quarta-feira, 17 de novembro de 2010

E nasce uma mestra - Atualizado


Foi nestas lindas paragens, neste vale emoldurado pelas serras que emprestaram seu nome a comunidade, no distrito itaporanguense de Pedra do Fumo, atual município de Pedra Branca que, em uma casa como esta (foto abaixo), para coroar a felicidade do casal Alexandrina Bernardino e Adauto Antonio de Araújo, em 15 de novembro de 1930, dia consagrado à República Brasileira, nascia Laura Araújo, a sexta e última da prole de Adauto Araújo.


Sua infância, ao lado dos irmãos Maria, Francisca da Chagas, Antonio Adauto, Celso Adauto e José Adauto, foi uma infância comum, para os nascidos no “sítio”, como ela.
Foi não, Seria. Não fosse a diferença do apreço da pequena Laura, pelo saber: Lá mesmo, onde nasceu, aprendeu suas primeiras letras com o professor Miguel Madeiro.
Alexandrina Bernardino e Adauto Antonio de Araújo

Em 1946 a família veio morar em Itaporanga, para que os filhos pudessem continuar os estudos e ajudarem ao pai no comércio de algodão e rapadura.


Laura passou a estudar no Grupo Escolar Simeão Leal, onde terminou a quarta série primária. Com a criação do Colégio Padre Diniz, ela fez o “Exame de Admisão ao Ginásio”, tendo, ainda neste mesmo educandário, em 1949, concluído o curso Normal, na turma pioneira.


Laura casou-se em 1958 com o primo Manoel Sabino de Araújo, Seu Né. Do Casal nasceram Celina, Adauto, Alexandrina, Verônica e Ritinha, hoje, quase todos engajados no projeto de disseminar a educação, iniciado pela matriarca, Tia Laura.


O casal, depois de já morar na cidade, além de criar seus filhos, recebeu em seu lar os parentes: Locha (funcionária do Hospital Distrital de Itaporanga, in memorian), Abinadá Caldas (Bibliotecária) Celina Batista (veterinária), Naninha Araújo, José Batista, José Mario, Francisco Batista, Francisca Araujo, Darlen (agente comunitário) Agamenon (área da saúde); as professoras Suélia, Ana Laura e Ana Adélia. Bem como, o médico Eduardo Batista, médico, quando trabalhou no HDI em nossa cidade

Os filhos: Alexandrina (Xanda), Verônica, Adauto, Celina e Ritinha

A professora Laura, por adorar transmitir seus conhecimentos, sempre deu aulas particulares, alfabetizando alguns conterrâneos em sua própria residência em Itaporanga e posteriormente, voltou às origens e foi alfabetizar seus parentes, no sítio Serra Branca, onde nasceu.


Volta depois para Itaporanga e logo após o falecimento do seu pai, em 1960, foi cuidar das terras recebidas como herança no sítio Nazaré, em Boaventura, onde lecionou inicialmente em uma escola municipal e depois na Escola Estadual, Adauto Antonio de Araújo, naquela localidade, por 12 anos seguidos.


Em 1972, Laura volta a residir em Itaporanga, mas continuou sendo professora na zona rural em Boaventura. Em 1976 enfim consegue a sua transferência para Itaporanga e foi lecionar na Escola Estadual Lindolfo Ramalho, onde funciona atualmente a Sétima Regional de Ensino, nas séries iniciais daquele educandário.


Laura também participou como professora, do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL.


Após anos dedicados ao magistério público aposentou-se e em comum acordo com seu esposo e filhos, realizou o seu grande desejo, de ter a sua própria escola. Em 1981, nascia à escolinha de Tia Laura, hoje o renomado IESM (INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA MÔNICA).

A escola cresceu e junto vieram mais e mais responsabilidades, uma delas foi o reconhecimento pelo Conselho Estadual da Educação. E em 1984 foi realizada a 1ª festa do ABC.

Em 1985, entregou os trabalhos da sala de aula as suas filhas Verônica e Ritinha, porém continua na direção e coordenação do instituto de ensino até o presente. Sempre a diretora Laura teve o carinho de organizar as festas e eventos do IESM.

Depois de muita batalha, com ajuda dos pais dos alunos e dos amigos Júlia e Manoel Lopes e Antônio Ramos, em 1992, mais uma conquista, foi criada a “banda de música” da escola, composta exclusivamente por alunos e denominada de Banda Mirim Tia Laura.

Na parte social e religiosa de nossa cidade, Laura sempre deu seu contributo: foi presidente do clube de Mães Santa Mônica; faz parte da Congregação das Terezianas e é uma das coordenadoras do mês de maio e da festa de Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira.

Como mãe, sempre zelou pela educação dos filhos e para os netos além de exemplo serve de espelho para todos.

Em todas as épocas, os alunos e educadores da escola sempre comemoravam de forma carinhosa esta data tão especial, 15 de novembro – Aniversário de Tia Laura. Este ano porém, tem um sabor especial, Tia Laura, completa hoje, 80 anos de uma existência plena e coroada de êxitos.

Na terra do Cristo Rei, onde a educação é prioridade absoluta e temos nomes que fazem parte desta história, como a professora Joaninha Vieira Diniz, o professor Lindolfo Ramalho, o professor Neves e o nosso eterno Padre Zé, Tia Laura já tem seu nome escrito no rol destas celebridades.

Reconhecimento da Sociedade. (Títulos Recebidos)

• O jubileu da Escola Normal
• O educador do Colégio Padre Diniz
• A Cultura e Educação de Boa ventura
• Titulo da Festa Vip
• Homenagem das Câmara Municipal
• Homenagem do Jornal Folha do Vale.
• E o melhor, o reconhecimento e gratidão de todos os seus ex-alunos

Rainério

0 comentários:

Postar um comentário