duvidas twitter

Muita gente me questiona coisas básicas sobre o Twitter, cuja maioria das respostas não dá para colocar em apenas 140 caracteres. Pensando nisso, hoje, dia do professor, resolvi elaborar esse rápido tira-dúvidas. Espero que ajude a maioria dos usuários.

O que é uma tuitada?
É uma mensagem que você envia aos seus seguidores e que recebe de quem você segue.

O que é reply?
É uma resposta que você dá a uma tuitada.

O que é um RT?
RT é o mesmo que re-tweet, ou seja, é uma tuitada que você recebeu de alguém que você segue e que deseja enviar para os seus seguidores. Para re-tuitar, basta clicar em Retweet.

O que é uma DM?
A Direct Message (ou Mensagem Direta) é uma tuitada secreta e exclusiva para um determinado seguidor. Seus outros seguidores não conseguirão ter acesso a ela.

Como enviar DM para outros usuários?
Basta digitar a letra “D” + o nome de usuário do destinatário (sem a @) + o texto com a mensagem em questão. Assim, uma mensagem privada é enviada e salva em arquivo, separadamente na página do destinatário, e somente ele poderá acessá-la.

O que é # ?
São as tags ou hashtags, espécies de marcadores (temas) de uma tuitada. Clicando na hashtag, o usuário pode ter acesso a todas mensagens postadas sobre o assunto

O que eu vejo na minha home?
* Todas as mensagens abertas das pessoas que você segue
* Todas as mensagens abertas entre as pessoas que você segue
Ou seja, você irá receber tanto as atualizações de quem você segue, quanto os diálogos entre duas pessoas que você segue. Por exemplo: João segue Maria e segue José, então João irá visualizar as tuitadas da Maria, do José e as conversas entre a Maria e o José.
 
O que eu consigo ver na home dos outros?
As tuitadas, re-tuitadas e respostas enviadas pela pessoa.

Se eu sigo alguém que não me segue, ele consegue ver minha resposta?
Sim, basta você clicar em Reply. Somente as mensagens diretas (DM) é que exigem reciprocidade, as mensagens abertas não.

Eu consigo ver meus replies na página de quem eu sigo?
Não

Se eu colocar @nome, mesmo que a pessoa não me siga, ela consegue ler?
Sim

Se eu fechar (proteger) o meu perfil, as pessoas que me seguem continuarão vendo minhas tuitadas?
Sim, apenas quem não é seu seguidor não poderá visualizar suas tuitadas e precisará de sua aprovação para seguir você.

Como eu faço para ver uma tuitada em destaque (sozinha em uma página)?
Entre no perfil da pessoa e clique sobre o horário em que a tuitada foi postada.

Como faço pra trocar a minha foto de perfil?
Entre em Settings (no alto da página) e depois na aba Profile.

Como faço para alterar minha senha?
Entre em Settings e depois na aba Password.

Como faço pra trocar o background (fundo) do Twitter?
Entre em Settings e depois em design. Você pode utilizar uma imagem disponibilizada pelo Twitter, uma foto ou mesmo uma imagem feita por você.
 
O que é #FF ou FollowFriday?
É o dia (sexta-feira) em que indicamos pessoas para nossos seguidores seguirem também. Traduzindo, FollowFriday significa algo como “siga nesta sexta”.

Como posso enviar fotos no Twitter?
Através do site TwitPic. Abrindo a página inicial, clique na barra azul (Login or create na account) e depois em Allow para vincular sua conta do Twitter ao TwitPic. Feito isso, basta clicar em Upload a photo.

Como deixar de seguir alguém?
Vá até o perfil da pessoa e clique em Unfollow.

Como bloquear alguém que me segue?
Vá até o perfil a ser bloqueado e procure por Block (no pequeno menu à sua direita). A pessoa bloqueada não conseguirá mais ler suas tuitadas.

Como fazer buscas?
Basta clicar em “search” na barra inferior do site. Assim, o usuário é direcionado para a ferramenta de buscas do próprio serviço de microblog, no endereço search.twitter.com. Para buscas avançadas, vale clicar em “Advanced Search” no próprio Twitter Search. Já para encontrar amigos no Twitter, o internauta deve clicar em “Find People” na barra superior do site e digitar o nome da pessoa que procura.

Como encurtar links?
Há alguns sites que fazem isso (eu utilizo o 3.ly), bastando apenas copiar o endereço original e colar no espaço indicado. Clicando em um botão, cujo nome varia conforme a ferramenta, mas normalmente é “GO!” ou “OK”, surgirá na tela o link encurtado.

Se mesmo após este post, surgirem novas dúvidas, basta enviar um e-mail para caca@linkpb.net. Só serão respondidos os e-mails que estiverem devidamente identificados.