quinta-feira, 18 de abril de 2013

Prefeito Audiberg Alves (PTB) propõe negociação com feirantes para resolver problemática do trânsito no município



Dando continuidade a uma sequência de audiências públicas o prefeito Audiberg Alves (PTB) reuniu-se na noite desta terça-feira (16) com feirantes locais. Essa foi à primeira de muitas reuniões que irão acontecer com o objetivo de resolver por definitivo a problemática, principalmente com o trânsito.

É de conhecimento de todos os itaporanguenses que em seu plano de governo a atual administração colocou a verticalização do mercado público como prioridade, contudo a situação vivenciada pela população todos os sábados em virtude do comercio ambulante faz necessário que seja tomada atitudes imediatas.

Dessa forma, preocupado com o bem estar da população o gestor municipal através das secretarias de Administração, Planejamento e Gestão elaborou um projeto que foi apresentado aos feirantes na referida audiência. A proposta defendida pela Drª Jailma Sousa era de que fosse feita uma mudança de local para a Rua Horacio Gomes, dessa forma oferecendo aos comerciantes maior organização (setor ou segmento), maior espaço geográfico, denominação para a feira, cadastramento de comerciantes além da legalização do trânsito.


Em seguida falou o prefeito Berguim, colocando a reunião como uma forma democrática de ouvir a população. “Quero deixar claro que não estamos aqui para obrigar vocês a fazer algo que não seja do interesse de todos, é sim prioridade nossa resolver essa situação, mas faremos isso de forma harmonica, dando a cada um o direito de colocar sua opinião e juntos decidirmos o que é melhor. Não sairemos hoje com uma definição, mas sei que unidos chegaremos a um entendimento”. Finalizou

Na oportunidade o espaço ficou aberto para que os comerciantes se pronunciassem e colocassem sua opinião com relação à mudança de endereço. Com maioria absoluta os que ali estavam presentes colocaram-se contra a mudança, apontando pontos como: falta de apoio logístico (banheiro, lugar para guardar as mercadorias, falta de mão de obra para armar as barracas e carregar as mercadorias) e ainda que a mera mudança não iria resolver o problema por definitivo e sim apenas transferi-lo para outra localidade.

Foi colocado pelo presidente da CDL Júnior de Biu, a necessidade de se formar uma comissão entre os feirantes, onde os mesmos iriam ter poder de decisão visando os interesses da coletividade.

Encerrando a discussão o secretário de Planejamento e Gestão, Jucivan Araújo que na oportunidade mediava a negociação, propôs a formação naquele momento de uma comissão composta por três (3) representantes dos feirantes, dois (2) representantes da prefeitura, dois (2) vereadores .

0 comentários:

Postar um comentário