segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PARABENS PIANCÓ


HOJE E AMANHA 08 DE NOVEMBRO ESTAREMOS COM UMA EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE NOSSA CIDADE

Nosso site tem hoje o dever de prestigiar nossa cidade em seu aniversario, e prestigiar as pessoas de mais diversas classes e categorias sendo que todos são meus amigos e nos leva a um verdadeiro túnel do tempo. 

fico feliz em saber que apesar de nossa irreverência em nosso site também as vazes levamos as coisas a serio quando se trata de reverenciar o lugar onde nasci e que gosto a bessa.

Parabéns Piancó pelos seus 262 anos

Avisamos que por toda semana estaremos homenageando e postando fotos de mais pessoas de nossa cidade.

Tavinho Sá Leitão

Com uma área total de 531,9km² e população de 14.849 habitantes, sendo 7.016 homens e 7833 mulheres, o município de Piancó teve um crescimento anual, segundo o senso 2000, de (-) 1,29. Sua densidade demográfica é de 27,92(hab/km² ).Na zona urbana estão concentradas 10.031 pessoas enquanto habitam a zona rural 4.818. O clima é temperado, com temperatura máxima de 38â—¦C. Limites: Coremas, Itaporanga, Olho d”Água , Santana dos Garrotes, Emas e Igaraci. Está localização na Meso-região do Sertão Paraibano e Micro região que tem a sua mesma denominação. A economia local é baseada na agricultura, pecuária, pequenos e médios comerciantes e serviço público.
Em 1748, precisamente no dia 08 de novembro, Francisco Dias D´Àvila, senhor da casa da Torre e proprietário a mais de três décadas de uma fazenda de gado existente na referida localidade, denominada Piancó, cedeu boa parte dessas terras para formar o patrimônio da primeira igreja, erguida às margens do rio, com uma arquitetura invejável, mantida até os dias atuais. Representou o doador durante o ato jurídico de transferência de bens, o Mestre de Campo Pedro Alves de Araújo( filho do fundador da povoação Manuel de Araújo Carvalho) e como curador e administrador da beneficiária o Sargento-Mor Manuel da Silva Passos. Esse acontecimento é tido como o marco oficial da oficialização da Fundação de Piancó, motivo pelo qual a data é anualmente lembrada com diversas comemorações.
A historia do município em destaque está bastante ligada a trajetória de Pombal, levando-se em consideração a enormidade do território de Piancó, iniciado na terra de Maringá, havendo época em que se estendia desde as espinharas até Conceição e de Água Branca a Carrapateira. A área passou a ser subtraída por conta do surgimento de outras povoações. Foi o caso, por exemplo, de Coremas, Catingueira, Emas, Nova Olinda, Santana dos Garrotes, Aguiar, Olho D´Água, Boqueirão dos Cochos, dentre outros.
A emancipação política foi conquistada em 11 de dezembro de 1831, recebendo a denominação de Vila Constitucional de Santo Antonio de Piancó. Sua istalação oficial se deu no dia 02 de maio de 1832. Já a Comarca foi criada pela lei provincial 250, de 09 de outubro de 1884, suprimida por decreto de 17/04/1890 e restaurada pela lei nâ—¦ 8, de 15 de dezembro de 1892. O problema voltou a ser registrado pôr pouco tempo, no ano d e1916, quando nova supressão veio a ocorrer por iniciativa do Padre Aristides, chefe de política dominante, em represália ao Juiz de Direito da época, que acabou removido, trazendo em conseqüência a normalização do trabalho forense.

0 comentários:

Postar um comentário