domingo, 10 de outubro de 2010

Chorando no Vale de Lágrimas


Por Jesus Soares da Fonseca  

 
Antes de começar a escrever ao que me proponho, quero fazer alguns comentários sobre um e-mail de um agente desesperado e revoltado contra os desígnios do Destino. Arnaldo Jabor, cineasta fracassado que viu seus pares galgarem os píncaros da gloria da sétima arte. A ele restou fazer macaquices com trejeitos esquisitos e duvidosos nas telinhas da emissora que angaria seu sustento para que ele destile o seu veneno de inconformado. Indivíduo sem escrúpulos, vendo que seus péssimos escritos, sob todos os aspectos, não mais convencem aqueles que sabem raciocinar como Seres Humanos, limita-se a escrever e-mail rancorosos contra tudo e contra todos, e achando que a Gente de bem faz parte de sua estirpe, zombando de todos nós brasileiros faltando-nos com respeito, taxando toda a massa de um País, de vagabunda, bobalhona, babaca, desonesta.

Rancoroso, acha que a justiça deva ser feita a revelia da Lei, matando pessoas sem julgamento, condenando-as, principalmente se for pobre, negro ou favelado. Acha que a Nação não vive um regime Democrático, mas Anárquico. Se tivesse um mínimo de senso crítico não faria sua grita contra a taxa de juros de 11% que ele diz ser a mais alta do mundo, mas esquece que ela era de 25% no governo que ele bajulava e idolatrava. O pior é que alguns poucos, como os PEBINHAS da vida, ainda o admiram!

Se não fosse um CRETINO, por certo procuraria ler mais e saber sobre os rumos da Economia no País. Fala em desemprego e em outras aberrações econômicas no País, como se estivesse nos idos de 2002 para baixo. Se não estivesse desesperado, iria ver que o desemprego está abaixo de 8%, que os salários, ano a ano, desde que o Barbudo tomou posse, vem acumulando ganhos reais, que a Indústria Nacional vem batendo recordes de produção, com destaque para a Petrolífera e Naval, que 21 milhões de patrícios saíram da miséria, que 30 milhões deixaram a linha da pobreza, que quase metade da população alcançou a Classe Média. Se não fosse cego do cérebro de poucos neurônios, iria perceber que neste Governo os apagões se foram, que as privatizações foram coisas do governo que ele enalteceu e adulou, que a Petrobras não recebeu tentativa de ser sucateada, que este Governo não fez compra de votos para aprovar a Reeleição, etc, etc, etc e etc!

Não quero passar o dia rebatendo tanta “babaquice”, por isso faço um ponto final. Há quatro anos fiz uma matéria: A Verdadeira Intenção de Jabor, que rodou o País inteiro em diversos sites e ainda hoje se encontra na INTERNET, é só pesquisar pelo GOOGLE com aquele título.

VALE DO PIANCÓ

O Vale do Piancó com seus 123.498 eleitores deu um verdadeiro banho de desperdício de votos na eleição a Deputado Estadual. Com uma abstenção de 28.961 eleitores, 94.537 compareceram às urnas, entretanto, 2.260 anularam seu voto e outros 3.647 sufragaram o voto em branco, restando, pois, 88.630 votos válidos. Seria menos doloroso se soubéssemos que aqueles votos válidos fossem totalmente aproveitados, mas apenas 53.675 serviram para eleger os 36 deputados estaduais, o que implica dizer que nada menos de 69.823 votos ficaram sem serventia (123.498 – 53.675), e o mais triste é quando sabemos que, sendo o Quociente Eleitoral de 55.151 votos, no nosso Estado para se alcançar a Casa de Epitácio Pessoa, tais votos dariam para eleger um Deputado Estadual, com sobra.

Todos os Deputados Eleitos tiveram votos no Vale do Piancó. Sete deles em todas as vinte cidades: Wilson Braga, Branco Mendes, Caio, Frei Anastácio, Daniela Ribeiro, Lindolfo Pires e Manoel Ludgero. Quem mais obteve votos foi Branco Mendes com 6.167 votos e a cidade que mais lhe sufragou o nome foi Aguiar com 1868 votos seguida de Coremas com 1762. Quem obteve menos votos foi o Deputado Arnaldo Monteiro com apenas 18 votos, sendo Olho d´Água, a que mais lhe sufragou o nome com 8 votos. Dos Deputados Eleitos, 13 tiveram votos acima de mil. Quem mais recebeu votos por cidade foi Adriano Galdino, 2.836, em Piancó, seguido de Wilson Braga com 2.698, em Conceição.

