quinta-feira, 25 de abril de 2013

QUAL SEU PRIMEIRO PASSO?


QUAL O PRIMEIRO PASSO?
(Reynollds Augusto)
Que bom que a vida é dinâmica e que nada fica para permanecer e tudo existe para se modificar. Essa é uma lei própria da Jurisdição Divina, do Direito Natural, que os imortais chamam de LEI DO PROGRESSO.  Um dia jamais será igual ao outro e cada hora é diferente, apesar de parecer igual, nessa dinâmica da vida que se chama evolução.
Nós fomos criados como princípio espiritual e os milênios nos levaram a essa condição de seres “hominais”, nesse estágio de “animal” pensante; e o progresso segue até atingirmos a angelitude, determinante de Deus, da causa, que tem muitos apelidos, como Deus, Grande Arquiteto do Universo, Alá, Yavé... E por aí vai.
Os nossos encontros das quintas-feiras, no Centro Espírita Jesus de Nazaré, de Itaporanga, está solidificado e os escolhidos, que se escolheram , estão compromissados com a proposta. Triste daquele que não tem compromisso. Fuja dele ou, pelo menos, aprenda a fazer diferente. O pai, mãe, filho, profissional, religioso, o ser humano, que não tem compromisso, não vai a lugar nenhum. Mas os “escolhidos”, que se escolheram,estão cada vez compromissados em compreender a vida e o pensamento do nazareno pela visão racional da veneranda JOANA DE ANGELIS, um espírito inteligente, que escreve bem e sabe por que escreve, por intermédio das mãos “mágicas”, do PAULO DE TARSO dos dias atuais, o nosso irmão DIVALDO PEREIRA FRANCO, que quando fala nos transporta ao mundo do ideal, que um dia será  real.
A lição de hoje foi espetacular. Começamos, e sempre fazemos isso, com um pensamento do “UM AMIGO POETA”, do Livro POESIAS DO ALTO. O poeta espiritual está ansioso para que possamos publicar o seu segundo livro, o seu segundo filho.  Está ansioso, como uma mãe que pretende que o rebento veja a luz do mundo. O semeador, EDUARDO MAIA; o seu interprete, doutor FERNANDO LOUREIRO, estão se mobilizando para que o mais novo “filho do poeta” venha ao mundo.
 Se depender do poeta teremos livros e mais livros. Minha amiga Lúcia, médium, que empresta a sua mão para o poeta escrever, me confidenciou que em uma dessas noites, o poeta a desdobrou para uma biblioteca no mundo espiritual e a fez ver uma estante cheia de livros, que pretende trazer à Terra. A médium ficou impactada. Mas, se ela tiver disposição para isso, a humanidade vai agradecer esse contributo de aperfeiçoamento das ideias.
Mas iniciamos estudando o poema: PASSOS PARA A LIBERTAÇÃO, do espírito poeta:
Se não queres mais errar,
Se temes um novo fracasso,
A vontade de acertar
Já é o primeiro passo.
Lute contra a tentação
Desse mundo tão devasso.
Recorrer á oração,
É este, o segundo passo.
Ter amor é importante,
Num mundo em que ele é escasso.
Manter-se, pois vigilante.
Já é o terceiro passo.
Livre da escravidão
O “céu” te dá um abraço,
Mas ensina teu irmão
A dar o primeiro passo.
O “Um amigo Poeta” trata as coisas complexas da vida com a simplicidade do sertanejo, como fora ele na sua última encarnação.  Ensina-nos que é sempre necessário dar o primeiro passo em busca da luz, para dispersar as trevas da ignorância, que é o verdadeiro mal do mundo.
Logo em seguida tratamos de estudar o pensamento da Joana, sobre a sombra. Essa sombra que ainda carregamos e que torna a vida incompreendida.  Diz ela “que a sobra coletiva sempre impõe aos homens e mulheres que lhes padecem as injunções, mediante aquela que lhe é própria, a disputa pela conquista dos lugares transitórios de proeminência e domínio no concerto social e na cultura de cada época, elevando os pigmeus atormentados que se notabilizam pelas excentricidades ou astúcias, perversidades ou heranças ancestrais para os deslumbrados e iludidos, exibirem o triunfo externo”.
É o que vemos muito nos dias de hoje. O tema foi bastante discutido, em uma das noites felizes de nossas vidas.
Quinta-feira tem mais.
 Dê o primeiro passo e se escolha.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.

0 comentários:

Postar um comentário