segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Flávia e Djaci serão os prefeitos mais poderosos do Vale no novo governo graças à velha política

Eles comandam duas das maiores Prefeituras regionais e a partir de janeiro terão grande e decisiva influencia também nos órgãos da administração estadual no Vale, a exemplo de hospitais, gerências de saúde, educação, segurança, agricultura, rodoviária e infraestrutura. É a recompensa política pelo apoio ao governador eleito Ricardo Coutinho (PSB).

Caberá a Flávia Galdino (PP), prefeita de Piancó, e a Djaci Brasileiro (PSDB), prefeito de Itaporanga, a indicação dos chefes e dos prestadores de serviços da maior parte das repartições do governo estadual no Vale a partir da posse de Coutinho. Isso significa mais força política para perseguir adversários e mais empregos para ratear entre seus apadrinhados, como é tipo da velha política regional e que dificilmente será mudada pelo novo governo.

Alguns dos mais importantes órgãos estaduais no Vale são a gerência da saúde, o Ipep e o hospital Wenceslau Lopes que funcionam em Piancó; a gerência da educação, da agricultura e da infraestrutura, o hospital José Gomes, o 13º batalhão de Polícia Militar, instalado há três dias, a delegacia regional, a estação de piscicultura, a Fazenda Veludo, Cooperar e DER que têm sede em Itaporanga. Todos esses órgãos ganharão novos comandantes a partir de janeiro. Saem os maranhistas e entram os ricardistas/cassistas.

Mas, além dessas instituições, existem ainda, espalhados por quase todos os municípios regionais, os escritórios da Emater e da Cagepa, as chefias da Ciretran e das escolas. Há ambém os comandos da Companhia de Polícia Militar de Conceição e da de Piancó, que está sendo instalada. 


Os médicos Flávia e Djaci hoje estão juntos e juntos dividirão as benesses do poder estadual, mas nem sempre foi assim: há quatro anos, eram ferrenhos inimigos políticos: a Doutora, como é conhecida em Piancó, defendia, à época, a candidatura de Maranhão, com quem rompeu depois, e Djaci, apoiava a reeleição de Cássio Cunha Lima, que terminou vitorioso nas urnas e depois cassado pela Justiça.

Na campanha estadual de 2006 na região, um dos fatos mais polêmicos foi protagonizado exatamente pelos dois médicos e dentro do hospital de Piancó: Flávia descobriu que Djaci Brasileiro estava atendendo por lá e foi até o local. A prefeita agrediu verbalmente Djaci e abriga só não terminou em confronto físico por causa da intervenção de terceiros. Mas isso é coisa do passado.

Atualmente estão juntos e prestes a realizarem um desejo antigo como médicos e chefes políticos: Djaci quer voltar a comandar o hospital de Itaporanga, e Flávia alimenta, há muito tempo, o sonho de dar as cartas no hospital de Piancó. Foto: Djaci e Flávia ainda mais poderosos a partir de janeiro.
Folha do Vale

0 comentários:

Postar um comentário