domingo, 21 de abril de 2013

AINDA SOU TELÚRICO


“O Ser Humano é um Produto do meio em que ele vive”. Sartre, Marx e pensadores mais antigos da Grécia já defendiam essa ideia.

Já ouvimos tal enunciado, repetidamente. Talvez seja este instante a melhor oportunidade de se ter e de dizer que não podemos ficar de braços abertos ou atitudes inertes aos acontecimentos atuais brutalizados pela força, violência e ignorância desenfreadas, atingidas aos quatro cantos do nosso país, sem o controle devido das instituições ou órgãos integrantes do sistema, a fim de evitar os noticiários sensacionalistas, parasitas das dores e dos horrores que assolam as ruas e os lares do nosso povo brasileiro.

Não há delimitações geográficas quanto à interferência das ocorrências nefastas dessas ocorrências, porque atualmente as políticas socioeconômicas em nada surtem efeito. Há apenas uma falsa transparência de uma sensação de alívio, quando casos isolados são solucionados, tornando um paliativo aparente.

Os demais casos não são encarados com coragem e persistência, tais como: a seca; a fome; a ignorância; a segurança insegura; a educação manca; o atendimento precário de uma saúde eficaz; além de outras injustiças sociais que não cabem elencá-las neste canal de informação, porque senão tornarão cansativas aos leitores, os quais já estão calejados, cansados, revoltados por tudo aquilo que os leva ao sofrimento já obtido aos seus convencimentos.

Mas, escuro é o nosso futuro, porque as estruturas do modelo social e as instituições constitucionais, devidamente encasteladas, relegam às classes desfavorecidas as quais não devem ser, gritando assustadoramente pelo seu espaço mais do que merecido.

E assim grito às pessoas que estão adormecidas no tempo e no espaço, manipuladas pelos artifícios enrustidos por essa sociedade insensível, que sou e continuo acreditando ser um ser telúrico, defendendo a simplicidade, o espírito da igualdade e da fraternidade para poder ser feliz e encontrar o caminho da honra, da dignidade e da paz, junto aos meus irmãos.                                             

José Ventura Filho - poeta e escritor.

0 comentários:

Postar um comentário