domingo, 8 de fevereiro de 2009

Maroscas e Engodos – Como é Fácil Ser Profeta

Por Jesus Soares da Fonseca

Estive em João Pessoa, no começo de janeiro, aonde fui participar da Fonsecada, reunião da Família Fonseca que acontece, geralmente, na segunda semana de janeiro. Como não poderia deixar de ser, gostei muito, pois ali, além da alegria da festa em si, tive oportunidade de rever muitos parentes que não via há décadas. Os dias em que estive em nossa querida Capital, serviram para observar o quanto ela está bonita, limpa, progressista, com um aspecto saudável, aconchegante, mostrando-nos o retrato fiel do político que a governa, Ricardo Coutinho. Devo confessar que, pela primeira vez, senti orgulho em ser Paraibano e creio mesmo que este sentimento não é só meu. Este moço tem fome e sede de Progresso! Sem inteligência será a “Paraíba” se não colocá-lo no Palácio da Redenção em 2010.

Durante os dias que permaneci por lá, diariamente, pela manhã fazia minha caminhada costumeira em torno do Espaço Cultural e foi, exatamente, ali que notei a grande diferença entre duas administrações. A municipal, tendo no leme o Grande Ricardo Coutinho, um dos melhores prefeitos do Brasil, e a estadual, má regida pelo Governador Cassado. João Pessoa, limpa, bem tratada e no seu seio, o Espaço Cultural, de alçada do Estado, maltratado, sujo, com uma arborização sem trato, as calçadas com rachaduras, as escadarias laterais caindo o reboco, as paredes sujas, um completo abandono, não nos parecendo que ali é um Templo de Cultura. Veio-me a impressão de uma Ilha de sujeira em meio a um mar de Progresso.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o prestigio e o carinho de que goza Ricardo Coutinho no seio da população compreendida entre as Classes Média e Pobre da Capital. Sabedores disto, os inconformados do Poder, auxiliados pelos barnabés da classe elitista de João Pessoa, não vêem o governante municipal com bom “olhos”. Mas o que fazer, se a opinião da maioria dos habitantes de nossa capital devota alta confiança no dirigente máximo de sua cidade? Só resta um meio, procurar enganar a população através de engodos e outras maroscas da espécie, como a surgida, recentemente.

Vejam, mesmo, que picaretagem! Enquete, através de um sistema de plataforma eletrônica, com um telefone exclusivo de uma emissora de TV que quer ver tudo pela frente, menos Ricardo Coutinho. Resultado? O Homem de Santa Luzia, envolvido em processos de Nepotismo que não se acaba mais, Efraim Morais com 55 % das intenções, Ricardo Coutinho com 29%. O resultado só não é cômico porque é ridículo. Nós estamos em fevereiro, pessoal! Há quatro meses, atrás, o povo de João Pessoa depositou sua inteira confiança no seu prefeito, presenteando-lhe com 73,85 dos votos válidos da Capital, pelo seu estupendo desempenho na administração da cidade. É bem possível que a maior parte deste percentual desconheça Efraim Morais! Por que agora, venha a esquecer o homem que continua com seu desempenho maravilhoso à frente da Prefeitura, para sufragar o nome de um ilustre desconhecido para grande parte deste eleitorado e que, no Senado, nunca fez nada pela Paraíba, salvo, talvez pela sua Santa Luzia? A enquete, claro, foi feita com dupla intenção: mostrar ao Paraibano que o Pessoense não está com Ricardo e ao mesmo tempo acabar de vez com as pretensões de Zé Maranhão, que obteve, nesta enquete, 3% das intenções. Chou! Chou TV Máster! Mas não me causou espanto, pois esta é a tônica da politicagem da dupla DEM/PSDB, pelo Brasil, afora!

Quem não viu, recentemente, o Baixinho Deputado do DEM e o seu Castelo Encantado, lá para as bandas de Minas Gerais? Uma suntuosidade dos contos de fada, avaliada em milhões de Reais, adquiridos através de sonegação e não recolhimento de impostos. Até sabonete com o nome da esposa, havia ou há pelos banheiros do tal Castelo. Fantástico Edmar Moreira!

