segunda-feira, 29 de abril de 2013

Itaporanguense mostra raça e abocanha dois prêmios em um único concurso



O VI Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais (VI COBRADAN) foi promovido pela EMBRAPA Algodão e a Universidade Estadual da Paraíba, e foi realizado na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes em João Pessoa, PB, durante os dias 23 à 26 de abril de  2013.

O objetivo geral do VI COBRADAN é fomentar e difundir os conhecimentos relacionados aos defensivos naturais na agricultura, desde a sua prospecção até a sua utilização por produtores.

Objetivos Específicos
  1. Congregar cientistas nacionais e internacionais de empresas públicas e privadas, estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação  e profissionais liberais ou autônomos ligados às áreas do congresso;
  2. Apresentar e discutir resultados de pesquisas relativos aos defensivos agrícolas naturais;
  3. Promover o intercâmbio de conhecimentos na área de defensivos agrícolas naturais;
  4. Contribuir na formação dos estudantes e profissionais de áreas afins;
  5. Incentivar parcerias nas áreas-tema do congresso, face às pesquisas apresentadas no congresso.


CONCURSO MELHOR TRABALHO CIENTÍFICO


Antonio Manoel da Silva Filho, aluno do Graduando em Bacharelado em Agroecologia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, participou do concurso na área de Entomologia, tendo participado com apenas um trabalho, sendo que de dez  trabalhos selecionados, de alunos de diversas universidades do país, ele ficou com o segundo lugar com o trabalho “HORMESIS” INDUZIDA NO PREDADOR Podisus nigrispinus DALLAS (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE) MEDIANTE O ÓLEO ESSENCIAL DE Foeniculum vulgare MILL, perdendo apenas para o aluno da USP, que ficou em primeiro lugar com o trabalho PIMENTA PSEUDOCARYOPHYLLUS (MYRTACEAE) ESSENTIAL OIL: INSECTICIDAL ACTIVITY,CHEMICAL COMPOSITION AND INTERACTION OF THEIR MAJOR COMPOUNDS.

Antonio Manoel recebeu um Certificado de segundo melhor trabalho científico e um passador de slides. A premiação foi entregue pelos pesquisadores e professores, Murilo Fazolin/Embrapa Acre e Jose Djair Vendramim/ Universidade de São Paulo. 

Mais não parou por aí, em outra área de conhecimento, desta vez a Fitopatologia, participando novamente com apenas um trabalho, sendo 19 trabalhos selecionados, de alunos de diversas universidades do país, no conterrâneo Antonio Manoel ficou com o quarto lugar com o trabalho CONTROLE DA MANCHA DE ALTERNARIA EM TANGERINA ‘DANCY’ (Citrus tangerina) COM EXTRATOS VEGETAIS, sob orientação da Professora da UEPB Drª Élida Barbosa Corrêa, onde a mesma entregou o certificado de 4° melhor trabalho científico da categoria.

O Portal do Vale, Parabeniza ao Antonio Manoel e a todos os seus familiares pelas Brilhantes Conquistas, mostrando mais uma vez que Itaporanga é o Berço da Arte e Cultura, no Vale do Piancó, sendo destaque em toda a Paraíba e Brasil afora.
www.portaldovale.net

2 comentários:

Obrigado pelo trabalho Rainério, e esforço pela brilhante matéria.

Obrigado pela brilhante matéria.

Postar um comentário