domingo, 21 de novembro de 2010

Romaria leva milhares de pessoas ao Cristo Rei em Itaporanga

A 15ª romaria à estátua do Cristo Rei, uma das mais importantes obras religiosas deixadas pelo monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, atraiu milhares de pessoas de todo o interior paraibano. O evento foi acompanhado pela reportagem da Folha.

As peregrinações começaram nas primeiras horas deste domingo, 21. Romeiros de Itaporanga e de dezenas de cidades sertanejas amanheceram o dia aos pés do Cristo, onde foi celebrada uma missa.

A romaria é realizada há uma década e meia e sempre em novembro, mês dedicado ao Cristo Rei. O evento deste domingo marcou os dez anos de inauguração do monumento religioso, um dos maiores do mundo.

A cada ano, a romaria ganha novos seguidores: são jovens, crianças, adultos e idosos. Famílias inteiras convergem ao Cristo em uma marcha de fé e oração. Além da imponência arquitetônica do monumento e de toda a simbologia católica, a estátua guarda os restos mortais do seu idealizador e construtor: monsenhor Sinfrônio ou Padre Zé, como carinhosamente era tratado pelos católicos, está sepultado no local, sagrado para os cristãos romanos.

A romaria ao Cristo Rei também marca o início da festa da padroeira de Itaporanga, Nossa Senhora da Conceição, outro grande evento religioso. Foi com os recursos arrecadados durante a festa que Padre Zé construiu o Cristo e ergueu outras importantes obras religiosas e educacionais no município. 

Foto (Sousa Neto) manhã deste domingo: fiéis aglomeram-se diante da estátua e, em coro, entoam suas preces.
folhadovali.com.br

0 comentários:

Postar um comentário