Abaixo a tabela com os respectivos deputados e votos obtidos no Vale:

Branco Mendes 6.167 Wilson Braga 5.663 Adriano Galdi 5.058
Fca. Mota 4.904 Gervásio Maia 4.903 Antonio Mineral 4.813
Dinaldo Wanderley 3.436 Lindolfo Pires 3.399 Anísio Maia 3.337
Caio 2.000 Edmilson Soares 1.388 Batinga 1.167
Ricardo Marcelo 1.099 Trócolli Júnior 987 André Gadelha 877
Frei Anastácio 840 Vituriano 592 João Gonçalves 470
Jandhuy Carneiro 317 Luciano Cartaxo 300 Olenka Maranhão 271
José Aldemir 244 Toinho Sopão 206 Daniela Ribeiro 189
João Henrique 184 Manoel Ludgerio 177 Gilma Germano 143
Raneri Paulino 113 Dr. Aníbal 105 Guilherme Almeida 82
Eva Gouveia 78 Lea 48 Genival Matias 40
Tião Gomes 32 Doda de Tião 28 Arnaldo Monteiro 18

O total de votos obtido por todos eles no Vale foi de 53.675.

Os Deputados Wilson Leite Braga e Antônio Mineral foram diretamente eleitos com os votos que obtiveram no Vale do Piancó. Wilson se elegeu com uma votação de 24.752, em todo o Estado. Se não tivesse obtido 5.663 no Vale, ficaria com 19.089 e perderia a vaga para seu companheiro de Partido Ivaldo Morais que obteve 23.696. De igual maneira, Antônio Mineral que obteve 24.387 votos no Estado, sem os 4.813 obtidos no Vale, ficaria com 19.574, perdendo a vaga para Hervásio Bezerra de sua coligação que foi sufragado em todo Estado com 20.274. De Wilson que é do Vale ainda podemos vislumbrar que ele faça alguma coisa pela Região. E que dizer de Antônio Mineral? Creio que, na hipótese de querer trabalhar, certamente não vai ser pelo Vale, quando muito por Passagem aonde seu irmão Agamenon Balduino é prefeito.

Branco Mendes, Campeão de votos no Vale, tem a seu favor, segundo suas palavras, articulação em favor da abertura de cursos da UEPB em Piancó e UFPB em Itaporanga. Porém, a que está destinada a Itaporanga é a UFCG e esta permanece no rol do esquecimento, salvo nos escritos de Luzia. Eu penso que o Deputado em apreço talvez venha soltar o verbo em favor de sua Alhandra aonde já foi vereador e prefeito por 8 anos. Acho que Luzia vai ter que estragar muito a ponta de seus dedos, no teclado.

Adriano Galdino, apesar do sobrenome que lhe valeu a maior quantidade de votos por cidade, acredito não se lembrar sequer de Piancó. Suponhamos que ele já ouviu falar nas cidades do Vale, mas será que vai deixar de trabalhar por Pocinhos aonde já foi prefeito por três mandatos, sua seara eleitoral, para fazer alguma coisa por nosso Vale de Lágrimas?

Francisca Mota grande batalhadora por Patos, afora o projeto da adutora de Coremas que ela diz ser dela, irá fazer alguma coisa pelo Vale, mesmo agora quando ela e o filho Hugo Motta foram bem acolhidos pelos sufrágios Valenses? Quem viver verá!

Outros mais que receberam acima de mil votos em nossa Região como Gervásio Maia, Dinaldo Wanderley, Lindolfo Pires, Anísio Maia, Caio, Edmilson Soares, Batinga, Ricardo Marcelo, Trócolli Júnior, etc, jamais farão qualquer coisa pelo Vale, pois oportunidade tiveram, uma vez que muitos deles já estão lá na Casa Maior da Paraíba, e sequer foram capazes de levantar uma palha em prol de uma única coisa que é o anseio maior dos filhos do Vale, a implantação de sua Universidade, a UFCG em Itaporanga.

Eu fico aqui pensando, será que Lindolfo Pires, o irmão gêmeo de Faustão, recebeu tanto no voto no Vale por causa de Michael Jackson? Quem ouviu seu jingle de campanha por certo pensará que sim e aí é onde reside a tristeza, pensar que muitos de nossos irmãos ainda se deixam levar por fantasias, razão de quase todos eles, candidatos, não desejarem a implantação do SABER por nossas plagas.

