segunda-feira, 31 de maio de 2010

EJEAS I - A QUEM ESTAMOS SERVINDO?

EJEAS I - A QUEM ESTAMOS SERVINDO?

EJEAS I – A quem estamos servindo?

( Reynollds Augusto)


Os dias que se passam são oportunidade que Deus nos concede para irmos a busca do que realmente nos interessa e o palmilhar da estrada certa vai determinar em que nível evolutivo nos encontramos e se seremos felizes ou infelizes. Há geralmente muita gente desavisada que não sabe para onde ir e se perde na estrada, que em muitas vezes não leva a lugar nenhum. Há pessoas que por comodismo ou preconceito, que é atraso, não se permitem conhecer outros focos de existência para que, por juízo próprio, possam escolher o melhor caminho.
Essa semana nós fomos agraciados pelo Encontro de Jovens Espíritas do Alto Sertão realizado na cidade de Cajazeiras, que é um evento promovido pelo NEAC, daquela terra abençoada. O Núcleo Espírita Alan Kardec está sendo dirigido pela confreira Persíncola, que demonstrava a sua alegria pela presença dos Jovens de Itaporanga. E o evento marcou muito as nossas vidas pela diretriz proposta por três grandes expositores espíritas que oxigenaram as mentes dos presentes. O psicólogo e professor universitário Rossandro, como também a sua colega professora universitária Maria do Socorro, todos na UFCG e o jornalista e acadêmico de psicologia Lits Rangel, da cidade de Recife –PE. Levei as minhas filhas, pois é imprescindível que tenham real compreensão da vida para realizar as suas escolhas conscienciosamente. Viver bem é fazer boas escolhas.
Os três expositores deram um show de vida e nos trouxeram propostas importantes para se aprender a bem viver. Tentaremos escrever uma série dos momentos mais importantes do evento. O evento contou, também, com uma gincana cultural que envolveu a todos e como também com o Grupo Acorde da federação Espírita Paraibana e do Grupo Campinense Evangelizarte. Aqui deixamos o nosso agradecimento pessoal ao Presidente do Centro Espírita Jesus de Nazareth, VICENTE TOBIAS, que se movimentou no sentido de possibilitar o transporte da garotada à terra do Padre Rolim. Outro agradecimento a Prefeitura de Itaporanga que nos cedeu o ônibus para presenciarmos um dia de grande importância em nossas vidas.
O psicólogo Rossandro desenvolveu uma atividade com os jovens indicando que devemos nos posicionar na vida delimitando bem as nossas escolhas e eu fiz uma relação com o mestre Jesus que de tudo ensinou um pouco: “não se pode servir a Deus e a Mamon” E a dinâmica nos fez usar os dois hemisférios cerebrais e enquanto um estava tentando contar: 1,2,3... o outro estava provocando ordenações de comportamento, rodando e pulando. E ele fez ver que é preciso que o jovem saiba o que quer e não entrar nessa de procurar dois referenciais antagônicos, pois quando você tenta usar os dois ao mesmo tempo se vai entra em conflito. E isso se dá quando tentamos colocar em prática dois referências que são opostos. É o que existe hoje quando a sociedade oferece referenciais diversos que complica a cabeça do jovem e o induz às escolhas equivocadas com a criação de mitos. Como por exemplo o mito da beleza em que a sociedade elegeu como padrão de beleza a mulher macérrima e todas as garotas vão atrás dessa canoa furada e muitas delas até morrem na busca dessa ilusão. É o religioso que acredita que a abstinência sexual o vai levar a pairamos da mais linda luz e entra em conflito fazendo o que não se deve, praticando pedofilia e etc.
A sociedade está vivendo de aparências e esses valores fazem confusão no jovem despreparado. É preciso que conheçamos a grande proposta da Vida para realizamos as escolhas certas e não nos iludamos com as idéias da mídia que só tem o interesse de fazer com que você consuma exageradamente e lhe dita normas de comportamento que em muito dista do equilíbrio e da verdadeira satisfação interior. A quem você está servindo?



PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário