domingo, 8 de fevereiro de 2009

BLOGUEIRO OU JORNALISTA?


Por JOÃO DEHON em 05/2/2009

BLOGUEIRO E JORNALISTA, SERÁ QUE É POSSÍVEL?

Parece-me que Dona Dazinha não foi feliz educando seus filhos da forma que educou. Ou será que ela foi muito rígida quando todo ano perguntava a cada um dos filhos: ”Quer continuar estudando?” Não, tenho certeza que ela não foi rígida. O problema todo é que ela era perfeccionista e não gostava de ver os filhos estudando apenas por estudar. Ela gostava de receber carta do Seminário na Várzea – Recife – PE, onde estudaram Noly, Nemy e Jesus, dando notícias que eles estavam cumprindo o papel de estudante e que também se destacavam na boa leitura. Ela adorava receber notícias do Seminário Santa Cura D’ares de Caicó - RN, informando que Antonio era um ótimo aluno. Do Colégio Vidal de Negreiros em Bananeiras, dizendo que Edmilson se destacava entre os bons. Do Seminário de Cajazeiras, onde Dehon, disputava os Grêmios Literários e sempre levava a melhor. Valendo lembrar que ela sempre acompanhou passo a passo o brilho de Teresa Newmann em toda sua brilhante vida de estudante.

Ela não era exigente e também não foi infeliz educando seus filhos da sua forma. Ela apenas não gostava que seus filhos brigassem com o português, ou maltratasse a história.

Acho não! Tenho certeza que Jesus puxou na íntegra a Dona Dazinha. Ele na não é exigente, além de humilde, ele apenas gosta das coisas nos seus devidos lugares e detesta quando alguém quer inverter uma história, negando personagem para agradar aos patrões, e contando uma outra história, alienando aos que não a conhecem.

Quanto mais leio notícias sobre investimentos na comunicação online, mais percebo que os blogs estão cheios de figuras que se dizem jornalistas e utilizam-se dessa ferramenta para agradar políticos burros e desinformados e a qualquer preço metem letras e palavras no tal “blog” e ganham o apelido de “JORNALISTA”. De uma maneira mais visionária e a médio ou longo prazo, sinto que há necessidade de se regulamentar a NET, para que analfabetos não se metam a jornalistas. Já reparei isso: grandes web jornais obrigam seus jornalistas a escreverem blogs com prudência, com ética.

Na nossa Itaporanga, ninguém sabe ao certo como que é a rotina produtiva de um bloguista, principalmente aqueles afeitos ao puxa-saquismo e, como eles conseguem ter tanta audiência e visibilidade?

O tal blogueiro ou bloguista, deveria pensar antes de soltar qualquer porcaria, afinal de contas o mundo inteiro pode ler uma coisa pensando ser a versão certa, quando na verdade a coisa não diz coisa com coisa. Não estou falando que todos os blogulista são assim, mas a realidade é que tem muita gente fazendo besteira na NET. O cidadão que aqui escreve e não se adaptar à realidade, mais dias menos dias será visto como um ridículo, pois seus leitores farão questão de tirar sua máscara

Por ser algo relativamente recente, que ainda não tem muita regulamentação, leis com punição e uma experiência nova na mídia alternativa, o quesito: “escrever para agradar alguém ” é o forte dessa gente que segundo Pedro Bial, se transformam em jornalista do dia para a noite, maculando a ética da comunicação e por tabela ferindo os princípios básicos do jornalismo. Não estou querendo ser utópico, nem nada. Sou a favor dos blogs e seus organizadores. Mas tem que ser algo que o blogueiro saiba respeitar seus leitores, respeitar a historia e não meter os pés pelas mãos.

Enfim, de uma maneira mais ampla blogueiro não é jornalista: ambos profissionais possuem responsabilidade, pois geram conteúdo. Cada um a sua maneira. Ainda não temos uma legislação mais rígida e educativa, como disse antes a esse respeito, mas a responsabilidade do conteúdo produzido de forma voluntária na internet. é uma questão de tempo para ser lido e analisado por quem de direito. Assim, espero.

É até acho possível ser jornalista e blogueiro, basta ter consciência que a linguagem da mídia blog é outra. Estar na blogsfera é um aprendizado constante e não pode ser uma babada contumaz .
.

0 comentários:

Postar um comentário