sábado, 21 de fevereiro de 2009

Isaías Teixeira - 18/02/2009

.

O obstáculo é seus conceitos

Às vezes somos tão acomodados que esquecemos de nossa condição de ser humano, de nosso real papel na sociedade, e nos tornamos vítimas de nossos próprios erros, de nossos impulsos irracionais, de nossa ignorância. Isso acontece porque pensamos que a vida é uma brincadeira e não a levamos a sério. Aí o tempo passa e tudo com ele vai embora também. Passam os grandes amigos, os importantes exemplos, os verdadeiros amores. Por essa razão é que devemos, antes de tudo, nos valorizar, cercando de pessoas que nos querem bem, que nos possam engrandecer, que nos possam melhorar a personalidade, muitas vezes construída por conceitos errôneos. Mas é preciso ter espírito de grandeza para reconhecer as deficiências que todos temos, e, da mesma forma, ter atitudes para melhorar o que nos consome silenciosamente por dentro. Na verdade, muitas pessoas fracassam porque não sabem plantar sementes produtivas de harmonia dentro de si e povoam a cabeça de pensamentos destrutivos, norteados pelo medo e insegurança, fatores que contribuem para jogá-los no sofrimento íntimo. E são eles, o medo e a insegurança, os verdadeiros parentes da tristeza e do fracasso. Afastá-los deles é condicionamento para o desenvolvimento pessoal, profissional, sentimental. Embora não seja fácil, temos que agir para vencê-los ou, do contrário, continuaremos se queimando na fogueira da incompreensão e do isolamento.O grande responsável pelo sucesso ou fracasso de nossas vidas somos nós mesmos. É através de nossas atitudes que teremos uma vida de paz ou de tormento; é através de nossas posições que teremos uma vida de felicidade ou de tristeza; de fartura ou de miséria. O fato é que não vamos ter pai e mãe a vida toda, e a comida só estará em nossa mesa se trabalharmos para consegui-la. Ninguém quer viver o tempo todo debaixo da ajuda de patrão ou da boa vontade de parente. A felicidade pode ser repartida com todos, mas a conquista para as nossas vidas clama pelo esforço individual. Um dos segredos para uma vida produtiva, em todos os sentidos, é deixar a verdade permanentemente dentro de nós. Apesar de nossas imperfeições e defeitos, seremos eternamente felizes.Lute, persista, valorize-se, reconheça a qualidade nos outros. O obstáculo pode ser seus próprios conceitos.

Carnaval

Neste final de semana começa mais um carnaval. A festa mais popular do país também contagia os vale-piancoenses, que vão às ruas, aos rios, aos açudes participar da folia. Mas a festa da alegria também é marcada pelo excesso de irresponsabilidade, principalmente causado pelo consumo exagerado da bebida alcoólica. E é aí que reside o problema. É no carnaval, por exemplo, que aumenta os riscos de morte no trânsito. É no carnaval que as mentes se deixam levar pelo sexo fácil e doentio, e tornam-se presas fáceis da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, todo cuidado é pouco neste carnaval. É até tolerável perder a vergonha em algumas situações, mas jamais a decência por completo.

As atrações de Ibiara

Tudo estava andando razoavelmente a contento na solenidade de transição de cargo de prefeito, dia 1°, no pátio da prefeitura municipal de Itaporanga, até que, na metade de seu discurso, o prefeito Djaci Brasileiro baixou o tom de voz e resolveu jogar para o público presente o que chamo de um atentado à racionalidade, talvez querendo provocar as mentes inteligentes itaporanguenses. Eis o que disse ele sobre a composição de seu secretariado: “a escolha dos secretários obedeceu a critérios técnicos”.

