sábado, 14 de fevereiro de 2009

ITAPORANGA, 150 ANOS DE PAROQUIA

João Dehon Fonseca

Nesta matéria pretendo levantar uma discussão para que Itaporanga possa continuar fazendo história e tenho certeza que se o Monsenhor Sinfrônio fosse vivo com certeza já teria iniciado, trata-se dos “150 anos da Paróquia de N. S. da Conceição”, que teve nos seus 100 anos uma das festas mais bonitas que aconteceu em Itaporanga, no ano de 1960. Portanto no ano, 2010, a paróquia aniversaria para comemorar 150 anos e aí temos que nos juntar às autoridades da Igreja para fazer um trabalho de pesquisa para contarmos o que aconteceu nessa linda história, nessa cumplicidade entre Itaporanga e a Virgem da Conceição.

Com certeza o trabalho de pesquisa com documentos da igreja deverá ser uma iniciativa do vigário e aí iremos ver que nesses 150 anos a nossa Igreja ouviu célebres sermões de oradores eclesiásticos, como Dom Moisés Coelho, Dom Lisboa, Dom Zacarias, Dom Lamartine, Frei Pio, Frei Crisóstono, Frei Damião, Padre Mauro, Padre Estandislau, Padre Cristiano, Padre Gervásio, Padre José Nemy Fonseca e tantos outros que passaram pelo púlpito da sagrada igreja, sem contar os padres que foram vigários da paróquia como: Padre Alfredo, Padre Luís Vieira, Cônego Manoel Firmino, Padre Gualberto, Padre Sinfronio, Padre Cipriano, Padre Deusimar e os mais recentes que não sei o nome.

Não sei se a Paróquia de N. S. da Conceição possui documentos acessíveis à população para repassar sua história, mas lembro-me bem, que 1960 quando eu tinha de 9 para 10 anos e era dos quadros da Cruzada Eucarística, Padre José Sinfronio escalou Antonio Fonseca, José Assimário, José Cirilo, José Almeida, Valdemir Cabral, Hugo Mangueira, Valdemar Cabral, Paulo Correia e muitos outros, para os mesmos organizarem os livros dos batistérios, livros de registros das Santas Missões, Livros da Crisma e etc, um verdadeiro acervo serviu para contar a história dos 100 anos e que depois deu origem a um livro com fotos do centenário, todas colocadas pelos seminaristas e catequistas como: Nazaré Lau, Valquiria Sousa, Teresa Newmann Fonseca, Cleonice Lemos, Evanina Chaves, Socorro Pereira e outras e com certeza este livro existe e deve estar no Ginásio Diocesano, pois Padre Zé tinha muito ciúmes dele.

Com este artigo, quero dar inicio às discussões deste marco histórico que compreende a comemoração dos 150 anos da Paróquia de N. S. da Conceição em Itaporanga, na tentativa de buscar o seguinte:

1 - Realizar um sistemático levantamento de fontes, documentos e dados pertinentes à fundação, desenvolvimento e ao atual panorama da nossa paróquia;

2 - Tornar de conhecimento público a relevância e o papel da paróquia frente a comunidade cristã da região.

3 - Conscientizar a população quanto à valorização do conjunto arquitetônico da nossa Catedral de Nossa Senhora da Conceição e das obras sacras e acervo religioso ali existentes, como a escultura da Virgem, esculpida pelo Artista Itaporanguense Francisco Leite Teódulo, nosso queridíssimo GIL.

4 - Despertar a postura de apoio aos estudantes do Ginásio Diocesano, que teve sua criação a partir da sacristia da Igreja durante os anos 1959, 1960 e 1961. Fato desconhecido por grande parte da população itaporanguense.

5 - Utilizar dos jornais WEB ou Blogs de nossa terra para além da homenagem, inserir, em definitivo, a Paróquia de Paróquia de N. S. da Conceição com registro vivo do Patrimônio Cultural da Paraíba.
.

0 comentários:

Postar um comentário