadas por vários site da Paraíba, porém 90% das vezes, os mesmos postam a fonte, como também nos freqüentemente copiamos matérias dos maiores sites da Paraíba, mas sempre colocando os créditos para que não aconteça de sermos processados por plágio.

“Plágio é crime. E qualquer pessoa que forçar e for pego praticando tal crime poderá pegar de três meses a um ano de prisão ou pagar uma multa por se utilizar de textos, raciocínio, obras e pensamento dos outros sem dar os devidos créditos”

Portanto quando vocês estirem lendo alguma matéria, no rodapé da mesma, verifiquem de quem é a autoria da reportagem. Não temos vergonha de dizer que também trabalhamos com o “CTRL + C e o CTRL + V. mas temos orgulho de dizer que sempre colocamos a verdadeira fonte

É por isto e por outras que as vezes metemos o carimbo nas nossas fotos

Confira as imagens que postamos ontem. Lembrando, as imagens abaixo se referem a Catingueira e não a Itaporanga, ou a qualquer outra cidade do Vale. Portanto, neste dia que as fotos foram tiradas, a mostra sendo jogados "santinhos" em Catingueira


CatingueiraOnline

1 comentários:

oi é com muito grado que vejo este belo blogue!gostei pofunadamente o teu blogue!
tas a fazer um excelente trabalho, existe por vezes tanto para escrever nos blogues!
também tenho um blogue de poker grátis gratis, passa la, e expressa também a tua opiniao em http://bestpokernodepositbonus.blogspot.com/2010/01/poker-source-no-deposit-poker-bonus.html !
vejo que no teu blogue so deverias ter uma Ferramento de traducao. De resto está muito bonito!
abraco

Postar um comentário