sábado, 28 de fevereiro de 2009

Paraibano Autêntico não se cala, Dom Aldo!


Por Lucas em 28/2/2009

Meu caro Saulo, não sei, se as sete varas vão ser suficientes para compor uma camisa que caiba em Dom Aldo! Mas que Ele está tentando entrar numa, isto é verdade! Uma das funções de um Príncipe da Igreja é defender aqueles que se acham sob sua tutela. Luis Couto é um Deputado, como disseste, que serve de exemplo, lá no Congresso, não só pelo seu caráter, pela sua honestidade, mas sobretudo, pela sua gigantesca luta em prol da justiça social, no Brasil, em particular na sua e na nossa Paraíba.

Eu, que sempre acompanha as sessões da Câmara e do Senado, vejo a atuação do Deputado Luis Couto, presente à Tribuna, nos três dias da semana (terça a Quinta feiras), quando há "Ordem do Dia”, naquela Casa, sempre lutando pela melhoria de seu Estado, ou, como agora, fazendo denúncia da corrupção que graça na Paraíba. Por este trabalho, assim como pela sua atuação na CPI da Pedofilia, vem recebendo constantes ameaças de morte. Qual o dever, então do Arcebispo de João Pessoa? Sair em defesa de um de seus sacerdotes! O fato de Luis Couto ser político não o exime do sacerdócio, ele continua Padre com direito a ministrar os sacramentos da Igreja, entre eles a celebração da missa.

Entretanto, segundo o próprio Luis Couto, as ameaças partem de gente que era ligada a alta cúpula do Governador “Cassiado”. Ora os discursos proferidos pelo Padre Deputado, lá no Congresso, aborreciam, por tabelinha, o arcebispo de João Pessoa, por ser amigo do ex governador. Eu já havia lido, aqui, neste site e no blog de Paulo Rainério, algo sobre D. Aldo Pagotto. Que fiz? Fui a busca de quem havia escrito. Pois bem, assim como tu, o nosso amigo Jesus Fonseca já dizia, meses atrás:

“Mas Dom Aldo é uma criatura inteligente e já descobriu que há diversas sendas que podem levar uma pessoa aos píncaros do Poder. Talvez o clarão, o brilho destas trilhas tenha ofuscado um pouco sua mente não o deixando vislumbrar a efemeridade que há no seu final. Os caminhos que levam a Roma são outros! Através da política paraibana, quando muito, chega-se a Bayeux.

Pois bem, na semana que passou, o Arcebispo da Paraíba saiu lá do Palácio Episcopal da Praça Dom Adauto e foi ao da Redenção, residência dos Governantes Paraibanos. Que mal há nisso? Nenhum! É uma Autoridade visitando Outra, em momentos difíceis, levando sua solidariedade, seu conforto espiritual a um desditado! Até aí tudo bem, se não fora as declarações, à imprensa, do Prelado da Igreja, quando falou ser a cassação um jogo de cartas marcadas! Um Supremo Tribunal mais rigoroso teria chamado o Bispo a mostrar onde estava a marcação das cartas! Acossado e criticado pela Mídia, enviou uma carta se retratando ou tentando explicar o inexplicável.

Contudo a emenda saiu pior que o soneto. Na missiva, Dom Aldo explica que não houve intenção de ferir a imprensa e que respeita a decisão do TSE, nem tão pouco foi sua intenção dividir a população, etc.etc. Tudo bem, Dom Aldo, o Senhor, claro, como todo cidadão tem mesmo que acatar as decisões que vêm dos Poderes Constituídos! Contudo, o Senhor se esqueceu que, como Representante de uma Igreja, cujo poder de persuasão é imenso num País, quase cem por cento, Cristão, seu pensamento, sua convicção é o que mais vale no seio da população. E tal convicção, de injustiça praticada ao Governante Paraibano, continua firme em suas idéias e conseqüentemente no pensamento daqueles que lhe ouvem como Homem de Deus, pois, em nenhum momento de sua missiva há referência a negação destas idéias.”.

Então, Prezado Saulo, convicto de que seu amigo foi cassado injustamente e não podendo evitar sua derrocada, sua expulsão do Palácio da Redenção, D. Pagotto procura fazer de Luis Couto o “boi de piranha”, nesta trajetória. E que coisa melhor, do que ferir o seu pupilo naquilo que Ele, em sua espiritualidade, tem de mais sagrado, a suspensão da execução dos Sacramentos? Talvez D.Aldo esteja se espelhando no que vem mais de cima. A Leonardo Boff, um dos maiores Teólogos da atualidade, foi imposta a Lei do Silêncio, por defender a Teoria da Libertação que contrariava muito mais aos interesses dos Estados Unidos do que a Roma. Contudo, Dom Pagotto perseguindo Luis Couto, está fazendo, nada mais do que o jogo daqueles que ameaçam o Deputado e, consequentemente, tomando parte do mesmo conluio. Abra o olho o Prelado maior da Paraíba, os fiéis, quando devotam confiança a um pastor, custam a enxergar, mas quando vêem a verdade, deixam o rebanho em busca de outro Credo. Com este gesto obscuro, Dom Aldo, você não calará a voz do Humilde, porém, Grande Deputado Luis Couto!
.

0 comentários:

Postar um comentário