domingo, 8 de fevereiro de 2009

Revista - 144 anos de Itaporanga

.

Em minhas mãos, a edição especial dos 144 anos de Itaporanga, intitulada: Itaporanga – Pedra Bonita. A começar pela capa, com fotografias expostas desordenadamente, a revista deixa muito a desejar. Aliás, das 18 fotos ali contidas, dez delas são minhas velhas conhecidas, pois foram extraídas ou copiadas de álbuns de minha família, hoje em dia de propriedade de minha tia Maroquinha Leite, mãe de Mariza. A diagramação da revista é de péssima qualidade, misturando fotos e artigos sem estética alguma, ao “Deus dará”, muitas delas, inclusive, apresentando em sua legenda mais personagens do que os contidos na fotografia, como é o caso da imagem aonde aparece quatro rapazes, informando-nos tratar-se de Pedinho de Costa, Tico Olegário, Anchieta Olegário, Fernando Pinto e Deja Isidro. A Revista, em seus informes sobre a história de Itaporanga, peca algumas vezes por omissão, outras tantas, por excesso, até com casos e mocinhos que não estavam no “gibi".

Por exemplo, na tentativa da invasão das tropas perrepistas de Zé Pereira a Itaporanga, o avião que foi mandado em socorro dos sitiados, lançou uma bomba sobre os jagunços que, estrategicamente, se arrastavam em direção à cidade, no terreno que fica à direita do caminho para o Rio Piancó (sentido Praça Balduino Carvalho – Rio), afugentando todos eles. O estouro desta bomba, segundo relato de meus parentes, foi o causador do parto apressado de minha tia Margarida, Noza, que viria dar à luz Vandi.

Por outro lado, havia um piquete na torre da Igreja do Rosário sob os cuidados de Major Ábdon Leite Guimarães, seu filho Édson Leite Guimarães e seus dois genros, Antonio Soares da Fonseca (Totinha) e José Augusto de Carvalho, não informado na Revista. Tem-se, também, como fracasso da invasão, a desavença que havia entre os chefes das tropas, entre eles, Pitó, irmão de Pedro Pessoa de Arruda, casado com Noza, Dama da Família Fonseca. João Paulino, um dos chefes dos jagunços, pretendia saquear a cidade, além de prometer tirar a cabeça de muitos itaporanguenses. Segundo relato de muitos, Pitó insurgiu contra as maléficas propostas de João Paulino, dizendo-lhe: “Quem tocar num fio de cabelo de qualquer membro dos Fonseca ou vier a saquear suas propriedades, vai se ater comigo!”.

Há muitas outras aberrações no conteúdo da Revista que, sequer, teve revisado suas matérias, apresentando, na maioria das vezes, repetição da última linha de uma coluna no início da outra.

Entretanto, uma coisa me causou espécie! O texto que se inicia no final da terceira coluna da página 18 e termina na página 19 é de minha autoria, contido na matéria PORQUE ITAPORANGA que se encontra neste SITE, na minha coluna, que fiz como uma espécie de adendo à matéria PORQUE O NOME ITAPORANGA de autoria de nosso historiador maior, Lourival Inácio Filho, inclusive eu a inicio, parabenizando este grande historiador de nossas plagas, principalmente do Vale do Piancó, ele que conhece como poucos a saga Paraibana. Todavia, a matéria da Revista expõe no seu final: “TEXTO – Porque Itaporanga, do historiador Lourival Inácio Filho”, quando na verdade é meu. Não dá para entender de forma alguma, o motivo do engano, uma vez que na minha coluna, aqui, no Itaporanga.Net, há minha fotografia, meu nome em vermelho em fonte 22. Logo, para se chegar ao conteúdo da matéria, inevitavelmente, ter-se-á que observar estes detalhes. Mero engano????

Assim, solicito aos responsáveis, penso que, Ricardo Pereira, Antônio Bandeira, fazerem a correção ou pelo menos, fazer uma retratação em seu BLOG ou neste SITE, o que é mais viável.
publicado orinaalmente no itaporanga.net



Comentários sobre o Artigo:

EM DEFESA DO ARTIGO DE JESUS RAMALHO
Por Lourival Inácio Filho em 04/2/2009

Surpreendi-me ao ler hoje este mural e ver as observações do meu caro colega de coluna, o qual admiro como grande escriba e pessoa moderada, ao reclamar sobre uma revista publicada em Itaporanga, a qual não tive ainda a oportunidade de observar e da qual não tenho conhecimento uma vez que moro em Rondônia. Mas confiando no senso crítico e lúcido do meu colega, desde já deixo aqui meu total apoio ao seu texto e a sua pessoa e peço que a autoria de tal texto seja revista, pois para nós que escrevemos a autoria consubstancia em paternidade e não há maior desrespeito a um pai do que negar-lhe a linhagem de um filho.
Obrigado a todos,
E forte abraço!

*******************************

Jesus você é maior do que tudo isso
Por Zebedeu em 04/2/2009

Meu Caro Lucas,
Dizem que saudade também mata!!! Pois bem, estamos sentindo a falta de teus comentários aqui no Mural. E por falar em mural... Estava a ler a mensagem do Jesus e, sinceramente, é um absurdo a falta de organização e coerência desse pessoal que improvisaram esta revista em comemoração aos 144 anos de Itaporanga.

Também tive a oportunidade de folhear este material comemorativo e confesso que Itaporanga e seu povo mereciam algo melhor!!! Mas, até compreendo... contudo discordo totalmente da verdadeira intenção do povo do “Dotor” que nada mais foi do que se expor aos holofotes.

Visto que eles gostam tanto de aparecer e deixar de lado toda uma história e seus personagens. Já que gostam de desconsiderar os criadores, as cabeças pensantes de nossa amada Itaporanga. Sugiro que eles coloquem um pinico na cabeça e desfilem pela Getúlio Vargas, assim eles seriam mais coerentes.

Portanto, quero aqui assinar em baixo da mensagem do grande escriba Jesus Soares da Fonseca e me acostar também as palavras do grande historiador Lourival Inácio Filho.

***************************

Parabéns ao Jesus
Por Francisco Batista de Oliviera em 04/2/2009

Saluton, amigos!

O artigo é nota 10!

Eu, quando criança, em Nova Olinda -CE,
ouvia essa história \\\" Santa Maria, mãe de Itaporanga....

Parabéns ao Jesus.

Batista
.

0 comentários:

Postar um comentário