domingo, 28 de abril de 2013

POEIRÃO 2013! Agrovila Jesus Cristo estará estreando


POEIRÃO 2013! Agrovila Jesus Cristo estará estreando .

(TITICO PEDRO  em 27-04-2013 - do Itaporanga.net)

Há 15 aos foi criada o NIR-Agrovila Jesus, em julho de 1998, provocado pela falta de consideração e bom senso do Presidente do NIR-Junco, com a exclusão dos moradores do nosso sítio, agricultores que passavam aquele ano por escassez de alimentos e falta de serviços para dar-lhes o mínimo de recursos para aquisição dos restritos objetos de subsistência, pois o aquele ano sofreu uma seca bem menos sofrida do que a atual.

Naquele tempo ainda havia invasão de trabalhadores rurais que buscavam uma maneira de saquear a feira livre a fim de levar algum produto da cesta básica. Que tempo aquele! E essa invasão fazia com que o Governo tomasse as medidas de urgência para amenizar o sofrimento. Só pode avaliar quão tristeza são os que se vêem sem alimentos para os filhos menores e da sua própria.

Foi alí então que fora distribuído para as comunidades rurais, frentes de trabalho para os serviços de escavação de cacimbões, preparo da terra para o plantio do ano seguinte, limpeza de açudes já quase vazios, etc. A escolha daquele Presidente foi inscrever só familiares e amigos mais íntimos e não disponibilizando nenhuma vaga para os residentes do nosso sítio. Revoltados, os rurícolas decidiram pela criação de um Núcleo de Integração Rural calhando, inclusive, com a intenção do signatário em tornar uma parte do seu sítio destinado à habitação de agricultores, sem casa.

E assim surgiu o Núcleo de Integração Rural Agrovila JESUS CRISTO. O Presidente atual é o meu sobrinho Ailton Pedro da Silva. Nunca vi tanta desenvoltura no líder com a comunidade igual esse jovem, pai da criancinha e muito linda, Maria Clara.

Este ano o presidente Ailton Pedro, decidiu pela criação de um time para competir no Poeirão, que tem início no próximo 1º de Maio, cujo mega evento inscreve mais de 150 equipes, a maioria de trabalhadores rurais.
É uma festa que teve início no ano de 1976 pelo saudoso Heleno Feitosa Costa que era presidente do Atlântida Esporte Clube, o clube mais popular da cidade.

A intenção do idealizador foi promover para a classe trabalhadora da zona rural alguma espécie de comemoração ao Dia do Trabalho. Nunca imaginária que essa festa cívica-social atingisse tamanho reconhecimento da mídia esportiva nacional. E não é que mais algum tempo está sendo registrado nos anais do “guiness book’.

Este ano a Diretoria do NIR-Agrovila Jesus Cristo, por sugestão dos seus moradores, decidiu em atender a reinvindicação e o Presidente Ailton Pedro está organizando e preparando a equipe para estrear no poeirão. Hoje à tarde aconteceu o sorteio das equipes participantes do certame. Não sei por que razão o sorteio aconteceu, que o São João, pequeno povoado rural, vai disputar com a Agrovila Jesus Cristo, acontecendo esse certame no dia 02 de Maio, vamos torcer para que a ‘Jesus Cristo’ seja a vencedora para a alegria da torcida organizada e, se o contrário acontecer, espera-se bom comportamento dos moradores da Agrovila Jesus Cristo.

O meu sobrinho ‘Nem de Cangudo, meu irmão’, já na Pátria Espiritual, patrocinou para o time um terno de camisas. Esperemos por esse acontecimento que marca o I Ano da Agrovila Jesus Cristo nesse acontecimento bastante prazeroso para Itaporanga. Qualquer que seja o resultado, Presidente Ailton Pedro, se dê por satisfeito mesmo porque tem muito chão pela frente. Dê uma forcinha e se uma a torcida da Agrovila Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário