quinta-feira, 25 de abril de 2013

Audiência Pública. Faça sua parte!


Estive ontem na Câmara Municipal de Itaporanga, a convite do secretário de planejamento e gestão Jucivan Araújo, onde participei de uma audiência pública para discutir o (PPA) Plano Plurianual 2014 a 2017, e a (LDO) Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014, e fiquei impressionado com a ausência da sociedade para discutir seus problemas e ai eu e tantos outros que vez por outra usa a mídia para fazer nossas cobranças realmente podemos fazer isto?

Digo isto porque mesmo o prefeito Audiberg Alves não tendo realizado nenhuma obra de destaque nos seus primeiros cem dias, já demostrou que quer governar com o povo, e vem convocando a população para expor suas idéias, vem em suas viagens buscando parcerias e nós não podemos faltar a estes chamamentos, pois só assim é que podemos cobrar melhorias para a solução dos nossos problemas e os problemas da comunidade. 

No evento de ontem, a senhora Januza Sotéro contadora do município fez grandes explanações, e mostrou para todos a verdadeira realidade da administração itaporanguense que tem dívida de mais ou menos dois milhões de reais deixadas pelas gestões passadas a serem pagas e só com parcerias e muito trabalho isto pode mudar. E mesmo assim mostrou a todos que a prefeitura tem que fazer parceiras com os governos estadual e municipal para poder sair do buraco. 

Era para a sociedade ter comparecido em massa, porem compareceu alguns secretários, uns poucos vereadores, e parte da sociedade civil que a exemplo deste que vos escreve usou da palavras para pedir melhorias para o esporte local, principalmente para o esporte amador, bem como de apoio financeiro para os clubes filiados a LDI (Liga Desportiva de Itaporanga).

Fizeram ainda uso da palavra o senhor Zenilton de Vitor que pediu mais empenho do poder executivo para construir casas de alvenaria na zona rural do município em substituição as de taipas; participou também o senhor Donivaldo Curinga que representou muito bem a comunidade da Vila Mocó, conjunto Chagas Soares e o loteamento Balduino de Carvalho, pedindo ao prefeito mais investimentos em obras públicas como saneamento básico, calçamento e o mais importante, a perfuração de poços artesianos para solucionar de vez os problemas daquela localidade tão esquecida pelo poder público. A senhora Zineide que reforçou meu pedido também pediu mais investimento na educação para melhorar o IDEB de nossa cidade, entre outros. 

É preciso que nos próximas audiências públicas o cidadão tire um pouquinha do seu tempo e vá as reuniões, pois só assim, você poderá fazer valer o seu direito de cidadão e poderá saber o que o gestor faz com seu dinheiro, não encare essas reuniões como coisa políticas, ou como politicagem, assista. Dê sua opinião. Fale das suas necessidades e dos seus problemas comunitários e não tenha medo de falar, pessoas que ocupam cargos públicos devem estar preparadas para receber críticas e/ou  elogios a todo instante, pois são simplesmente funcionários públicos pagos com o nosso dinheiro.

E que nós, se for o caso, que venha a não dar certo, também o tiramos do poder, agora é preciso fazer nossa parte. Agradeço ao secretário Jucivan Araújo pelo convite e estarei pronto para colaborar, cobrar, elogiar, e sempre que for necessário e eu achar que a ciosa não está certa, estarei aqui também para criticá-lo. Exerça seu direito de cidadão. 

Um abraço a todos. .

0 comentários:

Postar um comentário