domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sesquicentenário da Paróquia


Por Jesus Soares da Fonseca em 14/2/2009

Alô João Dehon!

Realmente, esta é uma boa iniciativa de tua parte, a comemoração do sesquicentenário da Paróquia de N.S.da Conceição, nossa padroeira. Já procurando te ajudar, a Paróquia de Itaporanga, pertencendo a Diocese de Cajazeiras, foi visitada pelos Bispos daquela Diocese, o primeiro deles, Dom Moisés Sizenando Coelho, coincidentemente, sagrado Bispo por um Papa de nome Bento, Bento XV, lá pelo ano de 1914 ou 1915. Se eu não estiver enganado, ouvia Mãe dizer que ele visitara Itaporanga em 1931.

O segundo Bispo da Diocese foi Dom João da Mata Andrade e Amaral;

O terceiro, foi Dom Henrique Gelain (Dom Gelem). Eu tinha mais ou menos 4 anos de idade quando ele visitou Itaporanga. Lembro-me bem, Bila (nossa Tia Olivia) comigo nos braços, na janela da casa, onde mais tarde morou “Seu” Miza Paula e Dona Nenen, na 5 de agosto (Liquinha Carvalho), ao lado da Igreja do Rosário, acenando para Dom Gelem que era seguido por uma grande multidão de itaporanguenses, ao meio de uma grande nuvem de poeira.

O quarto, foi Dom Luis do Amaral Mousinho, Dom Mousinho. Deste, eu me recordo mais, já tinha de 8 para 9 anos de idade. Ele foi para a festa do Crisma( ou da Crisma), em Itaporanga, onde foi recebido pelo Padre “Velho”, como carinhosamente era conhecido o Cônego Manoel Firmino, nosso Padre Firmino.

O quinto, foi Dom Zacarias Rolin de Moura, talvez o de maior episcopado (ou reinado) à frente da Diocese, de 1953 a 1990, ou, seja, 37 anos. Era popularmente conhecido como Dom Zaca. Faleceu em abril de 1992.

O sexto foi, salvo engano, Dom Macedo

O atual, não sei o nome, mas sei que é de origem espanhola.

Portanto, houve um pequeno engano de tua parte, ao anunciar Dom Lisboa. Na realidade quem foi pároco em Itaporanga e professor do Colégio Padre Diniz, foi Padre Antônio Lisboa.

Por hoje é só. Parabéns pela iniciativa!

Um abraço!
.

0 comentários:

Postar um comentário