Consulte a tabelinha, acima, e sinta o porquê do desabafo de um Pedro Severino, quiçá de Expedito Leite, de Nosman, de Zé Mário. Por falar em Zé Mário, relembro-me de um fato que se deu comigo lá pelo começo da década de oitenta. Morando em Fortaleza, como não havia transferido o título, sempre nas eleições, ia aos correios justificar meu voto. Em 1982 soube que Madruga concorria, salvo engano, ao terceiro mandato para Deputado, então me desloquei da Capital Alencarina a Itaporanga, para lhe dar o meu voto. E porque tomei tal ação? Porque ele era meu amigo? Por termos sido companheiros de Correio da Paraíba, Ele na função de Diretor? Pelo sentimento de conterrâneo? Não! Tomei a decisão, por compreender que Ele não “negara fogo” nos mandatos que lhe foram confiados, em pleitos anteriores, porque tomara conhecimento dos feitos do “Baixinho” por nosso Vale. Creio que Teogeni, sua Esposa, ainda se lembra deste fato.

Entendo que, se muita gente boa não conhecia Zé Mário politicamente, deveria lhe dar uma oportunidade em agradecimento ao que fez seu Pai, quando em vida, por nossas Plagas. Se o voto confiado não surtisse o efeito desejado, no próximo pleito o eleitorado lhe responderia negativamente. Assim deveria ter sido feito com Expedito, Nosman, Pedro Severino. Quem irá ganhar com tanto voto estranho acontecido no Vale. Por certo, aqueles “agentes” que estão mais próximos dos eleitos, aqueles mesmos que levaram o ingênuo eleitor a sufragar nomes vários, para se locupletarem depois. É aquela “turma” de sempre, que promete mundos e fundos a muitos de nossos conterrâneos politicamente ignorantes, mas que no “descascar do abacaxi” fica com os melhores pedaços deixando as cascas a todos nós.

Por outro lado verificamos que a ausência da consciência política é enorme no nosso Vale, apesar de algumas cidades terem alcançado pouca abstenção em relação ao seu número de eleitores, como é o caso de Emas, a que teve o maior comparecimento às urnas, relativamente. A Tabela de abstenção de votos, abaixo, faz-nos compreender o grau de ignorância cívica por parte de nossos conterrâneos:

Emas -14,44% .......Piancó – 15,97%.......Pedra Branca – 17,61%
Ibiara – 17,93%...Sant. Mangueira – 18,11%.....Aguiar – 18,20%
Ser. Grande – 20,58...Catingueira – 21,16%...Conceição – 22,14
Olho d’Água – 23,92.....Santa Ines – 24,07%......Itaporanga – 24,53%
Coremas – 25,31%.....Diamante – 27,35%....Cur. Velho – 27,72%
Boaventura – 27,74%......Igaracy – 28,69%.....N.Olinda – 29,31%
Santana Garrotes – 30,38%..............São Jose de Caiana – 31,36%

O Vale do Piancó virou, assim, um vale de lágrimas, ou “Casa de Noca”, como dizia Carmélia Alves em sua Marchinha de Carnaval gravada com o acompanhamento da Orquestra Tabajara –“Vamos prá Casa de Noca/ Que lá é bom e tem tudo o que quiser. Ilustres desconhecidos, que talvez nem saibam onde fica e o que é a Região, foram muito bem contemplados, até “Epilepsia” apareceu por lá. Trata-se do agricultor João Hércules Bezerra Gomes, natural de Emas, recebeu 50 votos em Olho d’Água, totalizando 91, no Vale e 730 na Paraíba. Tive até receio de encontrar um Pedro Ébola ou Mané Meningite!

Logo, só nos resta lamentar, nós que conhecemos e desejamos o Progresso do Vale. Está na hora do Valense observar bem aqueles que, embora sendo filhos do Vale, pensam apenas no bem estar individual ou da Família, aqueles que ano a ano engordam seus “bizacos” com promessas torpes, verdadeiros agentes daqueles que passado o pleito irão ignorar os problemas, as necessidades de nossa amada Região, o Vale banhado pelas águas benfazejas do Rio Piancó.


0 comentários:

Postar um comentário