terça-feira, 9 de novembro de 2010

Prefeitura de Ibiara promove Dia do Idoso e Feira de Saúde

A Prefeitura Municipal de Ibiara, através das secretarias de Saúde e Ação Social, promoveu, no dia 8 de outubro, o Dia do Idoso, com uma vasta programação voltada, principalmente, à saúde e cidadania da terceira idade.

As comemorações começaram às 8 horas da manhã. Cerca de 300 idosos se concentraram na Unidade Mista de Saúde, localizada no centro da cidade, e seguiram em caminhada até o clube local, exibindo cartazes que cobravam da sociedade respeito aos seus direitos.

Já no clube, os idosos receberam várias orientações de profissionais da saúde local: exercícios para o corpo e para a mente; prevenção de quedas e acidentes domésticos; e doenças comuns na terceira idade.

Um dos momentos marcantes foi a apresentação do Grupo de Idoso do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), com destaque para música e poesia.

Os idosos também foram orientados sobre a importância de ter uma alimentação saudável, ao mesmo tempo em que se serviam de um delicioso café da manhã à base, principalmente, de frutas e derivados.

No final da manhã, os idosos participaram de um sorteio de brindes e muitos foram contemplados com prêmios.

A programação do Dia do Idoso de Ibiara terminou com um animado forró pé-de-serra, ao som do forrozeiro ibiarense Elisiário & Grupo.

As secretarias de Ação Social e Saúde, que têm à frente Bam Galdino e Miria Aline, respectivamente, parabenizam os idosos e profissionais das duas pastas que participaram do evento, que teve o empenho efetivo da coordenadora de Saúde Maria Jaira Barros.

Feira de Saúde

Mais de 800 pessoas foram atendidas na I Feira de Saúde de Ibiara, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, na manhã do dia 15 de outubro, na Praça Afonso Kerle, centro da cidade.

A coordenadora da Saúde do município, Maria Jaira Barros, e a secretária Miria Aline de Lima mobilizaram todos os profissionais da saúde ibiarense, que oportunizaram, ao público presente, diversos serviços básicos de saúde, entre os quais teste de glicemia e verificação de pressão.

A Feira também se preocupou em fornecer, à população, atividades educativas, como forma de orientá-la sobre os cuidados que se deve ter com o corpo. A equipe de enfermagem do município, por exemplo, apresentou vídeos sobre doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de câncer de colo de útero, hipertensão, diabetes, doenças transmissíveis, saúde do homem, importância de vacinação, tétano e sarampo.

A Feira disponibilizou também serviços de especialidades em saúde, a exemplo de Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Nutricionista e Mastologista.

Os organizadores da Feira de Saúde montaram barracas, cada qual com uma função específica. A Barraca da Odontologia, por exemplo, orientava as pessoas sobre a escovação correta dos dentes e aplicava flúor. Já na barraca de vacinação era aplicada vacina contra o sarampo, H1N1 e tétano. Foram distribuídos ainda panfletos sobre diversos temas em saúde, preservativos e kits odontológicos.

Satisfeito com o evento, o prefeito Pedro Feitoza, que foi um dos incentivadores para a realização da Feira, parabenizou a equipe de saúde do município pelo trabalho realizado.
folhadovali.com.br

0 comentários:

Postar um comentário