Então não é novidade para mim, quando Saulo e Zebedeu mostram como está sendo começada a administração do moço de Boqueirão dos Cochos, em nossa querida Itaporanga. Todavia, aqueles que o elegeram, e creio, mesmo, por pura convicção, não podem e não devem fazer reclamação alguma, pois durante a campanha foram, seriamente, advertidos, por aqueles escribas e tantos outros que aqui fizeram seus comentários acerca de uma futura e desastrosa administração. E vejam, eu já estou taxando-a de desastrosa, propositalmente, como uma espécie de mais uma advertência, desta feita aos administradores, para ver se eles se “toquem” e revertam o quadro, procurando fazer uma boa administração. No discurso, por ocasião do natalício dos 144 anos da Cidade, o Prefeito prometeu acabar com as inúmeras mazelas, segundo suas palavras, há muito, enraizadas, ou seja, se levarmos em conta o peso da expressão “Há Muito”, tais mazelas vêm de várias Administrações passadas, inclusive a de sua Esposa e a de seu Correligionário atual. Esperemos, pois!

Mas, vamos nos recordar! Por ocasião das eleições próximas passadas, para prefeito, o Governador do PSDB prometia uma Universidade para o Vale do Piancó, o mais tardar para o mês de dezembro-2008. Lembro-me, bem, de uma matéria que o escriba Lucas fez, a respeito de tal Universidade e como ele estava coberto de razão, quando escreveu EIRAAQUÃYETA. Pesquisando o Portal do Vale, descobri tal matéria que no seu último tópico rezava assim:
“““Pensando ter desmiudado o “samba do crioulo doido” vou-me apegar a uma estoriazinha assaz engraçada se não fora a lógica dos vivaldinos. Nosso Governador, cassado, na tentativa de eleger seus pupilos do PSDB, principalmente, no Vale do Piancó, usa de mais um de seus estratagemas. Criação de uma Universidade no Vale do Piancó! Se há algum professor universitário pensando em ser um de seus lentes, com certeza irá molhar o cavalo, mesmo sem chuva. A boiada toda pegou no sono com esta propaganda eleitoral. O final da matéria é muito sugestivo: “daqui a seis meses quando os desafios relacionados à infra-estrutura e orçamento estejam bem encaminhados”. Como sou péssimo fazedor de contas, estico minha mão e vou contando nos dedos, a partir de hoje, chego a dezembro. Ora, mas em dezembro as eleições se foram e realizado ou não o sonho de fazer tantos prefeitos quanto os engodos permitirem, a utópica universidade se esfumaça em brancas nuvens de desilusões. Você sonha com seu filho, acadêmico, nessa universidade nestes próximos trinta anos? Estas são, pois, as cabaças de mel que o Governador está ofertando nestes períodos eleitoreiros, mas cuidado, São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja, há muito já dizia: “Diz haver uma espécie de mel muito doce que, porém, por ser proveniente de flores venenosas deixa doente e louco a quem o come”. Os índios o chamavam de EIRAAQUÃYETA, mel venenoso. Abram os olhos!”””

Se eu estivesse no tempo de Nostradamus, diria que este Lucas é um Mago, um Píton, mas em tempos hodiernos, com tantos engodos políticos torna-se fácil ser futurista em cima da farsa de embusteiros.

Em boa hora, Saulo, este grande escritor, nos presenteia com o samba do prefeito doido, mostrando com muita sutileza e refinada ironia o que será de nossa querida Itaporanga nas mãos de uma Administração realizada por Nepotes. Todavia, eu irei rezar para que Saulo esteja enganado! Oxalá, Zebedeu, Lucas e tantos outros profetas por força de eternas circunstâncias, percam a força do oráculo e suas prédicas possam se tornar alvissareiras.

0 comentários:

Postar um comentário