As atrações de Ibiara

A cidade de Ibiara deverá receber um grande número de turistas neste carnaval. A partir do domingo 22, durante o dia, a festa momesca será promovida pelas áreas de lazer com música ao vivo e banhos de piscina e de bica. A área de lazer Pólo de Lazer Sertanejo, por exemplo, estará trazendo Pagodão Sensuart, Banda Geração e Os Veteranos do Frevo. No final da tarde e seguindo na noite, é a prefeitura quem promove a festa momesca, que começa já neste sábado 21. As atrações são: Edmilsinho, Belisqueto Show e Super Orquestra Canaã de Uiraúna (dias 21 e 22); Edmilsinho, Resgate Musical e Super Orquestra Canaã de Uiraúna (dias 23 e 24).

Opinião do internauta

“Realmente você tem razão, Isaías Teixeira, quando dizes que o tempo não perdoará os políticos incompetentes que deixaram sem resolutividade os grandes problemas do Vale. Sou de Igaracy e nós sofremos na pele a omissão dos políticos com nossa terra, e faço maior referência com a estrada daqui até Aguiar, que entra político e sai político e não é asfaltada”.
[Larissa Costa Leite, natural de Igaracy e residente em Piancó – larissacl@yahoo.com.br].

Petista sonha com prefeitura

O secretário de Ação Social de Itaporanga na gestão Antônio Porcino, Professor Dedé Martins, deixou o cargo no dia 31 de dezembro do ano passado com o sentimento do dever cumprido. Talvez tenham sido o dinamismo e a vocação para o trabalho as duas qualidades principais que permitiram ao ex-secretário a façanha de ter sido o único que conseguiu passar os quatro anos comandando uma pasta no governo municipal passado, e uma das mais importantes e complicadas. A escolha de Dedé, que é membro e fundador do PT no município, para a secretaria se deu de forma premeditada pelo exprefeito Porcino, e visava atrair a atenção do governo federal para Itaporanga na pasta chefiada por um filiado do partido do presidente Lula, cujos programas sociais são a menina dos olhos do seu governo. E Dedé fez bonito. Em quatro anos, por exemplo, o programa Bolsa Família, uma parceria de município e União, saltou de ínfimas duzentas e oitenta para três mil famílias beneficiadas e uma injeção de, aproximadamente, 300 mil reais na economia local. “Claro que não fomos perfeitos, mas espero que a atual gestão corrija o que não deu certo na nossa gestão”, diz humildemente o ex-secretário. Mais isso só foi possível graças à participação efetiva do professor, que cumpriu diversas metas impostas pelo governo federal. Metas que foram fundamentais para a liberação de recursos destinados à criação de outros programas, tal qual o Índice de Gestão Descentralizada (IGD), voltado para a formação de mão-de-obra e a conseguinte geração de emprego e renda. O IGD permite a pessoas cadastradas na Bolsa Família de, após capacitada, montar o próprio negócio e deixar o programa assistencial, “como aconteceu com muitas famílias de Itaporanga”, revela o ex-secretário. O sucesso do IGD foi tão grande que Itaporanga recebeu uma comenda do governo federal por ter ficado entre os dez municípios da Paraíba que melhor executou o programa no estado.

Uma das mais complexas

A Secretaria Municipal de Ação Social é uma das mais complexas. Além do IGD e Bolsa Família, abrange outros programas sociais, que, juntos, injetam quase 500 mil reais na economia itaporanguense. São eles: Pró-Jovem, Peti, Paif, Casa da Família, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Feira de Agricultura Familiar e Lavanderia Pública. Também estão subordinados à secretaria: Conselho Municipal da Assistência Social, Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho de Sustentação Alimentar e Centro de Saúde de Convivência do Idoso. Quando deixou o governo, Professor Dedé fez questão de revelar documentalmente que a Secretaria de Ação Social deixou em caixa quase 205 mil reais referentes aos recursos liberados no mês de dezembro, em demonstrativo de saldo bancário mostrado pessoalmente a este colunista e que estava sendo distribuído por ele a algumas pessoas. Professor Dedé continuará ensinando, mas também já faz planos para seu futuro político. Ele pretende candidatar-se a presidente do PT local e sonha com uma candidatura sua a prefeito de Itaporanga já em 2012.

Refletindo

“Cada sorriso que eu espalho, eu planto alguma esperança”
Pe.Roque Schneider

0 comentários:

Postar um comentário